quinta-feira, 14 de março de 2013

Bolo de frutas com sementes de papoila



Todos os 2ºs sábados de cada mês temos na minha paróquia uma oração ao estilo de Taizé, seguida de chá e bolo. Esta semana que passou, levei um bolo inventado por mim, à pressa, porque me apetecia um bolo a saber a tutti-frutti que servisse de pretexto para utilizar as sementes de papoila que já tinha comprado à mais de um mês. Eu gostei muito!

ADENDA: A minha irmã obrigou-me a corrigir este "Eu gostei muito", porque disse que não fazia jus a este bolo, e acrescentar que é dos melhores bolos que tenho no blogue XD Não sei se concorde, pois não sou muito exigente nos bolos e no geral ficou satisfeita com a maioria dos bolos, mas para quem goste de bolos docinhos e que pareça que estamos a comer fruta com sabor a bolo (e não bolo a saber a frutas) concordo que é uma autêntica perdição!
Pronto Alexandra, está melhor assim? ;)

Ingredientes:
2 cháv. açúcar
2 cháv. farinha
1 c. sopa fermento em pó
4 ovos
1 maçã
1 pêra
raspa e sumo de 2 limões pequenos
raspa e sumo de 1 laranja grande
2 c. sopa de sementes de papoila

Modo de fazer: Descascar a maça e a pêra e ralar com a ajuda de um ralador (limitei-me a partir a pêra em pedacinhos, por estar muito mole). Bater os ovos com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Juntar o sumo e a raspa dos limões e da laranja e as sementes de papoila. Bater. Peneirar a farinha juntamente com o fermento, adicionar à mistura e envolver bem com uma colher de pau. Levar ao forno numa forma untada e enfarinhada por 180ºC durante 40 min, ou até o bolo estar completamente cozido (fiz o teste do palito).


A fatia da vergonha (aquela que toda a gente quer, mas toda a gente tem vergonha de tirar!). Também vos acontece, quando levam bolos para algum lado? Esta teve de pedir para ser devorada!

3 comentários:

  1. Deve ser bem saboroso este bolo! :)

    Realmente última fatia ninguém quer comer ;) para não passar por guloso! :D

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Eu não tenho vergonha, posso comer a última fatia.
    Bom fim de semana, kiss
    Susana

    ResponderEliminar
  3. Está sim! Foi dos melhores bolos que comi, super docinho, sabia a sorvete!
    Tava super bom, apetece-me comer mais!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!