domingo, 16 de setembro de 2012

BCAP - Leituras Ressonantes



Para não variar, e à semelhança de todas as outras fases da Blogagem Colectiva Amor aos Pedaços (para quem é novo por este blogue, clicar aqui para ler as fases anteriores), vou publicar atrasada. E desta vez nem posso dar a desculpa da faculdade, porque ainda estou de férias (até hoje à meia noite). A desculpa é outra: não me apetecia escrever novamente sobre culinária. Queria algo mais meu e sobre uma coisa que gosto ainda mais (é verdade, ainda mais!) do que cozinhar: ler. E entre tantos livros que tenho (tantos, tantos...) mais o que já li porque me emprestaram ou requisitei na biblioteca, não sabia o que escolher. Já espreitei na página da Rute e vi que os livros já foram abordados noutro blogue, e peço desculpa por isso. Vou tentar não me focar tanto nos livros, e mais no acto da leitura. E o mesmo tema dá sempre publicações diferentes, portanto espero que gostem da partilha!

1ª Fase - Encantamento
Duas prateleiras das minhas estantes estão dedicadas aos livros de quando era pequena. O meu favorito era (e continua a sê-lo) um chamado "Um tesouro de Contos de fadas". As imagens, as letras, as histórias, o cheirinho das folhas... é puro encantamento de se ler! Do princípio ao fim! Também saliento os livros da Anita, cuja colecção me ocupa um bom espaço da prateleira, entre os comprados especialmente para mim e para a minha irmã e os herdados da mãe. Não podia também deixar de falar do conjunto de livros "O meu pequeno cofre de contos Grimm", oferecidos pela minha madrinha EXCLUSIVAMENTE a mim (esta parte só quem é gémeo consegue entender!) e que guardo com carinho e devoção que guardaria a mais estimada relíquia. Todos eles são encantamento instantâneo, úteis ainda hoje para me animar nos momentos mais "desencantadores" da vida. As minhas horas de deitar quando era pequena eram privilegiadas, sem dúvida.


2ª Fase - Desencantamento
Aqui vou falar dos livros que ainda não consegui ler, ou que li e que no fim nem sei bem como consegui ler até ao fim (peço desculpa a quem goste, gostos são mesmo assim!). São os únicos livros desta publicação que aconselho que NÃO LEIAM). Em primeiro lugar, todos os livros do Nicholas Sparks. Eu não li os livros todos (só li uns três ou quatro, o que até já é demais), e foi na minha fase de entrada na adolescência, quando ainda lia tudo o que me aparecia à frente (tinha muito tempo livre, ou pelo menos mais do que tenho agora). São mesmo mauzinhos. Mas o facto é que vendem, e eu própria os li, portanto... Outro livro que está na prateleira há anos e que até me custa a crer não gostar dele, é o "Rio das Flores", do Miguel Sousa Tavares. Não sei porque não o consigo ler, mas não consigo mesmo. Não gosto mesmo nada. Já li a contracapa (coisa que raramente faço) e parece uma história interessante, mas li apenas o primeiro capítulo, e a bocejar. E tenho de acabar esta secção com a saga "Twilight", oferecida pela minha avó (tenho dois exemplares da saga). Não há paciência para ler sobre vampiros que brilham. Vampiros comem donzelas indefesas e morrem com o sol, certo? Ok.



3ª Fase - Esperança
Nesta fase vou pôr os livros que quero ler, que já estão em lista de espera na minha prateleira, que penso que vou gostar mas que ainda não encontrei o momento certo para os ler. São eles "O Conde de Monte Cristo", do Alexandre Dumas, e "Os Miseráveis", do Vítor Hugo. Estes são os meus calhamaços que quero ler alongo prazo. A curto prazo (ou seja, ainda este ano) quero ver se leio os "Cem anos de solidão" do Gabriel Garcia Marquez (nunca li nada dele e a minha prima Silvie disse que foi o único livro que leu duas vezes, o que me deixou curiosa) e "Servidão Humana", do meu querido Maugham.



4ª Fase - Questionamento
Esta fase é difícil, mas vou tentar incluir livros que me fizeram "pensar". Isto é um bocado parvo, até, porque todos os livros me fizeram pensar, mesmo os mais tolos. Todos os livros têm lugar no seu contexto, e dizer que um livro é bom porque "faz pensar" não é um bom argumento para nos levar a ler seja o que for. Daí que os livros que vou incluir aqui, apesar de não serem os meus preferidos, fizeram-me pensar na altura em que os li e que me marcaram à sua maneira porque foram lidos naquele contexto. São eles "Coração", de Edmundo de Amicis (já o li há anos...), "Memórias de uma gueixa", de Arthur Golden, e "A vida na porta do frigorífico", de Alice Kuipers (constituído apenas por mensagens em post-its na porta do frigorífico). E claro, a "Biblia", fiel companheira de catequese, retiros, reflexões, orações e algumas leituras de cabeceira.



5ª Fase - Reintegração
Nesta fase vou incluir livros que já li incontáveis vezes, que quase sei de cor, e que sempre que os leio são como voltar a encontrar um velho amigo. E tenho de ler "aqueles" livros. Se me emprestassem outro exemplar do mesmo livro já não seria a mesma coisa. Não têm as folhas dobradas nas passagens favoritas, não têm o mesmo cheiro, não têm a fita cola nas lombadas... Enfim, manias. São eles a colecção do Harry Potter, de J. K. Rowling (durante grande parte da minha infância e adolescência quase que vivia para ler o próximo livro do Harry Potter), "Terra Bendita", de Pearl S. Buck (o 1º livro de uma fantástica trilogia sobre uma família de chineses e que aconselho a toda, toda a gente que leia pelo menos uma vez na vida) e, o meu livro favorito, mesmo mesmo, mesmo e a sério, e que ainda não foi destronado por mais nenhum, "O Fio da Navalha", de Sommerset Maugham. Adoro o escritor (a maneira dele escrever, claro, que infelizmente não o pude conhecer pessoalmente - o homem já estava morto e enterrado ainda antes da minha mãe nascer), e adoro o livro ainda mais. Às vezes até pego nele e leio uma página ao calhas. Valem todas a pena.



E pronto, espero que tenham gostado desta viagem nada culinária, mas muito minha. Sem comida de jeito a vida seria triste, mas sem um bom livro ao pé seria completamente impossível.

Nota: Consegui arranjar na net imagens dos livros nas edições que eu tenho ^^


9 comentários:

  1. O que é engraçado é que eu pensei que tinhas MESMO tirado fotos aos nossos livros (incluindo o cofre de contos, que dizes ser só teu --')
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Cofre de Contos é mesmo só meu, há provas documentais acerca disso :P

      Eliminar
  2. Eu peguei como diga os livros que citou e que ainda não li, porque devemos ter gostos parecidos de leitura, pois os livros que citou em sua fase desencanto, muito me desencata também! (rs*)
    Obrigada por particpar mais uma vez da BCAP!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luma! Devemos ter os gostos parecidos, sim :) Beijinhos*

      Eliminar
  3. Yupi, ainda postaste! Que bom! Fiquei feliz quando vi o teu comentário-aviso.
    Ai os livros da Anita acompanharam-me durante tanto tempo...
    Há uns meses atrás reparei na reedição desses livros e achei uma ideia brilhante.
    Fiquei curiosa com o "Terra Bendita".
    Adoro ler, portanto sugestões de livros nunca são demais. Mais vale do que ir às cegas e depois resultar num Desencanto ;)
    Super agradável a tua participação. Gosto da forma solta como escreves.
    Beijokinha. Obrigada por ainda ter aderido às ressonâncias.
    Rute

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rute! Se não fosses tu a lembrar-me...
      Terra Bendita é o primeiro de uma trilogia, que vale a pena ler do princípio ao fim. O que não significa que não resulte um desencanto para ti, não é?
      A minha maneira de escrever é mais descuidada que solta, acredita! Obrigada pelas tuas palavras. Beijinhos*

      Eliminar
  4. Ah, O Fio da Navalha é um dos meus preferidos também! Adorei o modo como Maugham escreve, mas, infelizmente, não me dei tão bem com "Servidão Humana". Adorei o modo como estruturou sua participação, e falar de livros é sempre bom.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luciano! Eu só li dois livros do Maugham (o Fio da Navalha e O Véu Pintado), mas estou desejosa de ler mais. Li apenas o inicio da servidão humana, que vinha no fim d'O Veu Pintado, para espicaçar a curiosidade - e resultou. Vamos lá ver se não resulta num desencantamento! Beijinhos*

      Eliminar
  5. Olá, querida Anouska
    Estive olhando nas livrarias dos aeroportos onde tive que passar neste mês por 4 vezes... pois cheguei hoje do Norte do Brasil e da fronteira boliviana... como se lê nos últimos tempos e as livrarias t~em um campo seguro no comércio!!!

    Belas escolhas vc fez!!!


    "Seja na grama molhada pelo orvalho
    O lugar não importa
    Estou a tua espera".
    (Selma)
    Bjs amorosos de paz

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!