Fazer peixe assado no forno é daquelas coisas que saem da minha cozinha quando acontecem duas situações: quando me apetece muito peixe assado no forno, e quando não tenho tempo!
O meu peixe assado é a coisa mais fácil de todos os tempos. É meter no forno e podemos no entretanto fazer outras coisas: fazer a tese, passar a ferro, fazer a tese, estender a roupa, fazer a tese, etc etc ;P
Talvez seja uma receia simples demais - tão simples que é quase uma "não" receita! Mas ultimamente ouço muitas vezes amigos e pessoas que eu conheço confessarem que são estas receitas simples e mais "tradicionais" que menos sabem fazer porque... não sabem a receita!
Talvez seja uma receia simples demais - tão simples que é quase uma "não" receita! Mas ultimamente ouço muitas vezes amigos e pessoas que eu conheço confessarem que são estas receitas simples e mais "tradicionais" que menos sabem fazer porque... não sabem a receita!
Portanto aqui vai a minha receita de peixe assado no forno. Simples, sem nada de mais, super rápida e super boa (pelo menos para mim, que sou pouco esquisita com peixe assado!)
Ingredientes:
- 1 dourada ou outro peixe para assar (este nem sei se era pargo mulato ou se era dourada, shame on me, mas são os peixes que mais gosto de assar. Peço na peixaria para mo arranjarem para assar e nem penso mais no assunto)
- 1 c. sopa de azeite
- 6 c. sopa de polpa de tomate
- 3 c. sopa de massa de pimentão
- 3 dentes de alho
- sal
- 2 copos de vinho branco
- 6 batatas pequenas para assar
- 1 cebola (o da foto não tem porque nesse dia me esqueci de pôr)
- 3 folhas de louro
Modo de fazer:
1 - Lavar bem as batatas e cortar em cubos. Reservar.
2 - Colocar o azeite no fundo de um tabuleiro de ir ao forno.
3 - Com as mãos, esfregar a dourada (ou outro peixe) com metade da polpa de tomate, metade da massa de pimentão, os dentes de alho picados e o sal Deitar a dourada no tabuleiro.
3 - Dispor as batatas à volta, bem como a cebola cortada em meias luas. Envolver as batatas e a cebola com o restante molho de tomate e massa de pimentão. Cobrir com as folhas de louro e regar com o vinho branco.
Cá está ele! Acho que era Dourada, mesmo. Desta vez esqueci-me da cebola e das folhas de louro, mas ficou bom na mesma XD
Mais fácil não há!
Para duas doses
Cerca de 683 kcal/dose
que aspeto maravilhoso adoro peixe no forno.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Somos duas ;)
EliminarO peixe que é apresentado na foto, é pargo mulato.
EliminarAdoro peixe assado! Eu fazia muitas vezes quando vivia com a minha mãe! Desde que me casei nunca mais o peixe assado teve o mesmo gostinho! Não sei porquê pois faço exatamente igual! Acho que o segredo devia estar no tabuleiro!! Esse tem muito bom aspeto! Beijinhos
ResponderEliminarFalta o miminho da mãe... :)
EliminarBeijinhos!
Que belo peixinho e que receita tão fácil! Gostei muito!
ResponderEliminarBjn
Márcia