quinta-feira, 18 de julho de 2013

Bolo/Muffins de casca de banana com cobertura de chocolate caramelizado


Assim que soube do passatempo no blogue Cozinhar sem Lactose, soube logo que tinha de fazer esta receita! A primeira vez que a fiz (há alguns anos, já!) não correu como planeei, porque fiz também a cobertura com as bananas e ficou demasiado enjoativo. Era a oportunidade perfeita para "fazer as pazes" com este bolo.


Aproveitar as cascas da banana pode parecer estranho, mas é uma boa ideia, porque fica um bolo delicioso (tornou-se o nosso bolo preferido, de longe!!!), húmido e apenas com um leve sabor a banana. E se não disserem o que leva, ninguém vai desconfiar ;)


Outro ingrediente original é o pão ralado - sim, porque este bolo não leva farinha. Um bolo sem farinha e com casca de banana! Quem havia de dizer que ficaria tão delicioso?


Tirei a receita daqui, mas não fiz a cobertura de banana e juntei-lhe chocolate branco por cima, que caramelizou no forno tornando o bolo irresistível! Com esta massa, fiz um bolo tipo bolo inglês e 5 muffins, porque a ideia era congelar o bolo, mas os muffins revelaram-se tão bons que mudei logo de ideias (e, apesar de só ter sido feito ontem à noite, tenho de confessar que já está quase todo comido).



Ingredientes
400 gr de açúcar
240 gr de pão ralado
4 dl de leite de soja
4 cascas de banana médias (conforme forem comendo as bananas, guardem as cascas num saco no congelador. Ficam negras e feias da oxidação e do gelo, mas estão óptimas na mesma!)
2 ovos
2 c. sopa de margarina
1 c. sopa de fermento em pó
180 gr de chocolate branco (ou preto, sem lactose)

Modo de fazer:
Separar as claras das gemas. Bater as claras em castelo e reservar. Cortar o chocolate branco em pedacinhos não muito pequenos.


Num liquidificador, misturar a margarina com o açúcar, as gemas, o leite e as cascas de banana. Juntar esta mistura ao pão ralado e bater bem com a batedeira.

O aspeto neste momento não é muito apelativo, mas não se deixem enganar pelas aparências!
Juntar as claras em castelo e envolver. Despejar para as formas e cobrir generosamente com os bocados de chocolate branco (esqueci-me de tirar fotos a esta parte!). Levar a cozer durante 40 min no forno a 150ºC. Esperar que amorne, desenformar e servir quando estiver arrefecido. 

Espero que gostes!





13 comentários:

  1. Hmmm, que maravilha! Adoro estas receitas com cascas, são o máximo! E é de facto muito original! Obrigada pela participação! Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. :D

    De facto bem original este bolinho! Têm um aspecto fantástico! O interior é lindo!

    Foi uma bela adaptação :)

    Onde compraste o chocolate branco sem lactose? Eu nunca vi pelos super onde moro, mas também tenho curiosidade em comprar!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marlene! Obrigada :)
      Está ali uma virgula a mais que pode induzir em erro, o "sem lactose" era para o chocolate preto. Também nunca vi à venda chocolate branco sem lactose (mas confesso que nunca andei ferranhamente à procura!), nem sei se existe.
      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Nunca fiz nada com casca de banana, até porque confesso que banana não é dos meus sabores preferidos (não é que não goste, mas também não amo de paixão!) ;) Tenho de experimentar esta receita :)

    Beijinhos e tem um bom dia :)

    ResponderEliminar
  4. Olá:)

    Confesso que pelo aspecto fantástico e delicioso não diria que é feito com casca de banana. É incrível!
    Vou tentar experimentar porque acho que vale a pena e certamente vou ficar surpreendida:)

    *Vou tentar participar no teu passatempo, a ver se consigo:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. A primeira vez que fizeste o bolo foi uma experiência traumatizante! Estava horrível, intragável, uma porcaria! Quando disseste que o ias fazer outra vez pensei que estavas louca... nem queria provar nem nada... Mas ainda bem que o fiz! O meu bolo favorito de todos! O melhor! O chocolate branco por cima fez TODA a diferença! À primeira dentada fiquei apaixonada! Só que me lembrar começo a salivar... Tens de o fazer de novo!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Este bolo,pelos ingredientes que leva, é muitíssimo original. Embora não morra de amores por banana, em bolos até gosto e este ,com as cascas, tem um aspeto delicioso ,húmido e denso tal como eu gosto. Adorei esta receita tão diferente.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu percebo, eu e a banana também não somos as melhores amigas, mas este bolo quase não sabe a banana, fica bastante húmido e com o chocolate por cima... é o meu bolo preferido de sempre!
      Não é muito denso, o aspecto da foto é enganador, é até bastante leve.
      Beijinhos e obrigada :)

      Eliminar
  7. Este bolo é uma maravilha! Eu odeio bolos de banana, e inclusivamente, odiava este bolo, por a primeira vez que a Ana o fez ter sido uma experiência desastrosa,e agora tornou-se no meu bolo favorito! E eu sou um bocado esquisita com bolos! Não dá para perceber que é feito nem com banana, nem com cascas de banana, nem nada que se pareça! Muito, muito bom!

    ResponderEliminar
  8. Hummm.... parece ótimo, agora, uma dúvida, os pães são ralados secos?? Uso pão dormido?? porque dependendo, muda a quantidade, o pão mais seco é mais leve!! Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luciana! :) O pão ralado é aquele de compra, seco!
      Se fizer em casa, pode torar no forno o pão duro e picá-lo na picadora.
      Beijinhos e obrigada pela visita!

      Eliminar

Obrigada pela visita!