sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Merendas dos Santos


Eu sei que o Dia de Todos os Santos já lá vai (ainda por cima não foi feriado! O que vale são estas greves na semana a seguir... - quem me conseguir explicar que sentido é que isto faz, diminuir feriados e aumentar greves, que me explique sff) mas estas merendas caem bem em qualquer altura!


Das pessoas que cozinham, há um tipo verdadeiramente irritante: são aquelas pessoas para quem "o segredo é a alma do negócio" (mesmo que não haja negócio nenhum), que nunca partilham receitas com ninguém, que cozinham às escondidas, na escuridão total e com as janelas forradas com papel de alumínio, que fazem sorrissinhos disfarçados quando lhes dizemos que a receita que nos deram não saiu bem pela terceira vez, que afirmam querer deixar as receitas de família apenas à família (mesmo quando a "família" nem gosta de cozinhar) e que, à pergunta "hum, que bom! O que é que leva?" respondem com um "ai filha sei lá... é tudo a olho!", o que nos faz suspirar de exasperação. 


Felizmente, a Dona Fátima não pertence a este grupo de pessoas. Não só me deu a receita destas merendas deliciosas como me deu mais dicas para que saíssem bem. E quando mesmo assim continuaram a sair mal, fê-las de propósito novamente, comigo a ver. E desta vez saíram mesmo bem! E ainda bem, pois para além de fáceis de fazer, são uma verdadeira perdição!

Ingredientes
800 gr de abóbora cozida e escorrida
800 gr de açúcar
1 kg de farinha c/fermento Branca de Neve
1 c. sopa de erva-doce em pó
1 c. sopa de fermento em pó
1 pacote de passas/sultanas - também podem usar nozes ou outros frutos secos
1 copo (daqueles do vinho) de azeite - facultativo.
Ovo batido/Leite para pincelar

Modo de fazer: 
Cozer a abóbora, deixá-la a escorrer por umas horas e esmigalhá-la com o utensílio de esmigalhar batatas (como eu não tenho, fiz com as mãos). Escorrer a água em excesso.

Aqui ainda faltava escorrer mais um bocadinho, que a abóbora tem imensaaaa água
Num alguidar, misturar a farinha, a erva-doce, o açúcar e as passas/frutos secos.

Como não tinha erva-doce em pó, usei em grão - são essas as pintinhas que se vêm na farinha.
Juntar a abóbora e amassar apenas até estarem os ingredientes todos envolvido. 

Adoro amassar coisas
Juntar o azeite e o fermento e misturar bem novamente.

Em minha casa só há azeite das nossas oliveiras 
Tarãn!
Despejar numa forma untada e enfarinhada, cobrir com ovo batido ou leite e levar ao forno por 40-60 min a 180ºC (fazer o teste do palito).

As meninas, antes de entrarem para o forno.
Acompanham muito bem chá, café, jeropiga, chocolate quente... ou mesmo nada! Não precisam de nada a acompanhar, para além de dentes :P


Como fiz a receita inteira, congelei metade (tenho de fazer um post com o meu método de congelação de bolos!), e já estou a salivar com a metade que me espera para este fim-de-semana...
Espero que também gostem e que experimentem fazer! Vale bem a pena.

5 comentários:

  1. Olá Anouska:)

    Que deliciosa merenda! Não precisa de ser saboreada no dia dos Santos porque sabe bem em qualquer altura:)
    ~Vou tirar um bocadinho...

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tira à vontade, que la cai mesmo bem em qualquer altura! Beijinhos

      Eliminar
  2. Há tanta mas tanta gente que dá receitas mal propositadamente... fico impressionada como alguém é capaz de o fazer!
    Estas merendas estão divinais :)
    Não há nada como observarmos para sabermos exactamente como fazer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, eu seria incapaz de fazer uma coisa dessas, mas pronto!
      Felizmente há sempre gente simpática que não se importa de partilhar receitas, como foi neste caso :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. E que bela merenda! Denso e delicioso :)

    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!