segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Leite creme - com muitos percalços, mas com um final feliz!


Uma das receitas que queria experimentar desde o Natal (em que recebi um maçarico!!!) era o leite creme. Nunca tinha feito, raramente tinha comido mas queria experimentar o maçarico e sonhava com a tal crostinha de açúcar que tanto falam no Masterchef *.*


Fui à procura da receita no blogue Coco e Baunilha e pareceu-me muito bem. Quando comecei a pesar os ingredientes é que comecei a achar que a farinha maizena era muita (na minha imaginação, já via o meu leite creme a saber às papas de farinha maizena que a minha mãe me fazia ao domingo de manhã quando era pequena....) e decidi cortar para metade a quantidade de farinha maizena. Claro que aquilo não estava a ficar bem, por isso tive de acrescentar mais farinha maizena! Mas porque raio não sigo eu as receitas???


O segundo percalço foi ter-me enganado e começar a bater os ovos inteiros com o açúcar, quando devia ter só utilizado as gemas (!). É que agora nem posso dar a desculpa da faculdade, estou de férias, não estou cansada, tenho dormido imenso, não há desculpa para ser distraída! Mas lá continuei como se nada fosse.


Ao pôr o açúcar para caramelizar, tive o percalço nº3. Para além de não ter gás no maçarico (mas isso resolveu-se rápido), o açúcar, horas depois de ter ficado transformado numa crostinha deliciosa, dissolveu-se e ficou caramelo líquido! Alguém sabe porque isto aconteceu? Temos de queimar o açúcar pouco antes de servir para a crosta se manter? Isso não é nada prático! (Nas fotos o leite creme ainda tem a crosta, mas depois dissolveu-se completamente).

E não sei se foi destes percalços todos, mas ficou um leite creme delicioso - apesar de sem a crostinha de açúcar - e foi a primeira sobremesa a desaparecer no aniversário do meu pai. 

Aqui vai então a minha versão:

Ingredientes
820 ml de leite 
180 ml de natas
6 ovos 
200 gr de açúcar
40 gr de farinha maizena (40! Não 20!)
1 pau de canela
Casca de um limão
açúcar amarelo (para queimar no fim)

Modo de fazer:
Bater os ovos com o açúcar. Dissolver a maizena no leite e levar ao lume juntamente com as natas, a casca do limão e o pau da canela até que comece a ferver. Mexer de vez em quando. Quando ficar com a consistência de um creme, retirar do lime, remover a casca de limão e o pau de canela e deitar sobre o preparado dos ovos com o açúcar sem parar de bater. Levar novamente ao lume, mexendo bem de forma a cozer as gemas mas nunca deixar ferver. Deitar numa taça de servir, esperar que arrefeça um pouco, polvilhar com o açúcar amarelo e queimar com um maçarico.
Bom apetite!

Mnham!
Definitivamente, tenho de aprender a fechar os gatos enquanto estou na cozinha. 

Rende cerca de 10 porções (bem aviadas!)
Aprox. 250 kcal/porção

15 comentários:

  1. Cheio de percalços mas com óptimo aspecto! de facto o açúcar so se deve queimar pouco antes de servir porque o caramelo se diisolve como dizes.. não é prático, mas compensa bem ;) hehehe
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Humm esta fantastico super apetitoso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Na minha opinião acho que o leite creme deve arrefecer por completo.
    E a questão da crostinha, deve realmente ser feito na altura de servir.
    bj

    ResponderEliminar
  4. Talvez precisasses de pôr mais açúcar e caramelizar durante mais tempo para a crosta se aguentar? Se for muito fina, dissolve-se com facilidade. Mesmo assim, saiu-te um belo leite creme! :-)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada a todas! Para a próxima faço a crostinha mesmo antes de servir :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Quando faço leite creme, uso ovos inteiros mas apenas 4 e quanto à crosta, convem que deixes o leite creme arrefecer e levar ao frio, assim a parte de cima fica com mais consistência e quando fores servir espalhas o açúcar pela superfície (eu uso (mascavado, moreno ou demerara) e queimas.

    ResponderEliminar
  7. Para tanto percalço está ai um leite creme bem apetitoso! :)
    Eu sou uma raridade e não gosto dele queimado, mas até nos restaurantes, queimam antes de servir, dizem os entendidos que assim fica melhor! :)

    ResponderEliminar
  8. Ficou fantástico, bela estreia.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  9. Mas o gato (gata?) ficou tão bem na fotografia!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, são os dois muito fotogénicos :P Este é o meu Wasabi, o gato mais maluco que já existiu :P

      Eliminar
  10. Olha que apesar de tudo o teu leite creme ficou com muito bom aspecto Anouska. Mas é isso mesmo, deves deixar arrefecer o leite creme completamente antes de fazeres a crosta e só a deves de fazer mesmo na altura em que o vais servir, pois realmente é mesmo assim acaba por ficar liquido, mas enquanto não fica é uma maravilha!! Eu adoro! ;)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  11. Adoro leite creme!! E aposto que mesmo com esses incidentes todos ficou uma maravilha :D achei imensa piada à parte de alterares a receita porque achaste que era demasiado... pois eu também tenho um bocado o hábito de fazer isso ("ah, se calhar não é preciso tanto... não há de fazer diferença") e outras coisas que tais :)

    Um beijinho, C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh, sofremos as duas de excesso de confiança na cozinha! Chamemos-lhe "criatividade descontrolada" :P

      Eliminar
  12. Na receita usou os ovos inteiros?
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, usei sim! x) Foi um dos percalços. A receita original tinha só as gemas. Mas saiu bem mesmo com os ovos inteiro, por isso faça como achar melhor :)

      Eliminar

Obrigada pela visita!