segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Bolo de Cenoura da Helena



Gosto de receitas que têm o nome de pessoas. 

Neste cantinho, já contamos com algumas: a Sopa de Courgette da Maria, o Bolo de Fécula da Prima Mena, o Bolo Vicente, o Doce da Ilda. Todas deliciosas e todas, na sua história, com o nome de alguém - mesmo que esse alguém eu nem conheça! Torna a receita mais pessoal, mais intima, parece que entramos na família da pessoa que nos deu a receita, no seu circulo de intimidade - mesmo que essa intimidade seja apenas culinária.


Não faço ideia quem seja a Helena - apenas sei que é amiga da Dulce, do blogue "Cozinha da Duxa". E que lhe ensinou esta receita de bolo de cenoura, super simples e rápida de fazer. E que meti logo na minha lista de receitas a experimentar.



O dia escolhido foi um destes sábados, em que a minha irmã e o meu (futuro!) cunhado foram a casa dos meus pais almoçar. Toda a gente gostou: muito fofinho, com um sabor muito leve a cenoura, cobertura pouco enjoativa (estive mesmo, mesmo! para rechear também, mas ainda bem que não o fiz). A repetir, sem dúvida!


Ingredientes:
BOLO
  • 4 cenouras médias às rodelas
  • 4 ovos pequenos
  • 150 ml de óleo
  • 300 gr farinha
  • 1 c. sopa de fermento
  • 250 gr de açúcar
COBERTURA
  • 200 gr de chocolate
  • 1 pacote de natas (200 ml)
  • 1 c. sopa de margarina

Modo de fazer:
BOLO:
1 - Colocar no liquidificador as cenouras, os ovos e o óleo. Bater bem até que as cenouras fiquem trituradas e tudo muito bem misturado.
2 - Peneirar a farinha com o fermento e juntar à mistura anterior. Fazer o mesmo com o açúcar. Bater bem (aqui usei a batedeira, o meu liquidificador novo é pequenino e pouco potente).
3 - Deitar numa forma untada e enfarinhada e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 30 min.
4 - Retirar do forno e deixar arrefecer. Entretanto, preparar a cobertura:

COBERTURA:
1 - Levar todos os ingredientes ao lume até derreter. 
2 - Cobrir o bolo com esta mistura.


Bom apetite!

10 fatias
Cerca de 394 kcal/fatia

17 comentários:

  1. Adoro esta combinação, e esse interior húmido está uma tentação!

    ResponderEliminar
  2. que combinação mais saborosa, bom aspeto.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Que bom que deve ser....já comia.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Que lindo que ficou Anouska ;)
    Fico feliz que tenhas gostado!
    Obrigada, beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Que engraçado, eu vim aqui ao teu blog ver se já tinhas postado algumas coisa que me tivesse passado no feed (andas ausente :P) e tinhas, ontem. A página ainda estava a carregar, eu vi o título e pensei «lá está ela com os nomes de pessoas nas receitas!» :) pronto, confesso que depois de ler a primeira frase me senti um super detective ;)
    Pões a preposição «de» em tudo, menos no «Bolo Vicente», o que lhe dá um toque engraçado :) eu gostava de fazer, mas gosto sempre de fazer as coisas a 100% e sempre que vejo a receita fico meio amuada por não ter uma forma de fogão... Por curiosidade, de onde vem o «Vicete» do bolo Vicente se a receita é da minha avó? Eu aposto no vendedor de formas de fogão. ;)
    Realmente é engraçado, dá aquele tom de proximidade... Até faz as receitas parecerem mais caseiras! É uma coisa de que gosto no teu blog: as receitas são quase todas daquele género de comida caseira, tradicional mas não «foleira», tens um monte daquelas receitas-base que existem aos montes mas raramente são meesmo boas :)
    Intimidade culinária, gostei do conceito :P
    Então nem conheces a Helena? É mesmo do nome da receita, faz parecer que a Helena é a tua melhor amiga :P
    Porquê «ainda bem»?... Reduzias na cobertura e até ficava giro, não me parece que fosse ficar muito mais enjoativo por causa disso :) isto só por causa do «ainda bem», não que não pareça estar já perfeito!
    Realmente parece ser tudo o que dizes, tem um aspecto maravilhoso! As tuas fotos de garfadas de bolo são características, têm sempre esse aspecto fofo e «disperso» (não me perguntes porquê, só consigo arranjar este adjectivo para dizer o que quero e não encaixa muito bem. Faz-me lembrar bulgur. Ou bolhas de sabão. Será que posso formar um adjectivo a partir destes nomes?...) :)
    Já estava a ver que punhas mesmo as cenouras às rodelas :P nem vou comentar mais porque tenho inveja de teres um liquidificador! Acho que alguém vai receber um liquidificador nos anos. Eu. Dado por mim. ;)
    Por acaso também estou indecisa quanto a um liquidificador... Agradecia se me dissesses qual me aconselhas, já que tens um. Não sei para que usas, mas como eu gostava de fazer manteigas de frutos secos, batidos e assim convinha ser minimamente potente :/ tens alguma sugestão?...
    A cobertura é mesmo daquelas simples e boas :) usaste chocolate negro, presumo (cor)... Nunca falha :D
    É engraçado, nunca fiz bolo de cenoura com chocolate e parece ser mesmo típico. Desde pequena que como bolo de cenoura sem nada, estou habituada. Sem coberturas, só cenoura (e muito óleo). E com a cenoura ralada, já agora - tenho de experimentar cozida, eve ficar mais húmido. Continuando: com os blogs americanos descobri a fama do «cream cheese carrot cake» e fiz, a pensar que estava a colmatar a minha grave falta quanto aos bolos de cenoura. Humpf, que ingénua. Quando procurei por uma receita simples de bolo de cenoura em português (e quando são estas receitas mais simples o português não falha, que os bolos americanos parecem ser sempre mais para pôr coberturas e recheios em camadas) percebi que não dava para dissociar também da cobertura de chocolate, o que é estranho porque nunca tinha pensado na combinação. Não sei se vale a pena, mas certamente parece delicioso!

    ...Já agora, fiz a tarte de amêndoa de já não me lembro quem (prometo que vou ver e decorar o nome, sou uma desnaturada) E de ti (que quando postas também passa a ser um bocadinho tua) e estava muito boa ;) vou ter de repetir! Embora possa não ser assim muito relevante, também experimentei (comprei para o meu irmão) aquelas bolachas da Ann's que acho que tinhas dito que eram boas... Não sei, lembrei-me de ti ao comprá-las :P são boas, realmente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Superdetetive Avelã Maria :P É verdade, ando um bocado ausente!
      Gosto da tua teoria do vendedor das formas de fogão ahahah tenho de lhe contar! E podes perfeitamente fazer na forma normal, a sério ;) eu as vezes que tenho repetido tenho feito nas formas normais e fica praticamente igual!
      Eheh fizeste uma boa descrição das receitas do meu blogue :) Obrigada Avelã, deixaste-me de coração cheio ^^ sou fã nº um de receitas com aspeto caseiro :P Coisas muito elaboradas, como tenho tendencia para a catastrofe (e para o fenomeno Ruben...) nao iam resultar muito bem!
      Bolo-bulgur :P Nem sempre saem assim, também tenho a minha parte de bolos massudos! (shiu, nao digas a ninguém!)
      Olha, este é da minha mae mas foi-me oferecido um igual no Natal. Não sao grande coisa, sao da marca mais barata da worten, sinceramente a potencia disto nao é a ideal, a capacidade é pouca, a montagem é muito pouco intuitiva. Aconselha-te com um funcionário, e se puderes investe mesmo num bom equipamento. Se fosse agora comprar um, escolhia um com maior potencia e com mais capacidade.
      Usei chocolate de culinária, da marca "é" do continente! Adoro chocolate para culinária, é praticamente o unico que como :P
      Chocolate e cenoura parece-me muito melhor que cenoura e queijo creme! A malta dos states aqui perde aos pontos :P
      A TARTE DE AMENDOA DA MAE DA ALDA! Decorar! :P É tão boa caramba, Não consigo parar de a fazer, também :P Fico contente que tenhas gostado! ^^
      São mesmo boas as bolachas da Ann's... já nao como há tanto tempo! Manda-me aí uma via ecrã do computador ;)
      Beijinhos*

      Eliminar
  6. O interior desse bolo está fantástico, mas então com essa cobertura, meu Deus, estou a babar-me toda!!

    ResponderEliminar
  7. Que bom aspecto, que foooome!: )

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!