terça-feira, 9 de julho de 2013

Profiteroles com doce de ovos e cobertura de chocolate


Adoro profiteroles! Por serem versáteis (podem ser recheados com o que quisermos, doce ou salgado), por puderem ser congelados na perfeição (com ou sem recheio), por serem facílimo de fazer e, claro, porque são deliciosos!
Este ano, o meu aniversário não calhou muito bem porque estava completamente mergulhada na 1º época de exames e precisava de fazer coisas simples para o meu aniversário com a família. Coisas simples mas deliciosas, que pudessem ser feitas com antecedência. Pensei logo em fazer uma pirâmide de profiteroles, ainda bem, porque foi a minha sobremesa favorita do dia!
É uma sobremesa vistosa, que provoca sempre uma corrida à sobremesa. Boa para impressionar os amigos ;)

Usei a receita infalível de profiteroles da Colher de Pau, do blogue "As minhas receitas", e que já tinha feito aqui - não ficaram muito bonitinhos, mas a prática conduz à perfeição e acho que desta vez saí-me muito melhor!

Uma nota importante: apesar de fáceis de fazer, é necessário respeitar escrupulosamente as quantidades e pesos dos ingredientes (palavra de quem já aldrabou a receita ligeiramente com consequências quase desastrosas!). Como vocês já sabem, gosto de receitas sem receita, intuitivas e de "vamos lá ver o que sai daqui!", mas para esta vale a pena usar a balança digital e ser picuinhas!...

Ingredientes (rendeu-me mais de 60 profiteroles)
5 dl de água 
150 gr de margarina
1 casquinha de limão
350 gr de farinha
6 ovos
Doce de ovos de compra
150 gr de chocolate de culinária
leite q.b. (usei leite de soja)

Modo de fazer:
Levar ao lume um tacho com a água, a margarina, a casca do limão e o sal. Quando ferver desligar o lume e adicionar a farinha de uma só vez. Mexer bem com uma colher de pau. Levar novamente a lume brando, mexendo a massa até que se despegue do tacho e forme uma bola (demora alguns segundos, e às vezes nem é preciso!). Deixar arrefecer.
Juntar os ovos um a um batendo bem (eu gosto de usar as mãos nesta parte). Só adicionar o ovo seguinte quando o anterior estiver totalmente absorvido. No fim de juntarem os ovos todos, a massa deve ficar brilhante.
Num tabuleiro forrado com papel manteiga, dispor pequenos montinhos de massa, com uma colher ou um saco de pasteleiro de boca larga (eu só tenho saco e seringa de pasteleiro de boca fina, para rechear, tenho de comprar um para massas!). Deixar espaço entre as bolas de massa, porque os profiteroles crescem muito. Tentar que as bolinhas de massa fiquem redondas - no fim, passar o dedo indicador por água e alisar a superfície dos profiteroles. 
Levar ao forno bem quente (250ºC) durante 10 min, ou até que ao  deixar cair um profiterole na bancada ele faça um som seco (poc!). Seja como for, não abrir o forno antes dos 10 minutos - é o calor que está a fazer os profiteroles crescerem, se abrirem antes do tempo mirram e ficam com profiteroles minúsculos (sim, também já me aconteceu!).
Podem congelar os profiteroles assim e rechearem apenas quando quiserem e com o que quiserem, ou recheá-los mesmo congelados. 

Montagem da pirâmide:
Derreter o chocolate com um pouco de leite no microondas. Deve ficar com a consistência de um creme grosso. Acrescentar mais leite se necessário. 
Com um saco de pasteleiro, rechear os profiteroles com o doce de ovos de compra. Basta furar com o bico do saco de pasteleiro num dos cantos do profiterole e rechear. Dispor em círculo no prato de servir.


 Cobrir cada profiterole com uma colher de chocolate derretido, e ir empilhando os profiteroles, de forma a formar uma pirâmide. O chocolate é a "cola" que permite que a pirâmide não se desmorone. Ter o cuidado de ir verificando se a pirâmide se mantém na vertical, para que não fique muito parecida com a torre de Pisa (não consegui evitar isto com 100% de perfeição!). 


Juntar mais leite ao chocolate derretido de forma a ficar mais líquido e cobrir a pirâmide e levar ao frigorífico até servir.

Ao ataque!!!
Não se esqueçam do passatempo que está a decorrer no blogue até dia 29 de Julho! Conto com a vossa participação :) Para ler o regulamento e participar, clicar aqui.

O prémio para o feliz vencedor!

3 comentários:

  1. Opaaa, têm tão bom aspecto! Sempre quis experimentar fazer mas o medo tirava sempre a melhor de mim é nunca avancei... Mas agora deixaste-me com água na boca e assim que tiver oficialmente de férias tenho de experimentar! :D

    Obrigada pela partilha, Anouska! *

    ResponderEliminar
  2. Bem...essa pirâmide deixou-me a salivar! Adoro profiteroles, como dizes, são versáteis e tão bons :)

    ResponderEliminar
  3. Ficou com tão bom aspecto! :D

    Que maravilha!*

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!