terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Natal - Foto reportagem!

Olá a todos!
Sei que já venho um bocado atrasada, mas mesmo antes de virarmos para um ano novinho em folha decidi deixar-vos com uma pequena amostra do que foi o meu Natal!

Não é segredo para ninguém que o meu Natal é o melhor de todos... já vos queria ter mostrado um bocadinho do que era o meu Natal o ano passado, mas infelizmente já não fui a tempo.

Este ano não falhou. Espero que gostem!

A mesa da ceia de Natal, com os seus mil e quinhentos individuais da praxe e o Guaraná na mesa. 

A mesa dos doces!

A minha avó esmera-se sempre na decoração da mesa de Natal (e no resto da casa também, que parece sempre a Casa do Pai Natal...)

A ceia! Não faltam as couves ("As couves ao pé de mim!!!"), o bacalhau e o polvo cozido.

O meu prato (sempre muito exagerado, para mim Natal significa comer!)

O bom do Guaraná...

Azevias. De grão. Com massa folhada. Quadradas. Céu! *.*

Eu a atirar-me ao pai Natal, que este ano tinha bastantes pêlos no peito.

O meu monte de prendas - desta vez, portei-me mesmo bem!

Esta foto foi o meu cunhado que me tirou para me mostrar que eu quando falo com as pessoas sou muito agressiva. Aqui estava a falar com o meu pai - e vou ter de dar razão ao meu cunhado...

Sou mais feliz a abrir prendas que a falar com pessoas, pronto.

A missa do galo tinha as minhas flores preferidas: coroas imperiais brancas! :D

O presépio, já com o baby Jesus

Almoço do dia de Natal

O meu prato, o apogeu do exagero! do meio-dia para a meia-noite: salada com queijo e croutons, risotto, recheio do peru, ananás, castanhas e batatas assadas, chutney de cebola e framboesa, cogumelos e, claro, peru!

Karaoke à tarde, seguido de uma bela sesta. Dias felizes :)

Para o jantar, a melhor sopa de bróculos de sempre!

Sim, é um queijo de nozes INTEIRO. Não sei quanto custou, não quero saber, mas soube-me maravilhosamente...

... com estas tostinhas de mirtilo. Não sei como a minha avó arranja estas coisas (por acaso até sei, pista: Aldi), mas arranja sempre maneira de me surpreender.

Camarões!

Calhou um rei mago à minha tia no Bolo Rei! Acho que o seu contentamento é bem visível - e sim, eu roí-me de inveja. 

O dia 26 também foi dia de festa, com a Roupa Velha! Desta vez, já doses mais "comedidas"

E um bocadinho mais de Karaoke. Nora mental para o ano que vem: não deixar o cunhado dar os nomes aos microfones.

Espero que tenham gostado e que o vosso Natal tenha sido tão bom e recheado de carinho e coisas boas como o meu! 


6 comentários:

  1. É engraçado espreitar as tradições de outra pessoa, quase que sinto a familiaridade que alguém lhes tem!
    A mesa dos doces parece a mesa "vamos atafulhar os doces todos onde couberem porque temos de jantar na mesa onde estão" em casa da minha tia. As sobremesas estão simplesmente na mesa de jantar e vão transitando de um lado para o outro comforme o espaço seja necessário... Acaba por haver bolo à beira dos computadores, pudim na mesinha com bebidas, aletria no tabuleiro de xadrez e aletria na cozinha.
    É impressão minha ou o Pai Natal está dentro de uma embalagem?...
    Realmente é todo um enorme conjunto de detalhes! Aqui põe-se o pinheiro e já se vai com muita sorte. Os meus olhos até ficam doridos de tanto espírito natalício :D
    Os talheres são estranhos :P
    Por favor diz-me que essa coisinha tricotada adorável não foi esmagada por uma panela :P
    (Ou travessa de bacalhau.)
    E o que é uma mesa de Natal sem uma rolha de cortiça perdida?...
    Até fumega! Às vezes irrita, uma pessoa a querer tirar uma foto e a comida não pára de bufar. Parece desfocado! Mas assim até dá um aspecto "caloroso" :)
    Descobri este ano que até gosto das couves de Natal. Nunca as como :P sem troços e com molho até ficaram boas :D
    Tendo em conta que 90% do prato é composto por couves não é muito :P só em volume. A não ser que ali o Everest de couves esteja a tapar meio bacalhau ;)
    Olha, também tenho um pacote de sal assim. Que enorme e curiosa coincidência.
    (Nunca faço compras no Continente, mas não me lembro de usar sal sem ser de lá. :P)
    O copo cheio de bolhinhas! Não está aí nenhum Nemo bebé?
    Nunca provei azevias, é estranho que haja um doce que leva grão-de-bico e não é ocultado (e com ocultado quero dizer "HA! Tem grão-de-bico e é vegan!"-ocultado)... Mas essa frase deixou uma vontade de experimentar :) é isso e a tua cara :P
    Uau, deves ter sido uma santinha o ano todo ;) a não ser que isso seja uma almofada de algodão gigante. :P
    Toda a gente faz algumas caras assim a falar. Nem que seja uma discussão calma, todos fazem uns trejeitos. Mesmo a falar normalmente às vezes reparo que se parece que vai matar o interlocutor (e não sou só eu!)...
    Sou uma ignorante de flores. Não conheço muito mais do que margaridas. E aquelas brancas com uma parte amarela comprida, nem sei o nome.
    Esse presépio comigo não resultava, ia ser logo esmagado por um pé sedento de folhas secas. Este ano ainda não consegui saciar a vontade, estão sempre húmidas e moles.
    Porquê "já com o baby Jesus"? Não o pões logo que fazes o presépio? :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os talheres são os talheres do peixe :P a minha avó é assim, nada a fazer!
      Como nao gostavas de couves, são a parte melhor!
      Pois, eu pelos vistos como mesmo pouco XD Para mim, é imensa comida, já!
      Se calhar o sal do continente surge por aparecimento instantaneo na mesa de todos os portugueses eheh
      Que eu tivesse reparado, nao vi Nemo nenhum...
      PROVA azevias, mas como deve ser - as de compra são horriveis.
      Ya, devo ter sido mesmo uma santa (exceto que nao!)
      Nao, as minhas caras sao piores que as das outras pessoas, admite XD
      São jarros, as brancas com a parte amarela comprida :) Adoro flores *.*
      Este presépio nao é o meu, é o da igreja! só na noite de natal metem o jesus no presépio - no nosso, o baby jesus está sempre presente!

      Eliminar
  2. Essa coisa pote de vidro com tampa é OBVIAMENTE exclusivamente para aquecer comida ao domingo - os restos de Jantar de sábado, como uma espécie de ressaca da festa familiar a cheirar a comida de cão, regresso à semana e tentativa falhada da minha avó, que nunca percebe que as batatas fritas não se aquecem, de reaproveitar (felizmente já não encomendamos comida há imenso tempo, porque depois de imensas vezes com batatas molengas no microondas houve a saga "olha, vou mergulhar as batatas frias e duras num monte de ovo e metê-las no forno, pode ser que dê para reaproveitar"). . Assim como basicamente qualquer utensílio com forma semelhante e uma tampa com pega nariz de palhaço cuja cara embateu num camião.
    Ah, e estou com uma enorme inveja do pão perfeitamente fatiado. Não sei qual é a velocidade média do mau olhado, mas quando ouvires um ventinho de suspense de desenho animado olá. Por que é que o MEU Natal não tem pão perfeitamente fatiado? Como se não chegassem as angústias de ter membros da família que não só são comedores de nacos aleatórios de pão como também são comedores de nacos aleatórios de pão SELECTIVOS - o que significa que ao fim do dia há um monte de côdeas a figurar no desgostoso cesto de pão. Mas ainda é melhor do que se fosse broa cortada por mim. Aquilo é tenebroso. A culpa não é minha - parece que a broa tem uma personalidade (e com "personalidade" quero dizer demónio) própria com as suas irregularidades na crusta (eu ia dizer côdea mesmo, mas esta palavra é mais fixe porque me faz lembrar um Belzebu escanzelado com unhas aguçadas, queixo pontiagudo e grunhidos agudos prolongados de quem está a ser esfaqueado no fígado). Eu tento cortar paralelepípedos perfeitos, mas ao atravessar uma daquelas espécies de vales/riftes/rasgões irritantes vai tudo por água abaixo e a broa não se esquece de me lembrar de quem manda através de uma abertura progressiva em câmara lenta que acaba com um pedaço arruinado, lágrimas nos meus olhos e um papel de cortadora de pão cedido à minha avó, que pelos vistos tem o dom de subjugar os poderes ocultos daquele pão de raça inferior. Ou então a crusta (HIHIHI crusta) descola-se (não sei o que é mais irritante) e eu tenho de me rebaixar e materializar a minha humilhação ao colocar cabisbaixa os 2 pedaços quebrados sobrepostos, quase com uma esperança infantil de que uma cola misteriosa, tóxica ou não, unifique os pedaços que jazem no cesto de pão (que ainda por cima é um bocado feio), como que uma triste lembrança das expectativas que tinha para aquele pedaço de farináceo.
    "Do meio-dia para a meia-noite" QUE GIRO. Que descrição brilhante. Vou começar a usar isso. Posso posso posso? :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ó mulher, manda fatiar o pão na padaria :P não pagas mais por isso e o pão vem impecavelmente fatiado. Eu também sou pessima a cortar pão, mas bastante boa a ocultar e a contornar os meus defeitos e limitações :P
      Usa as expressões que quiseres :P

      Eliminar
  3. De qualquer das maneiras a maioria das pessoas acaba por se servir duas vezes, o que parecendo que não aumenta significativamente a dose - parece menos, mas mesmo que seja relativamente pouco acaba por se duplicar. Mesmo um prato bem cheio é capaz de ser menos :P eu não como muita comida salgada dessas festas, sou mais dos doces :)
    Que almoço pouco típico! Ananás? Cebola com FRAMBOESA? Castanhas? Risotto?! Batatas ASSADAS? Cogumelos? SALADA??! Haha :P
    (Até peru... Isto parece mais o Thanksgiving! Nunca percebi como funciona isso do recheio de peru. Comes à parte? Estranho.)
    Sopa de bróculos deve ser bom :) gosto TANTO de bróculos. Com couve-flor fica muito cremoso, e para mim bróculos e couve-flor são irmãos (sendo couve-flor o irmão mirrado e mais feio. Será que gosto de bróculos porque me identifico com eles? :D ), portanto também deve ficar cremoso. Até devia ficar mais, acho que a textura dos bróculos é (1000 vezes) melhor. :)
    Queijo DE nozes? Tem alguma coisa diferente na parte do "queijo"? Eu chamo sempre "queijo com nozes". E nunca provei, é bom? Não sabia que era mais caro, mas faz sentido porque nozes = ouro. Nunca reparei bem nisso, mas não me lembro de ver, muito menos um inteiro. Mas aposto que o preço sobre em 30% só por ter essas mui cómodas marcas de fatia. Porque toda a gente come uma fatia desse tamanho de queijo e não vomita a seguir. Obviamente.
    (Mais 20% por ter nozes inteiras. Eu tenho de pescar imenso para apanhar uma.)
    Já vi tostas com mirtilos no E Leclerc, é giro :P é bom? Tenho de experimentar. Sabes o que é que é bom? PÃO COM PHILADELPHIA E PASSAS. Pão com philadelphia e passas é bom. Já não como há imenso tempo, tenho saudades :P
    (Ainda bem que há lá, não tenho Aldi perto e ia ficar com inveja.)
    Que triunfo! Melhor só partir um dente com uma fava. Os meus bolos-reis não têm nada disso. Por que é que os meus bolos-reis não têm nada disso?
    A tua roupa velha tem muito aspeto! Não mais do que a da minha avó, claro, lamento ;) é estranho que ponhas ovo! E parece mais um ovo estrelado com forma irregular (inspirado no símbolo do nickelodeon) do que a minha, mas isso é um elogio... Gosto quando o bacalhau desfiado fica com esse aspecto.
    Eu gostei do meu Natal :) e do teu também! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com a minha avó é assim, nao pode ver nada "estranho" no supermercado que compra logo, nem nenhuma receita mais original que nao queria experimentar. Soja? 1ª vez provei com ela. Cachupa? É comida da avó. Banana assada? A avó faz. É tudo a esse nivel. O recheio do peru comemos à parte, sim! Embrulhamos o recheio em papel de aluminío de forma a fazer um rolinho e vai ao forno.
      Sopa de bróculos é coisa do céu.
      Com nozes, de nozes... é um queijo delicioso!
      Se calhar estas tostas também sao o E Leclerc, faço sempre confusão com o Aldi. É bom sim!
      A fava não apareceu, se calhar a quem lhe calhou engoliu aquilo inteiro, para nao pagar o bolo do ano que vem :P
      A roupa velha das nossas avós é sempre a melhor :)
      Obrigada ^^

      Eliminar

Obrigada pela visita!