quinta-feira, 11 de julho de 2013

2 anos do Mãos de Manteiga e relato da minha 1ª experiência culinária!



Confesso que já me ia esquecendo que era hoje! E desta vez nem posso dar a desculpa das aulas e dos exames, que tenho estado de férias... É a minha cabeça de alho chocho (a mesma que me impediu de comemorar a 100ª publicação, como tanto queria!).

Faz hoje 2 anos que criava o Mãos de Manteiga. Lembro-me perfeitamente de estar a chegar a casa, vinda sei lá de onde, e pensar que seria giro criar um blogue com as receitas que ia experimentando. Fotos ao que ia fazendo já eu tirava (manias!), e seria interessante partilhar as minhas criações com a restante blogosfera.

A primeira receita que publiquei foi os deliciosos Falafel. Por esta publicação se vê a minha evolução na cozinha: este falafel, cuja receita que ainda hoje faço é exactamente igual, não tem nada a ver com o que faço agora! O da foto está hediondo! E os acompanhamentos super aborrecidos: alface partida aos bocados, milho sem nenhum twist especial. Mas por outro lado, continua a ser das minhas receitas preferidas, e a minha paixão pela gastronomia e cultura israelitas aumenta cada vez mais. O que só prova que por muito que as coisas mudem, nos mantemos sempre fiéis ao nosso original :)

Que horror!
Durante estes dois anos aprendi imenso com vocês. Apesar de em comparação com outros blogues ser um blogue pequenino (com os meus fiéis 57 seguidores que me continuam a parecer tantos em comparação com os que esperava ter!), poucas vezes actualizado (pelo menos, não tão frequentemente como desejaria), as fotos não serem nada de extraordinário, a condizer com as receitas, simples, fáceis, feitas à pressa. Felizmente, todo o carinho que deposito neste cantinho e nas receitas que vou experimentando vem-me em duplicado nos vossos comentários, partilhas e carinho. Nestes dois anos de blogue, não tive um único troll, um único comentário menos agradável. Obrigada a todos vocês pelo carinho, partilhas e apoio. Sem vocês, este blogue seria como a alface que serviu de acompanhamento ao falafel da minha primeira publicação: murcho e completamente sem graça! Sou uma sortuda por vos ter desse lado :)

E agora, para vos incentivar à partilha de experiências culinárias para o passatempo do segundo aniversário do blogue (para verem como participar, cliquem aqui), que consistente essencialmente em contarem como foi a vossa primeira experiência culinária e em que consistia, vou também contar a minha!

Podia ter sido qualquer coisa assim, mas a minha mãe nunca teve grande jeito para brincar às donas de casa dos anos 50!
A minha primeira experiência culinária propriamente dita foi arroz de marisco. Uns começam com bifes, outros com arroz, outros com ovos mexidos, mas a minha começou à grande é à francesa com arroz de marisco, tinha eu uns 9 ou 10 anos. Claro que antes já tinha ajudado a minha mãe numa coisa ou outra, rapado muitas sobras de massa de bolo, amassado pãezinhos, aquecido leite para cereais, mexido qualquer coisa, mas nunca nada a sério - e sozinha!

A minha experiência culinária da altura, mais coisa menos coisa
Dizem que a necessidade é a mãe de toda sabedorias e este adágio aplica-se na perfeição ao meu caso: tudo começou com uma tendinite do meu pai que o pôs completamente inútil cerca de um mês. Nem vestir-se sozinho conseguia. A minha mãe na altura ainda tinha o café e estava fora de casa das 6h às 20h, e tivemos de nos desenrascar. 

Como bem dizia o falecido Gusteau "tout le monde peut cuisiner" e eu, como se veria, também não era excepção!

Não sei porque decidimos fazer arroz de marisco à noite, porque só costumamos jantar sopa e pão com qualquer coisa (e já na altura era assim) mas a ideia devia ser para comermos no dia a seguir (olhando para trás, talvez o meu pai quisesse assegurar tempo para arranjar um plano B caso nos saíssemos mal). Nem sei porque é que o meu pai escolheu uma coisa tão dificil para nós cozinharmos, também, mas a verdade é que sempre gostámos muito de arroz de marisco, e se tivesse começado com bifes e arroz (coisa que já na altura não puxava muito por mim) não seria a mesma coisa!

Poucas coisas são mais aborrecidas que bife com arroz. A não ser, claro, a minha sempre odiada "carne com massa"! O que eu deteste carne com massa, meu Deus!
Lembro-me perfeitamente, eu e a minha irmã na cozinha, e o meu pai atrás: "agora corta a cebola... assim aos quadradinhos, agora vai buscar uma folha de louro, agora encaixa assim a varinha mágica, cuidado não se cortem, agora levantem o lume, agora ponham mais baixo..." E nós todas contentes, a sentirmo-nos gente grande, todas orgulhosas de termos sido nós a fazer o arroz de marisco, do principio ao fim. A minha mãe diz que nem queria acreditar que aquele cheirinho que se sentia nas escadas do prédio vinha de nossa casa, e lembro-me que contou o feito durante muito tempo a toda a gente que tivesse paciência de a ouvir. 

Apesar do orgulho da minha mãe, o nosso arroz de marisco não era nada deste género, não fiquem já a pensar que fui um prodígio precoce!
E se a minha primeira experiência culinária correu impecavelmente bem (também não havia grande espaço para correr mal, com o meu pai atrás a dizer-me exactamente o que tinha de fazer!) as que se seguiram deixavam às vezes muito a desejar: era o arroz cozido que não havia meio de me sair bem (ora cru de mais, ora cozido demais, ora pegado ao tacho: ainda hoje, é das coisas que mais detesto fazer, faço sempre arroz na panela do microondas!); os ovos mexidos queimados porque em vez de desligar o lume o punha no mínimo, os cremes que talhavam; os bolos com fermento a mais, que queimavam, que pegavam à forma, que cresciam mais de um lado que do outro (que ficavam com "mamas"!), que coziam mal ao centro; o esparregado que sabia mal porque tentei disfarçar o queimado com açúcar (que raio de ideias!); a comida a mais para tacho de menos; o bolo de chocolate que ainda estou a tentar que me saia húmido como todo o bom bolo de chocolate deve ser... Havia ainda um fenómeno interessante, que era quando tentava cozinhar alguma coisa para o meu amigo Ruben - saía sempre mal! Não sei se ele chegou a comer alguma coisa que me tivesse saído como deve ser, devia ser uma espécie de karma!

Pois, eu também, mas às vezes acontece!
 Ainda hoje me acontece com cada desastre de me fazer corar até à raiz dos cabelos, mas é mesmo assim, e só não acontece a quem não cozinha! Por este lado há experiências que correm muito bem, e outras que são autênticos desastres, mas no fim o saldo é sempre positivo.

Às vezes, é assim que me sinto por dentro enquanto cozinho. Quando tudo corre mesmo muito mal, é assim que estou por fora também!
E vocês? Quero saber as vossas primeiras experiências! É um dois em um: para além de irem desenterrar memórias e partilhá-las, o que pelo menos para mim é quase sempre uma tarefa agradável e reconfortante, ainda podem ganhar o livro 100 Melhores Alimentos para se Manter Jovem, que me está a deixar cheia de inveja pelo futuro vencedor :)
Que inveja!!!

Participem!!!

5 comentários:

  1. Oh Ana, lembro-me tão bem!! E a partir daí fazia-mos muitas vezes arroz de marisco, por ser a unica coisa que sabiamos fazer! Depois o pai ensinou-nos a fazer frango estufado (ou guisado, nunca sei a diferença) com sopa de cebola... tudo coisas que eu agora nem gosto muito, mas que na altura me sabiam maravilhosamente! :)
    E eu gosto de acompanhar o falafel com milho e alface, assim, simplesmente. É bom :)

    ResponderEliminar
  2. Que história tão bonita :) Eu vou participar no teu desafio, até porque me lembro muito bem da minha experiência culinária! :D

    E sim, todos temos os nossos desastres. Às vezes eu tenho cada um que mais parecem dois :P

    Parabéns pelos dois anos do blog :D

    Beijinhos e tem um bom dia :D

    ResponderEliminar
  3. Olá Anouska:)

    Parabéns pelo 2º aniversário e o meu desejo é que o celebres por muitos mais anos sempre com receitas deliciosas - algumas diferentes das que estou habituada a comer, mas acho que igualmente deliciosas - e com muito sucesso.
    Gostei muito do relato da tua primeira experiência culinária e só digo que arriscaste mas pelos vistos saíste bem. A minha primeira experiência foi arroz simples que ficou tão cozido e melado que ninguém conseguiu comer - um desperdício):

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo aniversário! não conhecia o blogue e já estou a seguir.
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá Anouska: parabéns pelo aniversário do teu blog. Que venham muitos mais.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!