sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Caramel Shortcake



Mais uma receita que experimentei fazer na festa cá da terra do meu pai (e uma receita desta é mesmo só nas festas!), mais uma retirada do blogue A culpa é das bolachas. Tenho dois documentos word no computador com o nome seguido dos links das receitas que quero experimentar (um para receitas doces, outro para receitas salgadas) e esta era uma das que queria experimentar há algum tempo. Ficaram umas bolachinhas deliciosas, que foram apreciadas especialmente pelo meu primo David. É a combinação da bolacha crocante com o caramelo pegajoso e o sabor do chocolate... irresistível para qualquer pessoa!

Ingredientes:
Base:
120 gr de manteiga
180 gr de farinha
60 gr açúcar amarelo

Caramelo:
160 gr açúcar amarelo
1 lata de leite condensado

Topping:
400 gr chocolate de culinária
50 gr de margarina

Modo de fazer: Comece por preparar a base: derreter a manteiga e juntar o açúcar e a farinha, mexendo bem. Forrar o fundo de uma forma de fundo amovível e levar ao forno durante 30 min a 180ºC. Deixar arrefecer.
Entretanto, prepare o caramelo: Misturar tudo num tacho e levar ao fogão mexendo sempre até engrossar e ficar acastanhado (leva algum tempo, que parece mais num dia de trinta e tal graus como era o caso, mas a persistência é a chave do sucesso!). Verter para dentro da forma. 
Por último, preparar o topping: derreter os ingredientes, mexer bem e colocar sobre o caramelo já arrefecido. Levar ao frigorífico até endurecer. Tirar do frigorífico e deixar ficar à temperatura ambiente para ser fácil de cortar em pequenos quadrados. Com um cafezinho, a seguir ao almoço, nem vos digo nada!

P.S. O aspecto pelas minhas fotos, enfim, é aquilo que se impõe (eu tirei exactamente 10 fotos a esta sobremesa, de vários ângulos e com várias luzes, mas começo a achar que o mal é mesmo falta de jeito para a fotografia, e não apenas falta de paciência...). Aconselho a seguirem o link da receita e verem as fotos do blogue do Diogo, que são mesmo de comer com os olhos!


1 comentário:

  1. Anouska, que delicia, eu tenho essa receita mas é com o nome de twix gigante, que tirei de um blog Brasileiro!!! é realmente muito bom, mas so para comer mesmo em festas!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!