terça-feira, 26 de agosto de 2014

Sopa de Tomate


Aqui vai a receita de uma das minhas sopas preferidas; a bela da sopa de tomate!

Já de mim adoro sopa quase de paixão (tanto que o meu jantar é, salvo exceções como festas e assim, composto apenas por sopa) e como sempre doses industriais dela (do género ficar com o ventre dilatado com a quantidade de água que meti de uma vez no bucho). Mas confesso que quando o jantar é sopa de tomate chega a uma certa altura que hesito se não deveria ir conferir a dose letal do tomate antes de repetir pela 4ª vez...


Isto é so para vos dizer o quanto eu gosto desta sopa. Aqui vai a receita, do mais simples que pode haver, para que vocês experimentem e me digam se partilham da mesma opinião!

Ingredientes
1 tomate grande, 2 médios e 5 pequenos (claro que podem fazer as respetivas equivalências!)
3 c. sopa de azeite
1 cebola grande
3 folhas de louro
2 ovos


Modo de fazer:

Cortar a cebola em meias luas. Levar a alourar com o azeite.

Tirar a casca aos tomates e parti-los em pedaços. Juntar à cebola refogada e deixar refogar uns minutinhos.


Juntar um pouco de água, retirar as folhas de louro e triturar tudo muito bem. Juntar mais água se necessário.


Bater os ovos e juntar em fio à sopa, mexendo com um garfo. Servir bem quentinho!

Mnham mnham mnham!

Rende cerca de 8 tigelas (para pessoas normais, claro, e não viciadas em sopa!)
Cerca de 89 kcal/tigela

P.S. Como a Catarina lembrou e muito bem, às vezes a sopa de tomate pode ficar muito ácida (principalmente se os tomates não são de época). Se isso acontecer, basta juntar à sopa 1 ou 2 pacotes de açúcar. A sopa não vai ficar doce e a acidez desaparece!

8 comentários:

  1. Tenho de experimentar este sopa! Adoro sopa de tomate e a que fiz ficou ácida :/
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, isso às vezes acontece! (ainda bem que me lembras, vou já rectificar o post!). Se isso acontecer (acontece quando os tomates começam a estar fora da época), junta 1 ou 2 pacotinhos de açúcar à sopa. A acidez desaparece logo e a sopa não fica doce :)

      Eliminar
  2. Adoro sopa de tomate, e assim caseira melhor ainda :) Excelente aspecto!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos não sou a única adepta da sopa de tomate :) Obrigada Diogo. Beijinhos*

      Eliminar
  3. Eu continuo a achar a sopa de tomate uma coisa um bocadiinho estranha. Ainda por cima associo a sopa fria e a molhar pão diretamente na sopa, duas coisas puníveis como ofensas graves. Ah, e sopa em pacotes tipo os de leite.
    Acho que nunca provei sequer sopa de tomate, só como de legumes mesmo :P ou ocasionalmente (é raro) um creme que faça (comi uns 2 ou 3 nos últimos anos :P). Acho que sou uma conservadora no que toca à sopa ;)
    Ainda por cima o tomate faz a sopa estragar-se muito mais rápido, e por aqui isso é inconcebível, porque a sopa é para vários dias E há uma espécie de tendência genética para fazer sopa que se estraga rápido por razões desconhecidas. Até fui procurar dicas para evitar isso, e fiquei farta de sopa de tomate só de ler que ele é o vilão da durabilidade da sopa. Mas pelos vistos a validade da sopa não é um assunto com que tenhas de te preocupar ;)
    Beem és mesmo fã de sopa! Eu acho que nunca fiquei cheia com sopa, até porque não gosto de a ter como único componente de uma refeição (é mais uma "entrada", para ser romântico ;) à falta de camarões :P)... Gosto muito dela, mas acho que realmente não te chego aos calcanhares quanto ao grau de amor platónico por sopa :)
    (Uma curiosidade: em criança não gostavas da BD da Mafalda, pois não?)
    Lembra-me uma história de um médico... Uma mulher estava de dieta e sempre a lamuriar-se por não emagrecer. "Fogo, eu ao jantar nem como nada, só mesmo sopinha! Como é que não perco peso?". Fazia uma panela grande de sopa que dava para 2 refeições e sentava-se a ver televisão enquanto comia a sopa sem tirar para um prato, diretamente da panela. "Também, é o meu jantar... Tenho de comer bem, que não como mais nada!"
    (Foi mesmo um médico que contou à minha avó, em jeito de prevenção de sabotagem de dieta por meio de overdose de sopa ;) claro que provavelmente não era só a sopa o problema, mas é uma lengalenga a que ela acha imensa graça :P já para não falar das especulações sobre a quantidade de batata, arroz e massa da sopa!)
    Já estava a ver o que eram esses fiinhos... Fiquei curiosa, ainda mais ao ver a imagem dela passada, homogénea... Ovos na sopa é mais um desafio para mim :P e até agora nem sabia bem como se punha!
    Eu sei que acabei de fazer um texto sobre o meu desagrado por sopa de tomate, MAS depois deste post até fiquei com vontade de experimentar (e estou a falar a sério, não é a "vontade de experimentar" politicamente correta dos comentários a blogs)... Vou guardar a receita :) quem sabe não é uma surpresa, incluindo o ovo e tudo! Agora que penso nisso pode bem ser uma revolução do mundo da sopa para toda a minha família (ok, só quem experimentar, mas chega) ;) de qualquer das maneiras já vi algumas opiniões sobre/receitas de sopa de tomate e ovos na sopa que me despertaram a curiosidade! Ainda por cima esta sopa em particular está com um aspeto mesmo delicioso :D


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brrr eu também nunca me atrevi a provar sopa fria (eu gosto de tudo a ferver!), sopa em pacotes e não sou grande fã de pão na sopa!
      Pois, eu não tenho nunca o problema da sopa se estragar :P Mas mesmo assim às vezes acontece! Principalmente nas que levam tomate e nabo, mas a gente resolveu esta questão bastante bem: se a sopa não se come em dois dias, congela-se! (Nunca li a BD da Mafalda! Porquê? Ela não gostava de sopa? :P )
      Ahahahah essa história faz-me lembrar a cara das pessoas quando lhes digo que ao jantar só como sopa :P Olham para mim de alto a baixo com as sobrancelhas levantadas (sou gordinha!), mas apresso-me a acrescentar que como uma quantidade de sopa suficiente para sustentar o meu corpinho :P Livro-me da culpa da batata, massa e arroz na sopa, pois não gosto de nenhum dos três nela (e evito comer isso à noite, senão ainda seria mais gorda eheh)
      A minha avó também faz a sopa de tomate assim, mas em vez de juntar os ovos em fio compra aqueles ovinhos que às vezes vêm com as galinhas para a canja, ou coze um ovo à parte e depis parte-o em pedacinhos para a sopa e fica também uma delícia :) mas eu prefiro assim com os ovinhos em fio, torna a sopa mais interessante a mastigar!
      Espero que experimentes e que gostes! Depois conta se gostaste ou não e as reações da tua família ;) Beijinhos grandes, muito obrigada!

      Eliminar

Obrigada pela visita!