segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Papas de aveia com canela passas, no microondas!



Gosto muito de papas de aveia, mas evitava fazer (e comer) porque demoravam algum tempo a cozinhar (quer dizer, mais tempo que fazer uma torrada e um chá!) e também porque achava ter calorias demais para um pequeno almoço (um tigela de papa de aveia com leite de soja, passas/pedacinhos de maçã e uma colherzinha de açúcar tem cerca de 330/350 kcal). Mas mesmo assim fazia de vez em quando - e comecei a reparar que quando comia papas de aveia ao pequeno almoço, sentia-me melhor, com menos frio (já vos contei que sou um bicho friorento, mesmo no pino de verão!), e acabava por sentir menos fome durante o dia.

Mas tinha de arranjar uma maneira de incluir a confecção das papas de aveia na minha rotina matinal, em que disponho sempre de pouco tempo. Foi assim que saíram as minhas papas de aveia de microondas, que se fazem em 3-4 minutos e ficam sempre bem.

Quentinhas, nestas manhãs cada vez mais frias, sabem-me pela vida

Ingredientes (1 pessoa)
2 c. sopa de aveia fina
1 1/2 c. chá de canela
1 c. chá de açúcar
Um punhado de passas
200 ml de leite de soja

Modo de fazer: Misturar a aveia com o açúcar e a canela na tigela onde vão comer a papa. Juntar o leite e levar ao micrrondas 3 minutos. Mexer com uma colher e, se a aveia ainda estiver um pouco rija, levar mais tempo ao microondas, 15s de cada vez, mexendo no fim de cada série, até fazer mais 1 minuto. Juntar as passas, mexer novamente e já está! 

A minha tigela, aqui ainda sem as passas!
Se não tiverem mesmo tempo, podem fazer na noite anterior os três minutos, guardar no frigorífico e no dia a seguir só precisa de estar mais um minuto no microondas.

Em vez de passas, podem juntar quadradinhos de maçã, sendo que nesse caso, em vez de os juntarem no fim, levam-nos ao microondas juntamente com a aveia.

Bom apetite!

11 comentários:

  1. Humm adoro papas de aveia e adorei a ideia no microondas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Assim de facto poupa-se tempo e consegue-se desfrutar desta pequena maravilha :)
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que bom para o pequeno-almoço!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  4. Eu devo ser uma exagerada mas para 200ml de leite meto 5 c/sopa de aveia xD
    E sinceramente levo ao lume até começar a desprender-se das paredes da panela que é em 3 minutos na boca grande.
    às tantas estou a fazer tudo mal lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, deves estar a fazer tudo bem, mas como metes mais aveia engrossa mais rápido (mas a aveia deve ficar mais dura, penso eu). Como gosto da aveia completamente desfeita e as papas ralas, faço assim ;)
      Desde que fiquem boas, o processo não interessa muito!

      Eliminar
  5. Tem sido o meu pequeno almoço diário, ultimamente. Eu corto uma banana às rodelas e por cima junto as papas de aveia adoçadas com uma colherzinha de mel. Povilho com canela e voilá.
    É muito saciante, e para mim é quase como estar a comer arroz doce.

    ResponderEliminar
  6. Essa receita é uma bosta, explodiu-me tudo da taça no microondas :'(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL que pena que isso tenha acontecido, mas também me aconteceu uma vez. Para que isso não aconteça, experimenta colocar o microondas numa potencia mais baixa ir parando e mexendo com mais frequência (em vez dos 15s tenta de 10s em 10s). Boa sorte!

      Eliminar
  7. Faço diariamente (não explode no micro ondas!) deixo a marinar no dia anterior e é mais rápido e em dois minutos (1m paro, mexo e outro minuto) estão prontas a comer! (depois de deixar arrefecer um pouco) :)
    Fácil e rápido.

    ResponderEliminar
  8. LOL quem não sabe é como quem não vê :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!