terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Bolo Húmido de Chocolate para um Dia dos Namorados estando solteira!


Eu sei que o dia dos namorados já foi há quase duas semanas, mas o dia dos namorados é quando nós quisermos (mal de nós se assim não fosse!). 

Este ano continuei solteira, mas como de costume queria fazer alguma coisa especial para marcar o dia. Adoro rituais, e o do dia dos namorados é muito simples: fazer aquilo que me der na veneta. Há uns anos, no secundário, ia beber café com natas com os meus amigos num cafezinho daqui (que entretanto fechou) enquanto trocávamos cartas fofinhas entre nós (guardo todas ainda!). O ano passado, fui dar um passeio pela baixa. Também já tive idas ao cinema, sempre com amigos e sempre muito bem acompanhada. Mas este ano queria fazer alguma coisa apenas comigo.

Depois de almoço, fiz este bolo de chocolate, que tem uma história engraçada. Uma amiga minha (olá Marta!) faz o melhor bolo de chocolate do mundo. Ou, pelo menos, o melhor bolo de chocolate que já provei! Ela deu-me a receita, mas obrigou-me a jurar segredo. Como quando eu quando juro cumpro sempre, cá vai a receita do bolo de chocolate que, apesar de baseado no bolo de chocolate da Marta, tem as minhas modificações.

Não ficou tão bom como o dela, nem de perto nem de longe, mas acompanhou muito bem a tarde de filmes que se seguiu :)

No fim, acabou por ser um dia dos namorados perfeito à sua maneira, com bolo de chocolate baseado na receita de uma menina de quem eu gosto muito, e, como me disse outro amigo meu (de quem eu também gosto muito, olá João!), na companhia da pessoa de quem mais gosto: eu.

Espero que gostem também e que aproveitem para fazê-lo, quando precisarem de ter um dia dos namorados noutro mês que não seja Fevereiro... 

Ingredientes
BOLO
150 gr de chocolate
125 gr de manteiga (manteiga mesmo, não usem margarina!)
150 gr de açúcar
2 c. sopa de farinha
3 ovos

COBERTURA
100 gr de chocolate
1 pacote de natas
1 c. sopa de manteiga

Modo de fazer:
BOLO
Derreter a manteiga em lume brando. Juntar no chocolate e mexer. Apagar o lume e juntar o açúcar. Misturar bem com uma colher de pau. Juntar a farinha e as três gemas de ovos. Bater as claras em castelo. Envolver as claras na mistura de chocolate. Untar um pirex com margarina, despejar a mistura e levar ao forno a 150ºC durante 40-45 min (não o deixem cozer de mais, tem de ficar a desfazer-se no meio!). Entretanto, preparar a COBERTURA:
Derreter tudo em lume brando e verter sobre o bolo. Servir quentinho, às fatias como se fosse um brownie, acompanhado por um chá quentinho ou uma bola de gelado, se se sentirem com coragem depois de verem as calorias por porção :P



Rende cerca de 6 porções
Aprox. 652 kcal por porção

14 comentários:

  1. Este é o tipo de bolo de chocolate que me tira do sério!! Conforta-me a alma e o estômago ao mais alto nível!

    ResponderEliminar
  2. Olá!! Estou de volta, se tudo correr bem :) só para dizer que esse bolo tem um aspecto.. uiii xD - need some chocolate cake.. now!

    ResponderEliminar
  3. Oiiii Anouska, eu estava passeando pelo Blog da Steph ( com uma pitada de açucar) e ví um comentário seu a respeito de um bolo de coco dela que você reproduziu. Fiquei curiosa, vim ver sua postagem, mas acabou que eu nem achei, desisti logo no começo... fui encontrando outras postagens, lendo, lendo, lendo... e adorei! rs... Parabéns pelo blog, voltarei mais vezes.

    Desde já, estou te seguindo, e quando puder, fique a vontade para também conhecer o meu. Será um prazer em rebelá por lá também.

    Bjuuuu e até breve!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Paula! Bem vinda :) Obrigada pelas palavras tão simpáticas ^^

      Eliminar
  4. Hummm: mas que belo bolo com a divina cobertura por cima!!!! Eu também só uso manteiga nos bolos. O sabor é bem diferente ( bem melhor, quanto a mim). Adorei o teu bolo.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Eu que sou doida por chocolate, maluquinha por bolos e com um fraquinho por aqueles que parecem um tico mal cozidos, fiquei com vontade de festejar o dia do namorado já a seguir. Depois, essa das calorias matou-me. Tantaaaas?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheh pois, não é um valor muito simpático não! Mas esta receita dá para 6 porções, se conseguires fazer 12 ficas com metade das calorias... :P O pior é que começando a comer, nunca se quer parar! É uma vez ;)

      Eliminar
  6. Fiquei confuso... "(manteiga mesmo, não usem margarina!)" e depois "Derreter a margarina em lume brando."?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheh Isso deve ter sido porque a receita original levava margarina, mas eu gosto de usar manteiga. Devo ter copiado diretamente e escapou-me, vou já retificar ;) Podes usar manteiga ou margarina, eu pessoalmente gosto mais de usar manteiga, mas é como preferires :)

      Eliminar
  7. Anouska, boa tarde. Somente duas colheres de sopa de farinha de trigo?

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!