sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Punheta de Bacalhau


A receita de hoje quase nem é receita, mas como é das minhas refeições preferidas decidi que era tempo de a partilhar com vocês. Além do mais tenho muitos visitantes de outros países, pode haver gente que não conheça e isso não pode ser! Uma coisa tão deliciosa (e fácil, e rápida) tem de correr mundo e chegar às massas.

A punheta de bacalhau (acho que o título deste post vai atrair a este meu cantinho muita gente cuja pesquisa não se debruçava especialmente sobre culinária, mas não há de ser nada) deve este nome, segundo diz aqui, ao facto de para desfiar o bacalhau se utilizar ambos os punhos (punho --> punheta, vem daí). Ainda pensei em dar a esta receita o nome de "Salada de Bacalhau" mas pareceu-me ainda mais esquisito do que chamar a receita pelo nome. Deve ser mais ou menos assim que se sente o Sr. Zé Panasca ou a Sra. Maria Coito (nomes inventados para apelidos que sei que existem!). Portanto aqui vai a receita da punheta de bacalhau, deliciosa, fresquinha, rápida de fazer. Adjetivos que ficam bem em qualquer receita, mas que assim de repente me fazem questionar se não seria melhor deixar o nome da receita como "Salada de Bacalhau"...

Ingredientes:
  • 2 postas de bacalhau pequenas, já demolhadas (podem usar bacalhau já desfiado, mais barato, ou ainda paloco que fica também muito bom!)
  • 2 tomates grandes
  • 1 cebola média
  • 3 c. sopa de azeite
  • 1 c. chá alho em pó

Modo de fazer: 
  1. Desfiar o bacalhau e livrar das espinhas. Reservar. (Sim, é bacalhau cru, mesmo. E não, não é esquisito, ou pelo menos é tão esquisito como presunto, salmão fumado ou qualquer peixe que se ponha no sushi). 
  2. Cortar os tomates às fatias e a cebola em meias luas. Juntar ao bacalhau.
  3. Temperar com o azeite e o alho em pó. Mexer muito bem e já está! Podem servir ainda com algumas azeitonas (não sou grande apreciadora) ou, como sugeriram os meus vizinhos ontem à noite, um bocadinho de colorau/paprika. Deve ficar bom!
2 pessoas
Cerca de 428 kcal/dose

E desse lado? São tão fãs desta receita quanto eu?

7 comentários:

  1. Realmente tem um nome nada apropriado, mas deve ser uma delicia :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto de receitas quase não receitas! São sempre coisas super simples, mas em que se pode confiar para uma refeição deliciosa. E são normalmente receitas dessas que guardam um lugar especial, uma recordação, um hábito ou uma solução de confiança para quando não há tempo para outras alternativas (e ir ao McDonald’s não conta!). Quando alguém posta uma receita simples é porque, normalmente, vale a pena :)
    (acho que tens razão, ainda ganhas seguidores :P o título deve soar bastante estranho nesse caso!)
    Fizeste-me lembrar de uma tradição (da qual não faço parte) de atribuir alcunhas na família da minha avó. Há cada um :P... haha
    Esta receita com um nome tão particular é uma fonte de problemas ;) mas «salada de bacalhau» não tem grande graça! Eu também não sou a maior fã de saladas, mas acho que não é só isso.
    Esta receita faz-me lembrar outra, que é uma mistela tradicional: ovos em pedaços, arroz branco, bacalhau desfiado, feijão miúdo, salsa, alho, azeite, vinagre... Não sei se é coisa mais regional, mas é bastante popular, pelo menos na minha família :P não como há imenso tempo, até acho que preferia comer cada coisa no seu cantinho do prato!
    Esse reparo foi mesmo em cheio, eu ainda acho muito estranho. Sei que não é como «sushi» e que não é um pedaço de bacalhau fresco cru, mas faz impressão... Ainda por cima por se dizzer «cru» e por ser habitual achar que o equivalente a uma posta de salmão crua do bacalhau é seco e salgado. Coitado do bicho... Mas pronto, é só um bocadiinho esquisito! :)
    Eu nunca comi, portanto não te sei dizer... Parece bem bom, mas não sou grande fã de tomate nem de bacalhau cru (desculpa, mas tinha de ser :P). Também não gosto muito de cebola crua. Nem de grandes misturas. Mas pelo que dizes acredito que seja muito bom e que acabaria por gostar do prato! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Avelã! Já tinha saudades tua e dos teus comentários :D
      Essa mistela de bacalhau, ovos, arros, etc. deve ser bastante boa! Gosto muito dos pratos em que se mistura tudo ^^ Cada coisa no seu cantinho não é comigo :P
      O bacalhau cru é uma questão de hábito, com o tempo deixa de ser assim tão estranho :P Mas se não és grande fã de tomate, cebola e bacalhau cru, não deve ser a melhor refeição para ti, não :P Mas quem sabe se experimentares não gostas? ;)
      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Confirmo. Vais receber visitas que ficarão decepcionadíssimas quando perceberem qual o conteúdo do teu post. Há já muito tempo, fiz um post que metia esta receita e foi giro ver quais os termos pesquizados que levaram ao meu blogue nos dias que se seguiram. Por acaso, não sabia que o bacalhau era cru. Pensava que cozia uns minutinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheh quando li o teu comentário fui ver os termos pesquisados e o mais estranho foi "negro deitado", de resto era tudo bastante inócuo :P Este cantinho é um cantinho de respeito!

      Eliminar
    2. 'negro deitado'... e, de repente, toda uma visualização me veio à mente...

      Bem, se foi só isso mesmo, estás com sorte ;)

      Eliminar

Obrigada pela visita!