domingo, 31 de agosto de 2014

Granola de Amêndoa, Courgette e Azeite


Depois do sucesso de bilheteira da Granola de Amendoim e Coco (que foi devorada em três tempos) decidi aventurar-me experimentando outras combinações. 


Desta vez, decidi experimentar com courgette, uma vez que tínhamos imensas para gastar. 


E não é que também esta ficou deliciosa? Acho que a moda das granolas veio para ficar!


Ingredientes
  • 2/3 cháv. trigo sarraceno
  • 1 2/3 aveia em flocos
  • 1/3 cháv. sementes de linhaça
  • 1/3 cháv. amêndoa em pedaços
  • 1/3 cháv. sementes de girassol
  • 1/2 cháv. courgette em puré (cozer courgette num pouco de água, deitar a água fora e triturar tudo muito bem com uma varinha mágica)
  • 1/2 cháv. água
  • 3 c. sopa de mel
  • 1 c. sopa de azeite
  • 1 c. sopa de canela

Modo de fazer:
  1. Levar ao lume a água, o mel, o azeite e a canela até o mel se dissolver. Reservar.
  2. Numa tigela misturar os restantes ingredientes Juntar a mistura de mel a esta mexendo com uma espátula de forma a envolver tudo muito bem.
  3. Dispor num tabuleiro forrado com papel manteiga e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 40 min, mexendo de 10 em 10 minutos. 
  4. Quando o tempo terminar, entreabrir a porta do forno e deixar arrefecer completamente antes de guardar ou comer (para a granola ficar estaladiça e deliciosa).

É deliciosa misturada com um iogurte de soja natural, fruta, com leite ou simplesmente sozinha! 

Rende 9 porções
Aprox. 258 kcal/porção

2 comentários:

  1. .
    Tu não gostas de marshmallows?! A partir de agora vou ter de te comentar às escondidas, senão a minha avó deserda-me. Achas que grão-de-bico é um bom nome de disfarce? Sempre os achei parecidos às avelãs :)
    (E talvez seja hereditário, mas eu também gosto bastante!)
    Eu também não como o marshmallow fluff, uso em receitas :) e é verdade que não andamos sincronizadas, MAS esta granola é capaz de ser um cachimbo da paz - e acho que a próxima receita que vou publicar também (é aquela que eu tinha dito, mesmo que as fotos não façam justiça - acho que tinhas razão, o mundo tem de sair das trevas :P tenho estas epifanias de cada vez que provo).
    E gostas de maçãs caramelizadas? Tens a certeza? :P não conheço ninguém que goste... Haha. Nem nunca vi ninguém a comer ou comprar. Pensava que eram só para decoração e para chamariz de miúdos inocentes que vêm aquela coisa brilhante e mal sabem o que os espera. Tipo Branca de Neve, mas pior. Uma vez sobrou-me caramelo de fazer pudim e verti-o por cima de uma pobre maçã vermelha, porque o meu irmão andava com vontade de experimentar (programas televisivos influentes :P). Acho que ele só deu uma trinca...
    E os suspiros, já que gostas esclarece-me - os que se vende são suspiros "a sério"? Eu só provei uma vez (alguém comprou para fazer a sobremesa romântica de morangos com suspiros), mas achei horrivelmente doce e estranhamente crocante. Fazes em casa ou compras? Também já fiz um bolo de suspiro, mas não é bem a mesma coisa... Até era bom, mas o suspiro não era tão duro e o suspiro em si não era particularmente atraente.
    ...
    Eu também tenho esse problema com a granola - enquanto arrefece no tabuleiro vai sendo "desbastada" sob o meu olhar impotente. Por isso é que depois tive de começar a fazer com cerca de 1kg de aveia... (Obviamente não era só eu que comia!)
    Também costumo ter courgettes - em particular courgettes-aberração que fazem com que receitas com "1 courgette" nos ingredientes tenham imensa piada. Cada courgette é do tamanho aproximado de uma perna super grande e gorda :P é uma pena que não haja por cá aqueles concursos dos maiores vegetais... A minha avó fez sopa dia sim dia não para 4 pessoas durante 1 mês e não gastou meia sequer. E quase não tinha mais vegetais para deitar!
    ...E já vi algumas receitas de granola com courgette, mas continua a parecer um bocadinho estranho :P acho que deve ficar muito bom, porque como é húmida ajuda a ligar os ingredientes sem ter (como algumas receitas) uma overdose de mel e óleo... E até ajuda a fazer aqueles "aglomerados" mesmo bons :P que tem nas granolas de compra! (Se alguma vez fores ao E Leclerc - há lá a melhor granola que eu já comi (e não custa 5€ por pacote minúsculo!).
    Esse truque de deixar arrefecer no forno também já fiz, até para tentar formar os tais aglomerados (a sério, são tão bons :P). E essa granola parece tê-los, o que me agrada bastante ;)
    Leite com granola é giro! Provei há pouco tempo... É daquelas coisas simples que nunca me tinham ocorrido. É engraçado porque afunda :P só comia leite com cereais, quando era mais pequena.
    Não costumo comer granola :P mas quando como é mesmo com iogurte. Ou à mão. Com fruta também nunca comi, é estranho... Tem de ser com uma coisa mais líquida, senão como é que se come? :P
    (Gostei da tua colher extremamente redonda!)
    Mais uma experiência bem sucedida é sinal do Universo! Quero ver a continuação :) hão-de sair daí muitas granolas deliciosas...

    PS: nem mesmo marshmallows com forma de ursinhos cobertos de chocolate?

    PS2: em caso de resposta negativa nem respondas. Alien. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh pah cobertos com chocolate e em forma de ursinhos ainda me parece pior :P (desculpa, tive de responder!). Criei aversão àquilo, pronto. Também não gosto de gomas... enfim, sou um bicho estranho eheh
      Acho que grão-de-bico é um ótimo nome, sim, acho que em termos de parecenças deve parecer um género de primo afastado de uma avelã :P
      Maçãs caramelizadas (Maçãs do Amor para mim!) são DELICIOSAS. Espera. A verdade é que já não como há uns 5 anos. Se calhar agora não tem a mesma graça, mas de como eu me lembro eram deliciosas. Tenho de voltar a comer uma... (seria tão bom podermos comer sem sentimentos de culpa!!!)
      Os suspiros que eu comi são comprados nalgumas pastelarias. Os que se compram por ex. nos supermercados em sacos de plástico transparente também não gosto, são secos, duros, super doces e esquisitos. Os das (boas!) pastelarias fazem "crac!" quando os trincas, são duros por fora e molinhos no meio... uma delícia! Curiosamente, nunca fiz em casa.... tenho de resolver isso em breve!
      Eh lah, grandes courgettes! :D O meu pai também tem courgettes na horta enormes, mas não como tu descreves :P Foi em parte por essa razão de reduzir óleo e mel que me lembrei da courgette.... e ficou com muito mais aglomerados que a outra. Também gosto muito quando fica assim ^^
      Eu como quase sempre a granola com leite, acho que a encaro como uma versão caseira de cereais de pacote! Não gosto de comprar granolas nem cereais porque normalmente têm ingredientes esquisitos que nem sei o que são. Lembro-me que havia uma no Lidl muito boa e barata, mas nunca mais voltei a ver à venda e acho que se fosse ver agora me assustava com a quantidade de açúcar :P
      Vamos lá ver se começam agora as nossas tréguas eheh pode ser que seja mesmo esta a receita do cachimbo da paz :P Beijinhos*

      Eliminar

Obrigada pela visita!