quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Bolo de Chocolate e Grão com cobertura de Milka e Maltesers - sem farinhas, sem glúten e sem ovos!


A minha última semana no Barreiro supostamente devia ser idílica, em que nos tempos livres aproveitava para me despedir das ruas, dar longos passeios à beira rio, etc. e tal.

A minha última semana no Barreiro foi uma bosta. 

Começou pessimamente, e sinceramente não me consigo lembrar como passei os dias, ao certo. Acho que os passei a arrumar coisas e a fazer transcrições. Cozinhei muito para me distrair (e porque sou uma fofa e queria deixar comida congelada para a minha amiga colega de casa - saudades *.* ). Foi uma semana que começou mal, com muitas coisas para pensar e muitas chatices. Mas com o avançar da semana a coisa foi melhorando, e aconteceram muitas coisas boas também.


Uma delas foi os anos da Piu (olá!). A Piu (sim, sim, eu sei que não és Piu e que tens um nome como toda a gente...) fez anos logo no início da minha última semana, e não sabia que prenda lhe havia de dar. Decidi fazer um bolo para lhe cantarmos os parabéns à meia noite. Como ela é fã de chocolate milka (e de chocolate em geral) queria fazer um bolo de chocolate. O problema: a mim os bolos de chocolate saem sempre secos e a coisa mais desengraçada deste mundo. Fui ao blogue da Joana (Palavras que enchem a Barriga) e vi lá a receita deste bolo de chocolate e grão, que já tinha sido tirada do bogue Cozinhar sem Lactose que por sua vez já tinha sido tirada do blogue Bem Bons. Podia ser que por ser "estranho" e por ter tantas "madrinhas" blogosféricas acabasse por funcionar.


O problema é que fiz o bolo completamente na lua. Estava triste, estava preocupada, tinha-me aparecido o período e estava com o início de uma infeção urinária, portanto parecia que me estavam a apunhalar o baixo ventre com uma regularidade demasiado constante. Sentia-me deprimida, cansada, stressada, assoberbada com a quantidade de coisas que tinha para fazer e muito sozinha. Eu já de mim sou despassarada (na semana anterior tinha-me enganado e, em vez de guardar a batedeira no armário, enfiei-a no congelador. Ficou lá 4 dias a refrescar ideias, mas sobreviveu e está bem de saúde, obrigada). Por isso, só reparei que me tinha esquecido dos ovos quando o desgraçado do bolo já estava no forno. "Bolo sem farinha e sem ovos, com grão de bico, deve ficar interessante!"


Mas ficou. Saiu bem. Aliás, foi o melhor bolo de chocolate que já fiz. Húmido, com um sabor intenso a chocolate, sem vestígios do sabor do grão... com a cobertura, ficou ainda melhor!


Ingredientes (da maneira como fiz, que saiu bastante bem!)
BOLO
  • 1 lata de grão de bico (aprox. 400 gr)
  • 1 c. sopa de azeite
  • 1 c. chá de aroma de baunilha
  • 150 gr de açúcar amarelo
  • 1 c. chá de fermento
  • 1 pta de sal
  • 140 gr de chocolate de culinária
  • 60 gr de chocolate de culinária partido em pedaços
Modo de fazer:
1 - Derreter o chocolate no microondas ou em banho maria.
2 - Esmigalhar o grão-de-bico com o azeite (usei as mãos, mas podem usar um garfo ou a varinha mágica)
3 - Adicionar os restantes ingredientes e bater com a batedeira. 
4 - Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos.
5 - Deixar arrefecer e desenformar.

COBERTURA
Ingredientes
1 tablete de chocolate Milka (100gr)
1 c. sopa de margarina
1 pacote de maltesers

Modo de fazer:
1 - Derreter o chocolate com a margarina
2 - Cobrir o bolo já arrrefecido e enfeitar com os maltesers

Bom Apetite!

Coisa engraçada: Não tinha copos de champanhe, então tive a ideia de o bebermos nas taças das sobremesas :P Quase que parecem os flutes de antigamente! (com um bocadinho de imaginação, vá)


Para 8 fatias
347 kcal/fatia

6 comentários:

  1. esse bolo é bem interessante para fazer, e tem cá um aspeto tão delicioso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É dificil resistir à combinação Milka-Malteseres :P

      Eliminar
  2. Olá Ana, da primeira vez que vim ao teu blog não guardei o link (fomos as duas à feira do livro comprar o livro da Joana!), desta vez guardo o link e já estou a seguir :) *-* que aspecto...T.T 347kcal...

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!