sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Mousse Negra com bolachas de chocolate


Tenho tantas receitas em atraso que quero partilhar com vocês! Esta semana comecei as aulas (Mestrado em Psicologia Sistémica! :D :D :D) portanto a partir de agora já vou passar a ter mais tempo.

Não faz sentido? Para mim faz XD
Quando estou de férias parece que todo o tempo é pouco. Pouco é o tempo que passo plantada em frente ao computador, só me apetece passear, ler, dormir, vadiar, enfim. Com dias tão bonitos como tivemos (e estamos a ter) este ano, a quem é que lhe apetece ligar o computador e ficar fechada em casa? 

Também confesso que a maioria das publicações aqui acontecem quando estou a meio do estudo, ou de uma pesquisa, ou da leitura de um artigo especialmente secante, e preciso de me distrair e fazer qualquer coisa divertida durante uns minutos. Daí que a minha partilha de receitas se prenda mais na rotina do estudo.  Também cozinho mais quando estou nervosa (como estas bolachinhas aqui, que foi das minhas estratégias de coping mais eficazes de sempre!).
E este blogue, e vocês, acabam assim por me distrair nos meus tempos mais negros, que são sempre quando tenho mas coisas para fazer e  menos tempo para me dedicar a coisas que gosto. Daí a escassez de publicações quando entro em férias. Vocês são a minha "terapia" para os pequenos stresses do meu dia-a-dia. Palpita-me que este ano vai ser pródigo em stresses, portanto vamos encontrar-nos muitas vezes e com muitas receitas para partilhar!


Assim, aqui vai uma receita de uma mousse de chocolate absolutamente deliciosa (que tirei do blogue "A Culpa é das Bolachas" e que vai a voar para os meus favoritos) e que foi feita em meados de Agosto, num dia em que tive os meus primos da Bélgica a jantar. Como foi no dia do shortcake que limão merengado e à primeira vista era apenas uma "mousse de chocolate normal", a única pessoa que a provou fui eu (adepta inveterada de chocolate, acima de qualquer outra coisa!). Mas, aqui entre nós que ninguém nos ouve, não me importei nada porque assim pude voltar a comê-la no dia seguinte, quando a levei para o almoço em casa da minha prima...

Não tenho palavras para descrever o quanto é boa. Por isso, o melhor mesmo é fazerem-na e verificarem por vocês!

Ingredientes
5 ovos
20+60 gr de açúcar
300 gr de chocolate para culinária (mas deve ficar uma delícia com aquele 70% cacau!!!)
50 gr de margarina
Uma bica (um café expresso, um cimbalino, o que lhe queiram chamar!)
A chávena da bica com vinho do porto
100 gr de bolacha de chocolate com pepitas (tipo chipmix mas eu usei da marca branca).

Modo de fazer: Separar as claras das gemas e bater as claras em castelo com os 20 gr de açúcar. Reservar.


Bater as gemas com o restante açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. 


Picar/desfazer as bolachas (usei -aliás, foi tarefa da minha irmã - uma faca uma tábua e fiz como faço quando quero picar o chocolate). 


Partir o chocolate em tablete e juntar num tacho com  a margarina, a bica e o vinho do Porto e derreter em banho-maria. 


Juntar este creme às gemas, envolver e depois juntar as claras. Envolver novamente muito bem.


Juntar as bolachas picadas, mexer bem e levar ao frigorífico.

As bolachas vão amolecendo e fundindo-se com a mosse, dando-lhe apenas uma consistência gulosa, o que a completar com as pepitas de chocolate das bolachas... não preciso dizer mais nada, pois não?


4 comentários:

  1. Que delícia!! Manda uma taça cá para os Açores!!! :)
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Uau! Deve ficar mesmo bom! Boa sorte para o mestrado, é uma área interessante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, bem vou precisar :) mas era mesmo o que eu queria, por isso estou mesmo satisfeita!

      Eliminar

Obrigada pela visita!