segunda-feira, 23 de abril de 2012

Pão de Ló com recheio de doce de leite

Semana santa deveria ser altura de sacrifícios e privações, mas a nossa semana santa é sempre passada na terra: uma semana inteirinha de almoços e jantares em família (agora vou comer à tua casa, agora vens tu comer à minha e andamos assim...), em que toda a gente capricha no menu. Este bolo foi feito para um desses almoços pré-páscoa, feito só com coisas boas e que se comeu sem o mínimo sacrifício...

A receita tirei daqui (passem por lá, todas as receitas têm um aspecto delicioso, apetece-me sempre experimentar todas!). Tive de eliminar a massa folhada porque não havia à venda no supermercado a massa folhada já feita, e se há coisa que não estou disposta a fazer na cozinha é massa folhada (andei a pesquisar e todas as receitas me parecem terrivelmente difíceis. Estou aberta a sugestões de massa folhada caseira fácil e rápida de fazer! Existe tal coisa?). Ficou um bolo muito fofinho, como um pão de ló deve ser (o facto de ter um forno eléctrico na terra, com temperaturas, cronómetro e ventoinha a distribuir uniformemente o calor ajudou ao sucesso).
Mas vamos à receitinha:

Ingredientes:
Bolo
4 ovos
1 chávena de açúcar
2 chávenas de farinha
1 chávena de leite
1 c. sobremesa fermento em pó

Recheio
1 lata leite condensado cozido (doce de leite)

Cobertura:
Açúcar em pó
Canela

Modo de fazer: Bater as claras em castelo. Acrescentar as gemas uma a uma, o açúcar e a farinha intercalada com o leite, batendo sempre com a batedeira. Acrescentar o fermento por último e mexer com uma colher de pau. Despejar numa forma untada com margarina e farinha e levar a forno pré-aquecido. Ir fazendo o teste do palito - quando estiver cozido esperar que arrefeça para desenformar e recehear.

Para o recheio, mexi com uma colher o leite condensado cozido e espalhei pela metade do bolo. Cobri com a outra metade do bolo e polvilhei com açúcar em pó. Recortei uma flor numa folha de papel, coloquei com jeitinho em cima do açúcar, sem calcer, e polvilhei com canela em pó. Tirei a folha com jeitinho e voilá!




Mnham! Vai uma fatia?
 A primeira foto ficou muito escura, porque foi inteligentemente tirada na garagem... 

5 comentários:

  1. Que bolo guloso!
    Especialmente por conta do recheio de leite condensado. Podias ter usado leite condensado de soja. É tão fácil fazer caseiro. Ora espreita aqui: Vários de soja e de aveia.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão Rute, sinceramente, nunca me tinha passado pela cabeça fazer leite condensado caseiro... muito menos de soja! Convenceste-me com o "sabe a caramelos de leite" e claro, com a preparação, que parece de facto muito fácil.
    Beijinhos e obrigada pela sugestão*

    ResponderEliminar
  3. E eu com uma lata de doce de leite ali perdida no armário...

    ResponderEliminar
  4. Ia uma fatia ia :) Deve ser uma delicia!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!