domingo, 10 de novembro de 2013

Lasanha de ricotta de tofu com espinafres


Há muitos blogues vegetarianos espalhados pela blogosfera. Fui parar ao "The Love Food" por causa da minha irmã, que já o seguia. E ainda bem, pois é um dos meus blogues preferidos de receitas vegetarianas (vegans, para ser mais precisa!). 


Sem dúvida esta preferência é devido às receitas simples, sem ingredientes complicados, sempre com pouca gordura e extremamente saborosas. Fazem sempre sucesso! 

A minha irmã já fez muitas vezes a sua Lasanha de Beringela e Courgette, que se tornou das nossas comidas preferidas (e que só ainda não postei aqui porque nunca fui eu que fiz, e eu gosto que todas as receitas publicadas tenham sido feitas por mim).


Quando a minha irmã me perguntou o que faríamos para o almoço de 5ª feira, em que estávamos as duas em casa (greve, iei! - not) lembrei-me logo da lasanha. Mas não tínhamos nem beringela nem courgette, e a verdade é que o que me estava mesmo a apetecer não era a lasanha em si, mas sim a ricotta de tofu que essa lasanha leva.

Vai dai, nasceu a nossa Lasanha de Ricotta de Tofu e Espinafres, que ficou tão boa, mas tão boa que parecia vinda de outro mundo!

E é também uma maneira de fazer os miúdos (e os graúdos) comerem legumes. Isso também sempre me fez muita confusão, porque eu sempre adorei legumes. Claro que havia alguns que eu não gostava (mas que agora adoro!): rúcula, beterraba, couves de bruxelas, couve lombarda cozida (esta mantém-se!). Agora não gostar de nenhum legume? Cozinhado de nenhuma maneira? Não me parece possível. Mas a verdade é que muita gente se queixa desta situação - mas duvido que algum miúdo se recuse a comer esta lasanha!

Ingredientes (5 a 6 pessoas)
Ricotta de tofu:
300 gr de tofu
1 c. chá de alho em pó
1 c. chá de tomilho (ou manjericão, se preferirem)
4 c. sopa de levedura de cerveja

Molho de tomate e legumes disfarçados
2 copos (dos de vinho) de polpa de tomate
2 cenouras ralas
1 alho francês às rodelas
Água q. b.
Vinho branco q. b.

Espinafres salteados:
500 gr de espinafres congelados
1 c. sopa de azeite
2 dentes de alho

+ 12 placas de lasanha pré-cozinhada (para a próxima, vamos fazer só com 9 placas, foi massa demais, mas também é uma questão de gosto - por aqui não somos muito "masseiras"). 

Modo de fazer: 
Molho de tomate:
Num panela pequena, levar ao lume a polpa de tomate, as cenouras e o alho francês, com um pouco de água e vinho branco. Deixar cozinhar os legumes (leva pouco tempo) e triturar tudo muito bem com a varinha mágica, até que se pareça um creme de legumes (tem de ficar um pouco mais para o líquido). Reservar.
Aqui o molho ainda sem os legumes cozidos e triturados

O molho, depois de 10 min de varinha mágica (a falta que uma bimby faz nas nossas vidas!)

Ricotta de Tofu:
No liquidificador, triturar o tofu com os restantes ingredientes. Juntar água e bater até ficar um creme liquefeito (como é para uma lasanha com massa e não com legumes, tem de ficar mais para o líquido porque a massa vai absorver parte da água). Reservar.

Aqui estava com a consistencia ideal se fosse uma lasanha com legumes em vez de massa. Como fizemos com massa, tem de ficar mais liquido que isto (mas sem exagerar!)

Espinafres salteados:
Numa frigideira, saltear os espinafres no azeite. Juntar os dentes de alho picadinhos. Quando os espinafres estiverem salteados e a água evaporada, reservar.


Montar a lasanha:
Vou-vos mostrar o esquema da nossa lasanha, para ser mais fácil de perceber. E depois vou-vos mostrar o esquema da lasanha que faremos na próxima vez, porque desta vez achámos que tinha massa demais.

Vermelho: camada de molho de tomate
Amarelo: Camada de massa 
Cinzento: camada de ricotta de tofu
Verde: Espinafres salteados
A lasanha como nós a fizemos
A lasanha como será feita da próxima vez!
 Levar ao forno a 180ºC durante 40 min.
Como nós somos muito inteligentes, pusemos a massa num tabuleiro demasiado pequeno. Não pensámos que a massa crescesse tanto, de modo que passado os 40 min  a lasanha tinha ganho asas e estava prestes a levantar voo!


Não ficou muto bonita, mas estava deliciosa!


Acompanhei com salada de alface e tomate. Estava uma delícia!




7 comentários:

  1. Já comi uma destas uma vez e é uma delicia! Adorei o pormenor da imagem com as camadas :)

    Ficou perfeita!

    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  2. Tem um aspecto delicioso, voou espreitar esse blog!

    ResponderEliminar
  3. Fiquei completamente deliciada com esta lasanha!!! Que aspecto tão bom... e super saúdavel!
    Tenho só um problema, por aqui não consigo ter acesso a levedura de cerveja, posso omitir ou devo substituir por algo? :)

    Vou explorar mais receitas!! :)
    Obrigada pelas dica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Ainda bem que gostaste :)
      A levedura de cerveja para mim é absolutamente essencial, pois é o que vai dar sabor ao tofu. Procura bem em supermercados, se bem que eu sei que é dificil: o meu pai é de tras-os-montes e só encontrei levedura em bragança ou... numa florista! Por incrivel que pareça... Senão tenta lojas de produtos naturais ou mesmo farmacias bem equipadas, nunca se sabe!
      Se não conseguires mesmo encontrar, é dar largas à imaginação e adicionar tudo o que possa dar sabor ao tofu: alho em pó, especiarias, ervas...
      Beijinhos, depois diz como correu!

      Eliminar
    2. No pingo doce e no continente há quase sempre levedura de cerveja, mesmo nas lojas mais pequenas ;)

      Eliminar
  4. Olá Anouska:)

    Adorei a lasanha e acredito que seja deliciosa - talvez um dia faça para tentar fazer o meu filho comer:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto delicioso! Obrigada pela partilha!
    Um abraço e votos de muito sucesso!
    Maria - The Love Food

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!