sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Bifes de frango no forno com fiambre, queijo e tomilho - e o Natal chegou mais cedo!


Não é preciso grandes coisas para um dia, para mim, ser um grande dia (aliás, o mesmo se passa para a minha vida: para ser feliz bastava-me apenas um pijama de flanela, chá à descrição e uma biblioteca com uma coleção interminável de livros. E miminhos, claro, que eu não sei viver sem miminhos). 

E quarta-feira, para mim, foi um grande dia. Não fiz nada de especial, mas precisava de um dia assim, tranquilo.

De manhã, acordei cedinho e adiantei o almoço de domingo (vou ter cá a família para conhecer a minha casa! :D :D :D ). O menu será rolo de carne e crumble de peixe, que já estão congelados e prontos a meter no forno, domingo de manhã. 

Se ficar bom, prometo que partilho com vocês!

Para o almoço, queria fazer alguma coisa especial com os bifes de frango que tinha descongelado. Lembrei-me de umas fatias de queijo e fiambre que tinha congeladas há semanas e foi assim que estes bifinhos nasceram! Não tinha grandes expetativas, mas acabaram por ficar mesmo bons. Nas palavras da Ana "sabiam a piza!". 

Moral da história: vão ser repetidos muitas e muitas vezes. Acompanhados com batatas assadas no forno e uma saladinha souberam-me pela vida.


Ingredientes 
  • 4 bifinhos de frango
  • 1 c. sopa de tomilho
  • 4 fatias de fiambre
  • 4 fatias de queijo
  • 1 copo de polpa de tomate
  • 1 c. sopa de azeite
  • vinho branco q.b.
Modo de fazer: 
1 - Cobrir os bifes de frango com metade do tomilho. 
2 - Cobrir cada bife com uma fatia de fiambre e outra queijo, enrolar e prender com três palitos. 
3 - Cobrir o fundo de um pirex com o azeite e dispor os bifinhos enrolados por cima. Cobrir com o restante tomilho, o molho de tomate e um pouco de vinho branco.
4 - Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 min. 
Bom apetite!


Depois, foi tempo de me dedicar à tese, que é coisa para me deixar sempre bem-disposta (e não, não estou a ser irónica, é mesmo verdade!). O dia ia ficando cada vez mais fosco lá fora, e lembrei-me de fazer chocolate quente. Embaladas nesta onda, decidimos aproveitar o resto da tarde para fazer também a árvore de Natal - apesar de ser um pouco cedo, mas também o Natal passa tão rápido!
E foi assim que entre chocolate quente, Michael Bublé e muito espírito Natalício, a nossa árvore ficou montada.! Tarãn!

A nossa árvore, com o anjinho no topo - que muito me custou a convencer a Ana!

Por fim, lá acabou por ceder, mas teve de incluir a "maçã do pecado" atrás do anjo, para equilibrar a coisa :P 

Chocolate quente - fiz com metade do chocolate e ficou bom na mesma, apenas menos espesso!

A árvore do hall de entrada...

... com um pequeno presépio a condizer!

Entretanto, para desconcerto da Ana, entusiasmei-me demais um bocadinho e decidi pôr o resto da sala a condizer:

A mesa de apoio...

O móvel da televisão...


A lareira...

... e o móvel do gira-discos, que está a acolher temporariamente o meu cachimbo de sheesha. 

Depois, passei para o meu quarto:

O móvel das camisolas e dos pijamas... (e das fotos de família!)...

O "anjinhos católicos" que foram interditos na sala :P

E a mesinha de cabeceira!

E teria passado para a casa toda se a Ana me tivesse deixado - mas o espírito natalício também tem limites! Contentei-me com os puxadores das portas e com o candeeiro do hall de entrada. 

Estão destes em todas as portas, exceto na da despensa!


Não resisti!

Em nossa casa já é Natal :) E nas vossas?



 Rende 2/4 porções (só agora, que moro acompanhada, é que reparo que as minhas porções são "ligeiramente" menores que as porções da maioria das pessoas)
Aprox. 205/410 kcal por porção

4 comentários:

  1. Ahhh eu adoro essa época do ano!!!! Estou começando os preparativos por aqui!!!
    Parabéns pela decoração e pela receita, adorei!!!
    Beijos e um maravilhoso final de semana pra você e toda família!!! =)

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que é fácil pensar que não é preciso muita coisa para se ser feliz, mas também não é bem assim :P assim de repente juntava à tua lista água, comida, saúde, ausência de dor, capacidade para dormir (se é que é possível não o fazer com um pijama quentinho) e convivência. Eu sei que não estás a falar disso, mas aquilo que damos por garantido não o é para toda a gente :) eu admito que para ser feliz preciso de muita coisa e cada vez mais. Isso assegura a ambição :)
    Maas, mesmo tendo divagado um bocado, eu percebi a ideia e concordo com a tua ideia de "prazeres simples da vida" :)
    Espero que tenha corrido bem! Tenho a certeza que sim :) mas não deve ser fácil fazer tudo para um almoço se família, especialmente se for muita gente. É muito trabalho, muita coisa para adiantar e fazer. Mas quando se gosta vale a pena :) ainda mais quando é com um pretexto desses!
    Fiquei curiosa com isso :) primeiro vi a foto e pensei que era tarte de maçã. Depois pensei que fossem 2 tabuleiros gigantes de tarte de maçã. Agora já não sei bem o que é, mas tenho a certeza de que não é maçã :P
    (Amanhã vou substituir a maçã do pequeno-almoço por uma batata. Vamos ver se também não distingo. :P)
    (Voltei a ler e já percebi o que é. Que falta de atenção :P)
    Também já fiz uns rolinhos parecidos, ficaram bons :) eu também não sou assim tãão exigente com o "sabor a pizza" - orégãos, queijo e molho de tomate e já estou a dizer "sabe taanto a pizza. NÃO É?" *olhar assassino que explicita a resposta correta*. Mas é porque o sabor de pizza consiste basicamente nisso :) já fiz umas almôndegas que sabiam muito a pizza. Eram tão boas :) até basta pôr orégãos, não é preciso mais nada.
    E "as palavras da Ana" parecem um excelente resumo do que estes bifes são - e também um bom elogio :) eu não gosto de comida com palitos, irrita-me :P mas claro que se tira, e estes bifes parecem valer a pena o esforço! Estão com um aspeto mesmo muito bom, fininhos, bem enrolados e com o queijo derretido a transbordar :)
    As batatas têm tanta cebola que me parecia um monte de legumes :) até pensei por momentos que eras uma das estranhas criaturas que acham que "salada" inclui vegetais quentes!
    A sério? Diria que era ironia óbvia! És a primeira pessoa que vejo que gosta sinceramente :P estraanho!
    Que vontade repentina! "Olha, estou a trabalhar na tese. Vou fazer chocolate quente e bebê-lo. Aproveito e faço a árvore de Natal." - raciocínio perfeitamente lógico :P ainda bem que não é preciso planeamento para momentos felizes, aposto que essa iniciação intempestiva ao Natal ainda sabe melhor do que se estivesse no calendário :)
    Que pinheirinho tão pequenino! Mas está muito giro :) só não sei se era a mesma coisa se NÃO tivesse de me esticar toda para que os enfeites fiquem uniformes (i.e. não todos em baixo) ;) nunca vi um pinheiro branco que não estivesse numa loja.
    Demorei imenso tempo a perceber o que era essa coisa no topo - a minha melhor tentativa foi "mancha pegajosa dourada e gigante". Estava lá perto :) mas acho que a estrela é o clássico!
    É alguma espécie de tradição pôr uma "maçã do pecado" no pinheiro? Não fazia a mínima. E o que é que ela tem a ver com o anjo? Já não percebo nada!
    Haha as canecas são hilariantes :) essa forma!

    ResponderEliminar
  3. OHMEUDEUS um pinheiro bebé! Tão fofo (nunca pensei que um pinheiro pudesse ser "fofo") :D e ainda por cima tem uma estrela, que alívio ;) embora nesse não me importasse de substituir por uma bola-cabeça com 2 olhinhos gigantes. A sério, se transformasses esse pinheiro num pinheiro ainda mais obviamente bebé e fofo eras a minha heroína ;)
    (Mas tão novo e já com essa postura... Quando for velho tem problemas de coluna!)
    Esse presépio parece constituir numa abóbora. Oca e recheada de figuras. Mas uma abóbora. Ou então eu ainda ando com os olhos cruzados do Halloween :)
    Estavas imparável! Como um furacão que em vez de destruição deixa para trás decoração de Natal. :) eu e a minha família sempre montamos só o pinheiro, já é hábito.
    Na maçaneta está um daqueles chocolates de pendurar? Segundo a experiência esse espírito natalício vai desaparecendo :P decoração comestível nunca dá muito bom resultado - um momento de gulodice e fica a sala não iluminada por essa beleza. A não ser que tenhas pessoas responsáveis como o meu tio, que deixam o papelzinho para que a decoração perdure nos nossos corações ;)
    "Ligeiramente"? É metade! Haha :P há sempre variações nisso, há gente que come menos ou muito menos e há gente que come mais (ou muito mais). :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Avelã, os teus comentários animam os meus dias :P
      Não são chocolates, são mesmo bolas normais!

      Eliminar

Obrigada pela visita!