segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Bolo de Cenoura da Helena



Gosto de receitas que têm o nome de pessoas. 

Neste cantinho, já contamos com algumas: a Sopa de Courgette da Maria, o Bolo de Fécula da Prima Mena, o Bolo Vicente, o Doce da Ilda. Todas deliciosas e todas, na sua história, com o nome de alguém - mesmo que esse alguém eu nem conheça! Torna a receita mais pessoal, mais intima, parece que entramos na família da pessoa que nos deu a receita, no seu circulo de intimidade - mesmo que essa intimidade seja apenas culinária.


Não faço ideia quem seja a Helena - apenas sei que é amiga da Dulce, do blogue "Cozinha da Duxa". E que lhe ensinou esta receita de bolo de cenoura, super simples e rápida de fazer. E que meti logo na minha lista de receitas a experimentar.



O dia escolhido foi um destes sábados, em que a minha irmã e o meu (futuro!) cunhado foram a casa dos meus pais almoçar. Toda a gente gostou: muito fofinho, com um sabor muito leve a cenoura, cobertura pouco enjoativa (estive mesmo, mesmo! para rechear também, mas ainda bem que não o fiz). A repetir, sem dúvida!


Ingredientes:
BOLO
  • 4 cenouras médias às rodelas
  • 4 ovos pequenos
  • 150 ml de óleo
  • 300 gr farinha
  • 1 c. sopa de fermento
  • 250 gr de açúcar
COBERTURA
  • 200 gr de chocolate
  • 1 pacote de natas (200 ml)
  • 1 c. sopa de margarina

Modo de fazer:
BOLO:
1 - Colocar no liquidificador as cenouras, os ovos e o óleo. Bater bem até que as cenouras fiquem trituradas e tudo muito bem misturado.
2 - Peneirar a farinha com o fermento e juntar à mistura anterior. Fazer o mesmo com o açúcar. Bater bem (aqui usei a batedeira, o meu liquidificador novo é pequenino e pouco potente).
3 - Deitar numa forma untada e enfarinhada e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 30 min.
4 - Retirar do forno e deixar arrefecer. Entretanto, preparar a cobertura:

COBERTURA:
1 - Levar todos os ingredientes ao lume até derreter. 
2 - Cobrir o bolo com esta mistura.


Bom apetite!

10 fatias
Cerca de 394 kcal/fatia

18 comentários:

  1. Adoro esta combinação, e esse interior húmido está uma tentação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cenoura e chocolate, é mesmo uma boa combinação ;)

      Eliminar
  2. Tao bom!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. que combinação mais saborosa, bom aspeto.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Que bom que deve ser....já comia.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Que lindo que ficou Anouska ;)
    Fico feliz que tenhas gostado!
    Obrigada, beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito, mesmo! ^^
      Obrgada eu :) Beijinhos

      Eliminar
  6. Que engraçado, eu vim aqui ao teu blog ver se já tinhas postado algumas coisa que me tivesse passado no feed (andas ausente :P) e tinhas, ontem. A página ainda estava a carregar, eu vi o título e pensei «lá está ela com os nomes de pessoas nas receitas!» :) pronto, confesso que depois de ler a primeira frase me senti um super detective ;)
    Pões a preposição «de» em tudo, menos no «Bolo Vicente», o que lhe dá um toque engraçado :) eu gostava de fazer, mas gosto sempre de fazer as coisas a 100% e sempre que vejo a receita fico meio amuada por não ter uma forma de fogão... Por curiosidade, de onde vem o «Vicete» do bolo Vicente se a receita é da minha avó? Eu aposto no vendedor de formas de fogão. ;)
    Realmente é engraçado, dá aquele tom de proximidade... Até faz as receitas parecerem mais caseiras! É uma coisa de que gosto no teu blog: as receitas são quase todas daquele género de comida caseira, tradicional mas não «foleira», tens um monte daquelas receitas-base que existem aos montes mas raramente são meesmo boas :)
    Intimidade culinária, gostei do conceito :P
    Então nem conheces a Helena? É mesmo do nome da receita, faz parecer que a Helena é a tua melhor amiga :P
    Porquê «ainda bem»?... Reduzias na cobertura e até ficava giro, não me parece que fosse ficar muito mais enjoativo por causa disso :) isto só por causa do «ainda bem», não que não pareça estar já perfeito!
    Realmente parece ser tudo o que dizes, tem um aspecto maravilhoso! As tuas fotos de garfadas de bolo são características, têm sempre esse aspecto fofo e «disperso» (não me perguntes porquê, só consigo arranjar este adjectivo para dizer o que quero e não encaixa muito bem. Faz-me lembrar bulgur. Ou bolhas de sabão. Será que posso formar um adjectivo a partir destes nomes?...) :)
    Já estava a ver que punhas mesmo as cenouras às rodelas :P nem vou comentar mais porque tenho inveja de teres um liquidificador! Acho que alguém vai receber um liquidificador nos anos. Eu. Dado por mim. ;)
    Por acaso também estou indecisa quanto a um liquidificador... Agradecia se me dissesses qual me aconselhas, já que tens um. Não sei para que usas, mas como eu gostava de fazer manteigas de frutos secos, batidos e assim convinha ser minimamente potente :/ tens alguma sugestão?...
    A cobertura é mesmo daquelas simples e boas :) usaste chocolate negro, presumo (cor)... Nunca falha :D
    É engraçado, nunca fiz bolo de cenoura com chocolate e parece ser mesmo típico. Desde pequena que como bolo de cenoura sem nada, estou habituada. Sem coberturas, só cenoura (e muito óleo). E com a cenoura ralada, já agora - tenho de experimentar cozida, eve ficar mais húmido. Continuando: com os blogs americanos descobri a fama do «cream cheese carrot cake» e fiz, a pensar que estava a colmatar a minha grave falta quanto aos bolos de cenoura. Humpf, que ingénua. Quando procurei por uma receita simples de bolo de cenoura em português (e quando são estas receitas mais simples o português não falha, que os bolos americanos parecem ser sempre mais para pôr coberturas e recheios em camadas) percebi que não dava para dissociar também da cobertura de chocolate, o que é estranho porque nunca tinha pensado na combinação. Não sei se vale a pena, mas certamente parece delicioso!

    ...Já agora, fiz a tarte de amêndoa de já não me lembro quem (prometo que vou ver e decorar o nome, sou uma desnaturada) E de ti (que quando postas também passa a ser um bocadinho tua) e estava muito boa ;) vou ter de repetir! Embora possa não ser assim muito relevante, também experimentei (comprei para o meu irmão) aquelas bolachas da Ann's que acho que tinhas dito que eram boas... Não sei, lembrei-me de ti ao comprá-las :P são boas, realmente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Superdetetive Avelã Maria :P É verdade, ando um bocado ausente!
      Gosto da tua teoria do vendedor das formas de fogão ahahah tenho de lhe contar! E podes perfeitamente fazer na forma normal, a sério ;) eu as vezes que tenho repetido tenho feito nas formas normais e fica praticamente igual!
      Eheh fizeste uma boa descrição das receitas do meu blogue :) Obrigada Avelã, deixaste-me de coração cheio ^^ sou fã nº um de receitas com aspeto caseiro :P Coisas muito elaboradas, como tenho tendencia para a catastrofe (e para o fenomeno Ruben...) nao iam resultar muito bem!
      Bolo-bulgur :P Nem sempre saem assim, também tenho a minha parte de bolos massudos! (shiu, nao digas a ninguém!)
      Olha, este é da minha mae mas foi-me oferecido um igual no Natal. Não sao grande coisa, sao da marca mais barata da worten, sinceramente a potencia disto nao é a ideal, a capacidade é pouca, a montagem é muito pouco intuitiva. Aconselha-te com um funcionário, e se puderes investe mesmo num bom equipamento. Se fosse agora comprar um, escolhia um com maior potencia e com mais capacidade.
      Usei chocolate de culinária, da marca "é" do continente! Adoro chocolate para culinária, é praticamente o unico que como :P
      Chocolate e cenoura parece-me muito melhor que cenoura e queijo creme! A malta dos states aqui perde aos pontos :P
      A TARTE DE AMENDOA DA MAE DA ALDA! Decorar! :P É tão boa caramba, Não consigo parar de a fazer, também :P Fico contente que tenhas gostado! ^^
      São mesmo boas as bolachas da Ann's... já nao como há tanto tempo! Manda-me aí uma via ecrã do computador ;)
      Beijinhos*

      Eliminar
  7. O interior desse bolo está fantástico, mas então com essa cobertura, meu Deus, estou a babar-me toda!!

    ResponderEliminar
  8. Que bom aspecto, que foooome!: )

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!