terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Rolo de Carne com Farinheira e Espinafres



Já não publico aqui nada há imenso tempo, mas acreditem que não é falta de vontade! É apenas falta de tempo, uma agenda muito preenchida e um enjoo inultrapassável de computadores. Mas prometo tentar ser mais assídua, até porque tenho muitas receitas para partilhar!


É a vez do rolo de carne, umas das nossas refeições favoritas aqui por terras do Barreiro: é barato, fácil de fazer, delicioso e super versátil! Por isso, para a "inauguração" (com a família) da casa aqui do Barreiro, convidei a família toda para vir cá passar o domingo. Fiz crumble de peixe - que saiu uma bela porcaria (só para não dizer outra coisa), mas felizmente tinha feito também rolo de carne com farinheira e espinafres. Fiz um grande para domingo e dois mais pequenos para congelar - assim é só descongelar de um dia para o outro, meter no forno e tenho um almoço delicioso para os dias em que tenho outras coisas mais urgentes para fazer como a tese e o relatório de estágio


Entretanto já fiz um dos rolos que tinha congelado para levar para o estágio, e amanhã ha de sair o outro. E muitas outras versões irão sair do rolo de carne, uma das minhas refeições baratas e rápidas preferidas - e da Ana também!

Ingredientes (8 pessoas)

  • 800 gr de carne de porco picada
  • 5 dentes de alho picados finamente
  • 1 c. sopa de tomilho
  • 2 c. sopa de massa de pimentão
  • sal
  • 1 molho de espinafres
  • 1 farinheira
  • Vinho branco q.b.

Modo de fazer:
Num alguidar, amassar muito bem a carne, os alhos, o tomilho, a massa de pimentão e o sal. 
Dispor num quadrado de película aderente. 
Cobrir com uma camada de espinafres e depois dispor a farinheira sem pele aos bocadinhos.
Enrolar cuidadosamente como se fosse uma torta (aqui a película aderente vai ser muito vossa amiga!). Se quiserem podem congelar o rolo assim, enrolado na própria película.
Depois, é só colocar o rolo num tabuleiro, cobrir com um pouco de vinho branco e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 40-50min.
Servir com salada e arroz ou batata assada.

Serve 8 doses
Aprox. 468 kcal/dose

Deixo-vos agora algumas fotos do almoço de família, todo ele já bastante natalício:

A mesa posta...

... e a mesa cheia de comida, mãos, e muitaaaa vontade de comer!

Trufas que comprei para acompanhar o café. São as Trufas Bem me Quer do Continente e aconselho a toda a gente: baratas e as melhores que já comi!

Cluedo para a tarde (digam o que disserem, vou encarar sempre como uma benção os nossos problemas com a televisão...). A minha irmã ganha sempre, não vale a pena.

Aproveitei e pintei as unhas a estas duas senhoras: apresento-vos a minha mãe e a minha avó! (A minha cor de pele e olhos a contrastar com as da minha ascendência, mas nao, nao sou adotada!)

5 comentários:

  1. Tem tão bom aspeto o teu rolinho :)
    Que saudades tenho tuas e dessa família linda, a ver se para breve faço uma visitinha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nós também temos saudades tuas! A ver se nos visitas um dia destes, estamos à espera!

      Eliminar
  2. E eu não comento aqui há tanto tempo! :P até tinha saudades de ler :)
    Acho que tenho um prato igual a esse! É de sobremesa. Esse éde sobremesa? Se for de sobremesa temos pratos gémeos. :D
    Aqui o rolo de carne não é muito popular e nunca vi ninguém a fazer. Tirando eu. Uma vez. Achei divertido enrolá-lo, mas nunca cheguei a fazer de novo - há tantas receitas que quero fazer que muitas acabam por estar sempre a ser adiadas (e esquecidas).
    Haha :P paciência! O que sai bem compensa :) por acaso a minha mãe está seempre a falar de um pudim de peixe que viu na televisão e tinha mesmo bom aspeto. Ela fez e foi horrível. E aminha avó está sempre a falar de um arroz de peixe que fez depois de um monte de elogios de outras pessoas ao seu próprio arroz de peixe, e ninguém o comeu porque (surpresa) estava horrível. Pronto, se calhar o peixe é bilhete para o desastre. Eu continuo a acreditar que feitos de alguma maneira têm de ser bons, mas não tenho coragem de testar a teoria nas já traumatizadas vítimas.
    Os rolos devem ficar tão giros congelados! Como um cacetinho gordo.
    "Servir com salada e arroz ou batata assada" ...E castanhas. Não esqueçamos as castanhas.
    (Não como castanhas cozidas há anos... Até tenho saudades :P)
    O rolo parece delicioso! Com espinafres deve ficar tão bom... Às vezes os recheios são um bocado monótonos. Eu fiz com queijo e cogumelos. Mas com espinafres deve ficar maravilhoso! Tem mesmo bom aspeto. A camada de carne até está fina comparada com o recheio - não que isso seja mau ;)
    Não fazes ideia da impressão que os copos todos diferentes me estão a fazer :P e os talheres.
    (Por que é que os teus talheres estão de pijama?...)
    (Estão tão giros!)
    Oh não, rolo prestes a ser perfurado! A imagem está mesmo no momento exacto em que a pessoa indicador na faca o vai cortar.
    Cluedo, também gosto :) no Natal e ano novo jogo. Até estive a fazer um joguinho de experiências químicas (pus 2 crianças a querer ser químicas e tudo) :) Mas a sonolência em frente à televisão também faz parte!
    Ficaram giras na foto! E ainda por cima com as unhas a condizer ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de sobremesa sim! Costumo comer em pratos de sobremesa, pk nos outros parece que não estou a comer nada (é definitivo, como mesmo pouco, vou-me render às evidencias!).
      O rolo de carne é tao bom e tao fácil de fazer que tens de experimentar novamente!
      Não esqueçamos as castanhas, é verdade! Muito importante!
      Queijo e cogumelos, boa ideia!
      ahahahah talheres de pijama!
      Temos bons genes, eheh
      Beijinhos*

      Eliminar

Obrigada pela visita!