Como sabem estou na terra do meu pai. Tenho aproveitado bastante para ir adiantando coisas da tese (tem de ser!), para ler (e alterar novamente o 1º lugar dos meus livros preferidos), dormir, passear e... não fazer nada. Absolutamente nada. Para ficar sentada na esplanada sem fazer mais nada que não apenas conversar e olhar para o que se passa à volta. Adoro viajar, e quem me dera ter dinheiro para viajar muito mais mas... para descansar, descansar a sério, tenho de vir para Trás-os-Montes. Descansar para mim é dormir a sesta, um livro, cevada no café e amendoins. E estou feliz. Não preciso de mais nada!
Mas também sou muito feliz a comer sardinhas. E como é costume decidimos fazer uma sardinhada entre os vizinhos. Ficámos encarregues de levar a sobremesa, mas a imaginação não era muita e os ingredientes ainda menos. No frigorífico estavam iogurtes que a minha avó se esqueceu cá (e aqui em casa toda a gente detesta iogurtes, o que tornava este facto problemático), por isso o meu cunhado sugeriu: e se fizessemos bolo de iogurte?
Sem perspetivas de um futuro risonho, felizmente acabaram num delicioso bolinho!
A mesa já posta...
... à espera das sardinhas que não tardaram a chegar!
E eu tenho de vos confessar uma coisa: apesar de detestar iogurtes (exceção aos de soja naturais e, para mal dos meus pecados que me atrevi a provar uma vez, os Gregos naturais) gosto bastante de bolo de iogurte. Mas aquilo leva ovos que se farta, o que juntamente com o óleo torna a receita muito pouco apetecível. Decidimos assim cortar nos ovos e juntar-lhe farinha maizena, o que tornou o que era para ser um bolo simples de iogurte num bolo de maracujá fofo, leve e delicioso. Muito, muito bom. Tão bom que tinha de partilhar a receita com vocês!
Ingredientes:
8 ovos
2 iogurtes Danio de Maracujá
4 copos do iogurte de açúcar
2 copos do iogurte de óleo
3 copos do iogurte de farinha de trigo
1 copo do iogurte de farinha maizena
4 c. chá de fermento
Modo de fazer:
Bater as claras em casatelo. Bater as gemas com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Juntar o óleo. Bater. Juntar os iogurtes. Bater. Juntar as farinhas peneiradas e envolver com uma colher de pau. Juntar as claras em castelo e envolver também com a coler de pau. Juntar o fermento e mexer bem.
Levar numa forma untada e enfarinhada a 180ºC durante cerca de 40 min (fazer o teste do palito).
Já está!
Rende cerca de 18 fatias
Cerca de 349 kcal/fatia
Um bolo de iogurte diferente :) Deve ficar uma delicia com esse iogurte maravilhoso :)
ResponderEliminar-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-
Bah, o iogurte tem muito pouco de maravilhoso (pelo menos para mim!) mas o bolo ficou bem bom :P (mas também eu, verdade seja dita, como vocês podem confirmar pelos meus comentários às minhas próprias receitas, sou uma boca bastante fácil de contentar!). Beijinhos*
EliminarAcabei de devorar um Danio de morango, se tivesse visitado antes seu blog, guardaria para este bolo!!!
ResponderEliminarHmmmm...As sardinhas...Como eu amo!!!!
Beijos! =)
Olha! Com Danio de Morango também não deve ficar nada mal!
EliminarPode ser que um dia se combine uma sardinhada entre blogueiros, isso é que era! :P Beijinhos*