segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Pimentos recheado com atum


O meu pai tem uma horta, como todos sabem por aqui. É daquelas hortas em terrenos baldios que nunca são de ninguém, como se vai vendo cada vez mais pelas cidades. Se já houve chatices? Claro que sim - um dia, por exemplo, o meu pai chegou e tinha uma escavadora a cavar por ele XD Mas como os terrenos não são nossos, não nos podemos queixar muito. Por isso, enquanto não vem outra escavadora cavar as batatas por nós, vai-se aproveitando para ter muita coisa.


Acho que a principal vantagem em ter uma horta urbana, para além o sabor dos alimentos que não tem nada a ver e para além do facto de sabermos de onde vem o que comemos, é principalmente porque podemos comer determinadas coisas que não se vêm muito por aí à venda. Ou quando se vêm são caros. Como o ruibarbo. Como os rabanetes. Como a couve bacalã.

Rabanetes de mi corazón ^^
Uma das preciosidades deste verão foram estes lindos pimentos amarelos. Pequeninos, redondinhos, a parecerem tomates, mesmo a pedirem um destino especial. Assim que os vi soube logo que os queria rechear, e não sei porquê lembrei-me do atum (não sei porquê mesmo, eu nem sou muito de atum, foi mesmo daquelas ideias à toa!). 

Digam lá se não são perfeitos!
E foi assim que nasceu esta receita, simples até mais não, que se fez num instante depois de uma visita dominical ao Palácio de Monserrate (grátis aos domingos de manhã para os munícipes). Depois de vistas como estas, soube mesmo bem ter um almoço especial à nossa espera.

Eu no Palácio de Monserrate, toda contente por estar a passear de graça!

Ingredientes (4 pessoas)
8 pimentos amarelos pequenos (ou quatro médios)
2 latas de atum em água
1 cebola grande
2 copos (dos de vinho) de polpa de tomate
1 copo (dos de vinho) de vinho branco
1 c. sopa de ketchup
1 c. sopa de mostarda
1 c. chá óregãos
alho em pó
azeite
sal
levedura de cerveja/queijo ralado/pão ralado

Modo de fazer: Partir a cebola em meias luas e refogá-las num pouco de azeite. Deixar uns 5-10 min para que fiquem bem macias. 
Entretanto, escorrer o atum e desfiá-lo com um garfo. Reservar.
Cortar o topo dos pimentos e retirar com cuidado as sementes com uma colher. Se necessário, cortar ligeiramente um pouco do fundo, para que se mantenham de pé
Quando a cebola estover refogada, juntar a polpa de tomate e deixar refogar um pouco. Refrescar com o vinho branco, deixar evaporar e juntar o atum desfiado. Temperar com sal, óregãos e alho em pó. Esperar um minuto ou dois e juntar o ketchup e a mostarda. 
Rechear com esta mistura os pimentos. Cobrir com a levedura de cerveja (ou, se preferirem, com o queijo ou pão ralado) e levar ao forno 30 min, a 180ºC.
Servir com arroz branco e salada de alface.
Bom apetite!



7 comentários:

  1. À primeira vista parecia-me tomate com carne-picada (esta sim, já provei). Não tinha... nada a ver. :) Mas este (e para mim que adoro atum e pimento)... parece ainda melhor!

    ResponderEliminar
  2. Estava tão bom! Mnhami! :)

    ResponderEliminar
  3. Uma verdadeira delícia!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ficaram com tão bom aspecto!:) Antes e depois de cozinhados!
    Legumes da horta é outra coisa... Eu cresci numa quinta e sempre tive o privilégio de ter muitos legumes "bio".
    Nas hortas urbanas não correm o risco, para além de invadirem o terreno com escavadoras, de vos roubarem tudo o que cultivam? Não tem acontecido?

    Beijinhos,
    Olivia

    omundopelaboca.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tive essa sorte, porque apesar de não ter crescido numa quinta, os meus avó viveram sempre numa vivenda com um grande quintal e sempre recebemos muitas coisas biológicas.
      Claro que sim, mas não é muito comum. E nunca aconteceu em muita quantidade, é mais uma abóbora ou outra de vez em quando :) Que lhes façam bom proveito!

      Eliminar

Obrigada pela visita!