O ruibarbo plantado o ano passado deu o dobro este ano, como era suposto. Desta vez já fui inteligente e já aproveitei o talo TODO (inclusivamente as partes verdes, que também são boas). Em consequência disso, o ruibarbo está novamente a rebentar :)
E ainda bem, porque com tanta receita onde gastar estes valiosos talos um pouco por toda a internet, logo me havia de dar para experimentar fazer a tarte da minha tia. Tia que me deu a conhecer o ruibarbo e que faz uma tarte deliciosa com ele (ou fazia, falando nisso já há uns bons 2 ou três anos que não a provo!), mas que tem a particularidade de fazer tudo a olho e ter algumas reticencias a partilhar receitas (provavelmente relacionada com a primeira particularidade!). Há um ano atrás, mas já depois de ter gasto o meu ruibarbo, lá me deu a receita, mas com tanto "tu depois logo vês..." a tarte não ficou nada de especial. Se calhar faltou-lhe aquele toque de tia. De certeza que foi isso, e não a minha incompetência inabilidade em algumas tarefas culinárias!
Mas ficou boa, e fria então ficou verdadeiramente deliciosa.
Ingredientes:
Duas mãos cheias de ruibarbo (já cortado aos pedaços)*
4 c. sopa de açúcar
1 c. sopa farinha maizena
leite q.b.
3 ovos
Uma embalagem de massa folhada
* para arranjar o ruibarbo: Cortar os talos e deitar as folhas fora (são venenosas). Lavar os talos bem lavadinhos e cortar aos pedaços (eu cortei um pouco grandes de mais)
Modo de fazer: Forrar o fundo de uma tarteira com a massa folhada e fazer-lhe uns furinhos ao centro com um garfo. Eu para tartes e quiches tenho como medida uma tigela grande, das de sopa, que é a medida da minha tarteira: assim eu sei que se encher a tigela até ao cimo, a tarteira vai ficar cheia também na perfeição. Nessa tigela (na vossa eheh) mexer os ovos com o açúcar utilizando um garfo. Num bocadinho de leite, dissolver a farinha maizena e juntar. Juntar os pedaços de ruibarbo e encher com leite. Misturar tudo muito bem, despejar para a tarteira e levar ao forno a 180ºC durante trinta minutos. Ao fim desse tempo, descer para 150ºC e deixar ficar mais trinta minutos. Esperar que arrefeça e meter no frigorífico. Servir bem fresquinha!
No momento em que entrou para o forno! |
Eu gosto muito de ruibarbo, mas aqui é tão caro que nem apetece :( O que apetece é essa tarte, parece uma delícia :D
ResponderEliminarBeijinhos e tem uma óptima semana :D
A primeira vez que vi tartes de ruibarbo, que desconhecia o que fosse pareceu-me delícias do mar! :D
ResponderEliminarNunca comi, mas pelo que tenho visto deve ser muito bom!*
Nunca cozinhei ruibarbo! Não o consigo encontrar facilmente e não sabia que se dava cá. Como plantaste? Com sementes ou mesmo com os talos?
ResponderEliminarVer passatempo a decorrer no blogue:
http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2013/06/um-passatempo-e-pepino-frito-com.html
Olá a todas, obrigada pelos comentários! :) Cá também nunca vi à venda (mas já ouvi relatos tenebrosos de 6 talos a 12 euros no El Corte Ingles...)
ResponderEliminarCozinhar sem Lactose, foi o meu pai que plantou. Fui a uma casa de sementes mas não tinham. Fui pedir então um bolbo a uma prima que também tem ruibarbo na horta.
Beijinhos*
Bolbo! Tenho que ir atrás de um bolbo então! Quando tiveres um bolbo para a troca, posso oferecer piri-piri ou manjericão! ;-)
EliminarNão é preciso fazermos uma troca, eu dou de boa vontade! Vou falar com o meu pai para ver se dá já para tirar um bolbo e depois digo qualquer coisa :)
EliminarFicou muito bonita, nunca comi mas estou tentada.
ResponderEliminarBom fim de semana
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html