quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Enroladinhos de Requeijão



Antes demais, peço desculpa pela ausência, mas a cozinha tem andado nesta última semana um pouco a meio gás. Andei a ver fotos do meu dia de anos e reparei que me faltavam ainda receitas para publicar (?!). Ainda por cima uma delas era dos enroladinhos de requeijão, que para além de deliciosos (já feitos uma vez há uns anos com um amigo nosso, quando nos reuníamos todas as sextas-feiras, mais ou menos, para ver um filme e comer coisinhas boas), são tradicionais de uma das três maiores festas judaicas: o Shavuot.

O Shavuot, pelo o que eu consegui apurar vagueando pela net, para quem não sabe (eu não sabia, e se quiserem continuar sem saber podem seguir logo directamente para a receita, eu não me importo!), vem 50 dias após o Pessach (a saída do Egipto) e comemora a outorga da Torah (a bíblia judaica) a todo o povo judeu. Shavuot significa semanas em hebraico mas significa também juramento, uma vez que Deus e o povo judeu, através da Torah, juraram fidelidade um ao outro, formando o pacto duradouro de nunca se abandonarem um ao outro. No dia do Shavuot, é tradição comerem-se produtos lácteos, uma vez que a palavra "halav" ("leite" em hebraico) tem o valor de 40, o número de dias que Moisés passou no monte Sinai.

Receita original daqui.

Ingredientes: 
250 gr de margarina amolecida
250 gr de requeijão
300 gr de farinha de trigo
200 gr queijo fatiado (mozarela ou outro qualquer que derreta bem)
sal q.b.
1 gema

Modo de fazer: Misturar todos os ingredientes com as mãos (com excepção do queijo fatiado) até formar uma massa homogénea. Abrir com um rolo até formar um quadrado e dispor as fatias de mozarela em toda a superfície de massa. Enrolar como se fosse uma torta (torta no Brasil diz-se rocambole). Pincelar com a gema de ovo batida. Cozer em forno moderado durante 40 minutos. Ainda quente, partir em fatias.
Quentinhos, são de comer de chorar por mais!

2 comentários:

  1. Até eu estou aqui a desejar comer essa delicia Anouka, adorei!! vou levar a receita para fazer em casa!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Olá Linda.
    Vim lembrar que hoje é o último dia da 6ªfase. Mas se quiseres deixar para fazer nas calmas, amanhã, não tem problema.
    Aguardamos o teu ressoar BC Amor aos Pedaços. Brinda-nos com ressonâncias às fatias.
    Por falar em fatias...posso levar uma de enroladinho de requeijão? Dá água na boca essa foto.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!