segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Pipocas no microondas sem gordura e o enguiço das pipocas caseiras!


Gosto muito de pipocas.

Contudo, passei muitos anos em que, em nome da linha e da carteira, ia ao cinema e nem me aproximava delas. Com o passar dos anos deixei de ficar paraóica me preocupar tanto com o peso, a linha, as coxas, a celulite e tudo o mais. A preocupação com a alimentação saudável manteve-se, mas aprendi a aceitar-me e a gostar mais de mim, do meu corpo, das minhas manias e dos meus defeitos. E, o melhor de tudo, voltei a comer pipocas no cinema! :P

Carol Rossetti Celulite Mulheres
Um dos excelentes trabalhos de Carol Rossetti

Como é conhecido aqui, o meu sucesso com as pipocas caseiras foi durante muito tempo um insucesso, às vezes um verdadeiro fiasco! Mas depois a minha irmã arranjou namorado e anexado a ele, para além das receitas deliciosas da dona Laurinda, veio também uma receita de pipocas caramelizadas infalível

Mas de vez em quando confesso que custa saber que vou ingerir de uma vez quase meia caneca de açúcar!... O.o Por isso fiquei muito contente quando o meu querido amigo João me ensinou a fazer estas pipocas no microondas, sem gordura nenhuma. 

Ficam deliciosas e servem o seu propósito: acompanhar um filme e satisfazer aquele desejo insaciável por coisas estaladiças! 

Ingredientes:
  • 1/2 embalagem de milho para pipocas

Modo de fazer:
  1. Colocar as pipocas numa taça apropriada para o microondas/alguidar. 
  2. Tapar com uma daquelas tampas para aquecer coisas no microondas (comprei a minha numa Loja do Chinês) e levar ao microondas na potência máxima durante 5 min. 

tampa microondas
A tampa é uma coisa destas ;)

E pronto, já está! Ficam muito mais saudáveis e ajudam a mitigar o sentimento de culpa apesar de depois as termos mergulhado em ketchup . O milho que não rebentou e que sempre sobeja pode ser posto novamente no microondas sem problemas.

Claro que o demónio também teve de enguiçar estas pipocas: quando experimentei fazê-las em casa aconteceu isto:


Muito engraçado. E o pior é que a culpa foi inteiramente minha, que usei o mesmo balde para fazer duas doses de pipocas: como o balde já estava quente, na segunda dose derreteu. Se não fosse assim nem tinham graça!

Rende duas porções
Cerca de 96 kcal/porção

5 comentários:

  1. Se há coisa doce que dispenso bem, é a pipoca. Mas fico contente por saber que já a consegues comer sem culpas nem restrições :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :O Como não gostas de pipocas?! São docinhas, estaladiças... têm tudo para correr bem! (exceto as cascas. Ou quando trincamos por engano milho por rebentar. Mas fora isso são deliciosas!!!)
      Isso da culpa ainda não é uma ciência exata, a diferença é que como na mesma :P Acho que ajuda comer primeiro e só depois saber as calorias do que comi, quando faço as contas para pôr no post do blogue eheh

      Eliminar
    2. Para mim, aquilo só sabe mesmo a açúcar. Não acho piada. É que, contrariamente ao que se possa pensar, adoro doces mas que levem pouco açúcar.

      É isso. Não vale a pena chorar sobre o leite derramado (acho que é assim que se diz...)

      Eliminar
  2. Cada vez sou menos fã dos "petiscos de cinema"... Não sei porquê :P Mesmo as pipocas, são um bocado enjoativas e meias moles. Se calhar tive azar da última vez...
    O melhor de tudo realmente é voltares às pipocas ;) haha não se pode exagerar, é importante comer de forma saudável mas em demasia deixa de ser saudável, nem que seja psicologicamente :P
    Por acaso ontem experimentei as tuas pipocas infalíveis. Fi-las para o meu irmão, que foi um ingrato idiota e não gostou :P ficou meio amargo, é suposto? Acho que o caramelo ficou amargo demais, mas não sei como é que isso aconteceu, porque não é uma calda (em que podia ter passado "o ponto") nem nada...
    Fiz para experimentar fazer pipocas mais parecidas com as do cinema, porque de resto faço sempre como tu: no microondas e sem gordura nem açúcar. Gosto muito! Ficam deliciosas... Vi no blog da Joana, nunca tinhas visto? :)
    A melhor parte das pipocas são as que estão pequenas, como se não tivessem rebentado completamente, mas também não são milho... São mais duras e crocantes :)
    Também tenho uma coisa dessas para o microondas :) também se compra em hipermercados normais... Dá jeito :) uso para aquecer comida, também. Para as pipocas até uso um prato, prefiro assim.
    Ahh que desastre! Haha :P também tenho um historial de "acidentes", não estás sozinha ;)
    Acho que era melhor usares um recipiente de vidro... Já não corres esse risco. O meu é pequeno e tenho de tirar as pipocas já prontas várias vezes para não esturricarem todas apertadinhas, mas vale a pena. Normalmente só para mim faço 2 colheres de sopa, faz muitas pipocas :) faço para lanchar ou isso, não acho lá grande piada a comer enquanto vejo TV/filmes.
    PIPOCAS COM KETCHUP? O que é isso? Estás a gozar? :P já não bastavam as pipocas com sal, agora também se põe ketchup nas pipocas? O mundo está perdido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brrr, pipocas moles! Coitada, que experiência traumatizante XD
      É verdade :) A chave é o equilibrio!
      Meio amargo? O.o Nunca me aconteceu! Talvez não as mexeste o suficiente, e o caramelo escureceu de mais... não sei o que possa ter corrido mal, já as fiz umas três ou quatro vezes e ficam sempre impecáveis.
      Não sabia que estavam no blogue da Joana! Isto também quase nem é receita, é mais truque de culinária :P
      Ai não, as pipocas para mim têm de rebentar, não gosto daquele crac crac de trincar o milho meio estourado :P Mas já vimos que temos gostos muito diferentes eheh
      Pois é, tenho de usar uma taça de vidro... mas às vezes a inteligência não dá para mais!
      Não vamos falar da experiência de pipocas com ketchup... xD Digamos que foi uma coisa que aconteceu, simplesmente, uma coisa do momento e que seguramente não se voltará a repetir! :P

      Eliminar

Obrigada pela visita!