terça-feira, 27 de setembro de 2011

Onigiris


Vi esta receita aqui e decidi logo que tinha de experimentar assim que pudesse. Com o meu horário qu quase parece pós laboral, e como há um dia em que sós saio às 21h (o que significa não estar em casa antes das 22h...) tenho de arranjar jantar, e comer sandes não faz muito meu estilo. Os onigiris parecem quase uma sandes, mas de arroz, o que me agrada muito mais. E consegue-se comer aquilo em 10 minutos, que era o que me interessava. Portanto aqui vai a receita, à qual juntei o meu cunho pessoal, como não podia deixar de ser.

Ingredientes
2 chávenas de arroz para sushi
1 chávenas e 1/4 de água (para o arroz. Aqui eu juntei mais porque já se tinha evaporado a água e o arroz ainda estava cru. Não sei se fiz bem, foi a primeira vez que cozinhei arroz para sushi, mas como soube bem acho que posso dar a experiência por bem sucedida)
Molho de soja
Salmão fumado e milho cozido para rechear
Alga Nori (a do sushi)

Modo de fazer: A primeira parte, que é a que dá mais trabalho, é lavar o arroz. Colocar o arroz num recipiente, cobrir com água e mexer. A água fica branca, quase tipo leite. Despejar a água e repetir o processo umas três vezes. Depois, com pouca água esfrega-se o arroz com as palmas das mãos ("como se o estivessemos a polir"). Juntar água como à bocado até a água sair limpa. Despejar o arroz para um escorredor e deixar aí durante 30 minutos. Depois desse tempo, colocar o arroz numa panela com as chávenas de água e levar ao frigorifico durante uma hora. O arroz vai absorver grande parte da água. Levar depois ao lume a ferver um minuto, tapado, e depois baixar para lume baixo (isto no meu caso, porque a água não parava de ferver e ia sendo catastrófico, mas na receita de onde tirei o blogue esta parte está ligeiramente diferente) até o arroz estar cozido e a água se ter evaporado por completo. Aqui inventei porque achei que ia fazer o arroz saber melhor, então juntei molho de soja enquanto ia mexendo (se algum japonês um dia ler isto é capaz de se passar, mas não tratei definitivamente este arroz com etiquetas...). E pronto, a parte chata já está, agora é a parte divertida: rechear os onigiris!
Forrar o interior de uma chávena com pelicula aderente (cuidado para deixarem muita margem de pelicula aderente do lado de fora de chávena). Colocar o arroz até encher quase a chávena. Com o cabo de um colher de pau fiz um buraco ao centro e alarguei um pouco para os lados, para conseguir pôr muito recheio (era o meu jantar, e eu sou mulher de muito alimento). Forrei o buraco com salmão e enchi de milho. Cobrir com mais arroz.


O onigiri coberto, antes de o moldarmos

Pegar nas margens de pelicula e enrolar de forma a ficar uma bola de arroz. Dar a forma desejada - eu dei em forma de triangulo. Deixar arrefecer e colocar no frigorifico até consumir. Na altura em que os forem comer, colocar um bocadinho de alga nori para lhe puderem pegar. Eu pus antes de ir para a faculdade e voltei a embrulhar com pelicula aderente. A alga ficou um pouco mole mas até gosto mais dela assim. Bom apetite!

Cá estão as bolinhas de arroz a arrefecer

Nota: em vez de molho de soja podem pôr sal, e podem recehar com o que vos apetecer, ou nem rechear, sequer. A minha irmã recheou com atum, mas eu acho que fica horrível. É ao gosto de cada um, liberdade total! As fotos que tirei foi da primeira experiência, sem molho de soja. Eu gosto mais com molho de soja, mas a minha irmã... como sempre, prefere da outra maneira. Os da foto foram ainda recheados com milho e couve roxa, mas para mim ficam bons é com salmão e milho, ou só com salmão.

Dificuldade média
Demorado
Económico

2 comentários:

  1. Ficaram com bom aspecto apesar de teres cozido o arroz de forma diferente xD Eu também quando li todos aqueles passos fiquei numa de.. "é só arroz!" mas acabei por segui-los e como correu bem... Por acaso tenho que fazer mais, que já não tenho muitos ^^

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Aquilo era etiqueta a mais para o meu espírito agitado... faz-me falta a tradicional paciência japonesa! Mas como também não sou muito exigente, para mim estão óptimos! Também tenho de fazer mais, que os últimos comeram-se num instante...

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!