segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Batatas "fritas": sem óleo!



Sou da opinião que não basta dizer a alguém (criança, obeso, etc etc) que deve comer certos alimentos e deixar de comer outros. A coisa não é assim tão simples! Tenho a sorte de a minha refeição favorita ser sardinhas assadas, detestar McDonald's e preferir mil vezes peixe a carne, mas nem sempre as pessoas são assim: muitas vezes a nossa comida favorita é um hamburguer com batatas fritas e a solução nunca pode ser deixar de comer aquilo (porque se fosse comigo e agora viesse por aí alguma autoridade da saúde dizer que as sardinhas assadas faziam mal, sei lá, ao colesterol, eu não era capaz de deixar de as comer. É o meu prato favorito, mesmo que fizesse mal)
Por isso gostava tanto daquele programa que dava na sicmulher (era na sicmulher, não era?), o "Em forma na cozinha" ("Cook Yourself Thin", no título original) que pegava nos pratos favoritos (e pouco saudáveis) das pessoas e transformava-os numa coisa mais saudável e igualmente deliciosa. O mesmo me ensinou a  minha avó em relação às batatas fritas: podem servir estas batatas à vontade como sendo batatas fritas que toda a gente acredita. Palavra de Mãos de Manteiga e de avó. Mais demoradas, mas sem o cheiro a fritos e com muito menos calorias e colesterol. 
Eu sei que a receita é simples (quase nem é receita, é mais sugestão!) mas também sei que muita gente desconhece esta maneira de preparar batatas, portanto aqui vai:

Ingredientes:
Batatas
Azeite

Modo de fazer: Untar um tabuleiro do forno com um pouco de azeite ou com papel manteiga (para ainda ser mais saudável!). Cortar as batatas aos palitinhos (as da foto estão em pedacinhos, podem fazer como quiserem: palitos, rodelas, etc... Aos pedacinhos demora mais tempo que aos palitos ou às rodelas), borrifá-las com o pouco de azeite e envolver. Dispor no tabuleiro (tentem que não fiquem sobrepostas) e levar a forno quente durante mais ou menos 40 minutos ou até ficarem estaladiças. De vez em quando ir mexendo/virando as batatas para ficarem estaladiças dos dois lados. Temperar de sal se gostarem e já está!

3 comentários:

  1. Gostei da ideia, e já agora dou uma também, eu raramente uso sal para temperar a comida, temos que cuidar do coração, no caso das batatas fritas uso alho em pó e pimenta preta (por vezes troco a pimenta por noz moscada). Está dada a sugestão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma óptima sugestão, nas batatas "fritas" costumo também juntar tomilho, e fica mesmo uma delicia! Beijinhos e brigada pela visita :)

      Eliminar

Obrigada pela visita!