terça-feira, 4 de março de 2014

A minha sopa de legumes!


Sopa é coisa que não pode faltar cá em casa. Aliás, é coisa que não pode faltar para mim! Se não como sopa um dia até parece que o dia não é dia como deve ser. Toda a gente diz que eu e a minha irmã saímos ao meu pai, mas eu não acredito. Até porque me lembro bem de não ser muito amiga de sopa.... mas à força do hábito tornei-me uma verdadeira ferrenha das sopas.


Apesar disto, no blogue tenho apenas duas receitas de sopa. Isto porque a sopa é sopa, e fora sopas específicas (como a de miso e a de beterraba que tenho aqui no blogue...) a sopa é basicamente misturar tudo, juntar água e ver no que dá. Por isso nunca me preocupei em pôr cá a receita da "nossa" sopa.

As cascas. Se tivesse um burro como animal de estimação, ao invés de ter dois gatinhos, haveria menos desperdício! Infelizmente, não me parece que o Wasabi e a Safira fossem gostar desta nova dieta...

Contudo, no outro dia em que estava a fazer a sopa reparei que, pelo menos quando é a mim que me calha a fazer sopa (costuma ser tarefa do meu pai), tenho algumas coisas que são comuns e que fazem a sopa saber a "sopa da Ana". Portanto cá vai a receita da sopa daquele dia, que podem adaptar consoante os legumes que tiverem no frigorífico. Cá vai:

Ingredientes (para 7l de sopa)


1 - Base:
2 alhos franceses grandes
5 cenouras
2 c. sopa de azeite

Estes são os ingredientes base, que NUNCA faltam na minha sopa. Eventualmente, se não tiver alho francês, substituo por cebola (agora já não, que o meu cunhado não gosta).


Modo de fazer: 
Lavar bem as cenouras e os alhos franceses. Descascar as cenouras e parti-las aos pedaços. Fazer o mesmo com os alhos franceses. Numa panela de pressão (mas sem a tampa), colocar os legumes com o azeite, mexendo de vez em quando. Quando tiver criado aquilo que eu chamo de "esturro", mas que na verdade não é queimado, mas sim os sedimentos dos legumes, juntar um copo de água e mexer bem com uma colher de pau, de forma a soltar estes sedimentos (isto não é mariquice, é dar sabor à sopa!). 


2 - Corpo:
2 courguettes
2 tigelas de abóbora partida as pedaços (temos sempre abóbora da horta do meu pai congelada)
4 ou 5 dentes de alho 
sal a gosto


Aqui podem variar consoante o que tiverem. Cougette, abóboras de todos os tipos, nabo, beterraba, batata (nunca ponho batata na sopa, mas o meu pai sim), bróculos ou couve-flor (nomeadamente os talos, que se costumam deitar fora e que na sopa fica muito bem), etc. Podem ainda pôr feijão, grão, favas, ervilhas, lentilhas... Seja como for, o alho é a única coisa que se mantém: não deixa a sopa a saber a alho mas realça o sabor dos legumes todos. Prometo!


Modo de fazer:
Juntar os legumes do corpo da sopa, lavados, descascados e partidos em pedaços. Encher com água até cobrir os legumes, juntar sal (se gostarem) e tapar com a tampa da panela de pressão. Quando levantar fervura, deixar cozer uns dez minutos. Tirar a pressão da panela, abrir e triturar com uma varinha mágica. Demoro cerca de 10-15 min a triturar a sopa (sem exagero!) pois só assim é que se consegue uma sopa cremosa (e não aguada) e com os legumes bem misturados (ou seja, sem as "pintinhas" laranjas da cenoura, verdes da courguette, etc). É quando faço a sopa que suspiro por uma bimby...
Se ao triturar virem que a sopa está muito grossa, juntem mais água. Prefiro juntar mais água aqui do que pôr água demais ao início, não há nada pior que sopa que parece água de lavar pratos...


3 - Coisas a boiar:
1 kg de ervilhas congeladas

Mas pode ser também feijão, grão, favas, agrião, todos os tipos de couve (as minhas preferidas são a galega ou a bacalã) partidas aos pedaços ou em juliana, cenoura em juliana (não gosto muito de ver a cenoura a boiar, mas há gostos para tudo!), raminhos de brócolos ou couve-flor...


Modo de fazer:
Juntar os legumes que queremos a boiar devidamente lavados e descascados. Dependendo do que lhe puserem, podem voltar ou não a tapar a panela e levantar fervura. Com as ervilhas congeladas, o feijão e o grão de lata ou com couves, deixo a panela destapada e quando ferver desligo (gosto dos legumes a fugir para a horta...), mas se usar leguminosas sem ser de lata ou qualquer coisa que precise mesmo de ser bem cozinhada, volto a pôr a tampa.

E pronto, temos sopa para, ah, dois dias. Sim, porque este corpinho não se faz jantando meia concha de sopa todas as noites! Como os nossas jantares são normalmente constituídos por sopa e fruta (se a Ágata Roquette lesse isto ainda lhe dava o treco...) comemos sempre sopa em quantidades industriais. 


Sinto-me um bocado envergonhada por partilhar com vocês a receita de uma sopa de legumes, sem nada que se lhe diga, mas a verdade é que às vezes é nestas coisas mais simples que muita gente sente dificuldades quando começa a cozinhar! Para essas pessoas, espero que isto seja uma boa ajuda.
Beijinhos e muito obrigada pelas vossas visitas e comentários sempre simpáticos :)

Mnham!

4 comentários:

  1. A sopa deve ser muito boa...mas, de me da licença , vou dizer-lhe o que uma nutricionista me ensinou..." Nunca se deve juntar abóbora e cenoura".
    A continuação de bons cozinhados...
    ALICE

    ResponderEliminar
  2. Se eu gostasse de sopa, essa até parece muito saborosa. Para eu comer, só sopas cremosas e a sentir algo crocante lá pelo meio. Mas sabes, acho que existe uma ciencia qualquer pelo meio da sopa... Porque já comi algumas que vá.. posso não me dar ao trabalho de fazer, mas até nem sao nada más.. E depois há aquelas que uhhh, nunca mais! A sopa que fizeram na demonstração da bimby até nem era nada má (tirando a quantidade exorbitante de azeite que la puseram), mas infelizmente nao fiquei com a receita e nao vem no livro... mas como disse, sopas não sao o meu forte! xD

    Em relação ao xanthan gum, eu nunca o vi à venda. Encontrei isso em receitas sem gluten e pus-me a pesquisar. Eventualmente cedi ao desejo e encomendei um pacotinho. É um pózinho assim para o beje. Mas faz milagres :)

    Beijinhos e bons cozinhados!

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    A sopa tem bom aspecto :-) Confesso que aundo era mais nova não gostava muito de sopa mas agora adoro e no inverno então, é mesmo indispensável!

    Agora só um aparte, sempre fui aconselhada a colocar o azeite no final, em crú! Aliás, só coloco azeite já com o lume desligado, dou uma mexidela e já está! Acho que é por causa da ligação das gorduras e diz que faz melhor, mas sinceramente não sei a explicação direita, só sei que faço sempre assim porque a médica aconselha :-)

    Beijinhos e boas receitas!!!

    ResponderEliminar
  4. Que sopa deliciosa :)
    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!