quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Eclairs com recheio de doce de ovos e cobertura de chocolate


Por cá está-se de férias. Ou seja, já saí do Cacém! Adoro viver a meio caminho entre Lisboa e Sintra, e sou a primeira pessoa a defender a minha cidade, muitas vezes mal vista e cheia de preconceitos. Está bem que não é propriamente Cascais, mas é uma zona relativamente calma (apesar de tudo), com transportes que funcionam razoavelmente e gente simpática. Pelo menos, gente que conheço! Mas ao fim de um ano já preciso de sair dali, de fugir do barulho dos carros, da sirene dos bombeiros, dos atrasos da CP, dos semáforos que parecem feitos para nos levar à loucura. É impossível descansar no Cacém!


Fui passar uns dias à terra do meu avô, ao pé de Almeida (onde não tinha internet, daí a minha ausência!) e agora estou na terra do meu pai, em Trás-os-Montes. O tempo não está muito quente, mas dá para mudar de ares e descansar a sério.

Antes de virmos para aqui, quisemos desocupar o mais possível a arca congeladora, de forma a poder acomodar o que de certeza vamos trazer daqui. Foi assim que vi um tupperware com doce de ovos, que sobejou ainda dos profiteroles e do bolo de aniversário. Decidi aventurar-me e fazer uma coisa que já não comia desde que a minha mãe deixou o café, há 5 anos atrás (!): Eclairs!


Muito fáceis de fazer, deliciosos e simples. Perfeitos para um chá ou café. E se se fizer em formato miniatura (o que não foi o caso) ainda ficam mais mimosos.

A receita da massa é a mesma da que costumo fazer os profiteroles, do blogue "As minhas receitas", que não em nada que saber e sai sempre bem. Foi só aumentar um pouco mais o tempo de cozedura e ficaram perfeitos!

Ingredientes (para cerca de 24 éclairs médios)
2,5 dl de água
75 gr de margarina
1 casquinha de limão
1 pta de sal
175 gr de farinha
3 ovos
Doce de ovos de compra q.b.
100 gr chocolate de culinária
1 c. sopa de margarina

Modo de fazer: Levar a água ao lume num tacho juntamente com a margarina, o sal e a casquinha de limão. Quando a água começar a ferver desligar o lume e acrescentar a farinha de uma vez. Mexer com uma colher de pau e levar novamente a lume brando alguns segundos, até que a massa se descole da panela e forme uma bola consistente. Esperar que arrefeça. 
Quando a massa estiver arrefecida, juntar um ovos de cada vez, amassando com as mãos até o ovo ficar absorvido. Repetir com o resto dos ovos, tendo o cuidado de só juntar o seguinte quando o primeiro estiver totalmente absorvido. 

A massa choux (é este o nome da massa dos éclairs e dos profiteroles) já mais brilhante e lustrosa!
Encher um saco de pasteleiro próprio para massas (eu só tenho saco de pasteleiro para recheios e decoração, não tenho nenhum de boca larga para massas, por isso improvisei com um saco de descongelação!). 
O meu saco de pasteleiro improvisado: um saco de plástico para congelação, ao qual cortei uma das pontas.
Num tabuleiro forrado com papel manteiga, formar rolinhos de massa, deixando algum espaço entre eles. 

Ao inicio, ainda não dominava bem a técnica!
Ficaram com uns tamanhos "ligeiramente" diferentes!
Levar a forno bem quente (250ºC) durante 15 minutos ou até que façam um som seco ao cair (toc!). Nunca abrir o forno antes de passarem, pelo menos, 10 minutos. Deixar arrefecer.

Já mais com aspeto de éclairs!
A arrefecer, na rede.
Com um saco de pasteleiro, rechear os eclairs com o doce de ovos, fazendo um furo em cada umas das extremidades. 
Esta é a minha irmã, eu seria incapaz de ter um roupão tão feio! :P

Derreter o chocolate com a margarina em banho-maria ou no microondas (uso sempre o microondas) e cobrir o topo dos eclairs. Deixar o chocolate secar antes de os guardar no frigorifico

Agora sim, já sou eu, a cobrir generosamente cada éclair, sempre com a minha irmã atrás: "Já chega! És uma exagerada!"

À espera que o chocolate fique mais firme, para os empilhar e colocar no frigorífico
Claro que são uma bomba de calorias, mas se a próxima vez que os voltar a comer for daqui a 5 anos, penso que não deve fazer muito mal!

Ficaram uns verdadeiros éclairs (relâmpagos, em francês): estaladiços por fora e ocos por dentro para melhor receberem o doce de ovos. A fazer lembrar um relâmpago, quando damos a primeira dentada. Uma delícia!

Não se esqueçam que alarguei o prazo do passatempo comemorativo do 2º aniversário do blogue! Têm até dia 18 de Agosto para participar. Conto com a vossa participação. Para ver informações sobre o regulamente, carregar aqui. As condições de participação são bastante simples e o prémio vale a pena!




9 comentários:

  1. Adoro écleres, e já não faço há tanto tempo!
    Deste-me saudades... mas como tu dizes é uma bombinha, mas de vez em quando não faz mal nenhum.
    Esse ficaram de comer e chorar por mais, Lindos!
    bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Ai Anouska, que eclairs com aspecto delicioso! São dos meus bolinhos preferidos, mas nunca arrisquei fazê-los em casa, porque achei que era muito difícil. Se esta massa sai sempre bem, como dizes... pode ser que um dia destes arrisque!:)
    Que Verão variado que tens tido! Tenho saudades de viajar de carro por Portugal, de terra em terra... há sítios tão bonitos!

    Beijinhos,
    Olivia

    omundopelaboca.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar, é fácil e não tem como correr mal! Só tens de ter cuidado em cumprir escrupulosamente as quantidades de cada coisa (ou seja, usa balança digital!)
      Viajar de carro por Portugal de terra em terra é mesmo algo que vale sempre a pena e uma garantia de férias bem passadas ;)

      Eliminar
  3. Depois de juntar os ovos fics um pouco liquido? Menos concistente doque kuando juntei a farinha

    ResponderEliminar
  4. Adorei e ficaram muito bons. Posso sugerir um recheio? Creme pasteleiro (fiz assim): 250ml leite, 75grs açucar, 40grs farinha, 2 gemas, 1 ovo, 1 c. café de maizena e 2 gotas de baunilha. Fervi 200ml leite. à parte juntei os ingredientes e depois juntei ao leite fervido e mexi até ficar consistente e foi só arrefecer. Ficou excelente!!! Tudo de bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão! Fico muito con tente que te tenham saído bem ^^ Beijinhos!

      Eliminar
  5. Julio Roque Carreira11 de agosto de 2018 às 15:56

    Ttes coisas mais pata completar a receita.
    Devem ser retirados do forno apenas quando estiverem dourados, não antes, pois podem colapsar.
    Segunda Os ovos dem ser incorporados um pouco batidos , e apenas a quantidade necessaria ate a massa cair em fita. Não acrescente mais ovo
    Use farinha t55 , de preferência

    ResponderEliminar
  6. Adorei a sua receita a minha dúvida é depois de feita a massa é cozida no formo será que podemos congelar??? Como

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!