terça-feira, 25 de junho de 2013

Bolo esponja (Ideal para bolos de aniversário!)


Para o bolo propriamento dito, queria muito fazer o bolo da Formiguinha, do blogue A Casinha da Formiga, porque é um bolo que já experimentei (na altura em que fiqui sem máquina fotográfica, em Janeiro, para o aniversário de um amigo) e ficou húmido, delicioso e tal e qual os bolos de aniversário da fábrica que fornecia a o café da minha minha mãe. Mas o nº de ovos não me agradava porque teria de duplicar a receita e assim gastar 14 ovos, o que me parecia uma bomba de colesterol uma vez que ainda ia cobrir com doce de ovos e creme de caramelo (claro que ficou uma bomba na mesma...) 

Influenciada pelo Masterchef Australia, que fez um desafio com bolo esponja aqui há tempos, decidi experimentar. Inventei a minha própria receita, misturando algumas receitas da net (demasiados riscos, mas eu gosto de juntar adrenalina em pequenos aspectos da minha vida) e saiu surpreendente bem. Absorve bem os recheios e coberturas, não esfarela nem parte com facilidade, o que às vezes me irrita solenemente nalguns bolos. Vai passar a ser a receita dos bolos de aniversário (juntamente com o bolo da Formiguinha, que continua a ser o preferido!).

Ingredientes (serviu 21 pessoas e ainda sobejou)
450 gr de farinha
420 gr de açúcar
6 ovos
200 ml de água a ferver
3 c. chá de fermento
1 c. chá baunilha em pó

Modo de fazer: Separar as claras das gemas. Bater as claras em castelo. Num recipiente à parte, bater as gemas levemente e juntar o açúcar. Bater com a velocidade mais alta da batedeira até ficar um creme claro (+|- 10 min). Na velocidade média, juntar a baunilha e depois a água a ferver em fio batendo sempre (estava cheia de medo de fazer ovos mexidos mas acabou por correr bem). Quando estiver bem misturado, juntar a farinha peneirada com o fermento e misturar com uma colher de pau. Juntar depois as claras batidas em castelo. Envolver delicadamente e despejar numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha. Levar ao forno a 180ºC até começar a ficar douradinho por cima (fazer o teste do palito).
Rechear e cobrir como se quiser

Nota importante: O bolo pode parecer que está pegado à forma, mas é por ser muito humido por fora. Basta passarem com uma faca em toda a volta e, com a mão, irem separando cuidadosamente o bolo do frundo da forma. Podem até não ser muito cuidadosos (eu até fui um bocado bruta), que o bolo é resistente e não abre nem faz rachas com facilidade :)

ADENDA: Eu sei que na receita diz para separar as claras das gemas, mas para este bolo eu distraí-me e bati os ovos inteiros com o açúcar. Pensei que separar as claras das gemas não iria trazer grandes modificações, apenas que o bolo iria ficar mais fofo. Pois bem: não fica! Para o aniversário com os amigos repeti a receita como deve ser, separando as gemas das claras e, apesar de ter ficado mais parecido com um bolo esponja, ficou mais duro e perdeu aquela humidade de pão-de-ló que tinha gostado tanto. Por isso, se quiserem um verdadeiro bolo esponja, sigam a receita como está aqui. Se querem um bolo mais húmido, tipo pão-de-ló, batam os ovos inteiros com o açúcar!

26 comentários:

  1. Belo bolinho! (e sem lactose! :-) ) Realmente deve dar uma base muito boa para bolos com cobertura.

    Não te esqueças do passatempo no meu blogue:

    http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2013/06/um-passatempo-e-pepino-frito-com.html

    Conto com a tua criatividade!

    ResponderEliminar
  2. Achei bem interessante esta receita base de bolo! Realmente por vezes é difícil encontrar a receita que seja ideal!*

    ResponderEliminar
  3. Estão com muito bom aspecto, Anouska! :D Faz-me lembrar a receita da minha querida avó de pão-de-ló, com excepção da baunilha!

    Tenho de experimentar!

    Parabéns :D *

    ResponderEliminar
  4. Também ando sempre à procura de boas receitas de bolos simples para rechear. Há uns tempos encontrei uma mesmo boa, mas acho que vou testar a tua também ;)

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  5. experimentei e ficou uma maravilha. Obrigada pela dica querida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste! Fico mt contente que tenhas experimentado :)

      Eliminar
  6. A receita deu para essas 3 formas?ou apenas para uma 1?tem um aspecto delicioso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta receita deu para estas três formas (e serviu 21 pessoas, mas após um almoço muito fart :P ).
      Obrigada, mas o importante é que o interior também não estava nada mal! :) Beijinhos

      Eliminar
  7. se eu utilizar farinha c fermento, o fermento é desnecessario, correto? beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, mas em principio deve funcionar bem ! Experimente ;)

      Eliminar
  8. Qual o tempo aproximado no forno? os meus bolos ficam sempre mal cozidos no meio, tenho receio que fiquem mt cozidos e só quando corto consigo ver k tá mal cozido no meio, mesmo com o teste do palito. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tempo de cozedura varia sempre com os fornos e o tamanho da forma. A minha única maneira, sempre infalivel exceto nos bolos de chocolate, é mesmo o palito! Use um daqueles paus de espetada (para ir até ao fundo do bolo), e espete sempre o palito no meio do bolo (as bordas têm tendência a cozer primeiro e o meio ficar cru, como refere acontecer). Se vier bocados de massa crua agarrada ao palito, ainda tem de ficar mais uns minutinhos. Se o bolo estiver já a ficar queimado por cima e continuar cru, experimente diminuir a temperatura do forno ou colocar uma folha de papel de alumínio no topo. Para não correr o risco do bolo ficar cozido demais, ao fim de 25-30 min faço o teste do palito de 3 em 3 ou de 5 em 5 minutos.
      Espero ter ajudado! Boa sorte ;)

      Eliminar
  9. boa tarde. procuro um bolo de aniversario sem gluten. ou seja em vez de ser com farinha tenho de fazer com maisena, sera que ficara bomse substituir? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ivone! Obrigada pela visita.
      Para bolos sem gluten o melhor mesmo é procurar receitas já adaptadas, ou seja, não substituir diretamente uma receita que leve farinha de trigo por farinha de milho ou amido de milho (farinha maizena) pois pode comprometer o resultado. Cada farinha tem as suas especificidades, daí não ser aconselhado substituir diretamente uma por outra.
      Aconselho-a a procurar no google receitas de bolo de aniversário diretamente sem glúten. Experimente colocar no motor de busca "bolo sem glúten" ou "bolo de milho sem gluten", pode ser que encontre receitas interessantes.
      Aqui no Mãos de Manteiga tenho uma receita de um bolo muito bom, sem gluten, porém é de coco. Não é um bolo simples, de aniversário, mas é bastante saboroso. O link com a receita é este: http://maos-de-manteiga.blogspot.pt/2013/05/bolo-de-coco-sem-farinha-sem-gluten-e.html
      Beijinhos, espero ter ajudado!

      Eliminar
  10. Este bolo não leva manteiga, o que me agradou bastante! É mesmo assim? Não há erro? Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo assim, caro Anónimo :) E fica fofo e húmido tal como os seus "primos" com manteiga (a não ser que coza demais!)

      Eliminar
  11. Boa noite. Andava á procura de receitas para o bolo de aniversário do meu filhote e deparei-me com esta que parece ser bastante boa. Não me podia indicar um recheio. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa! Experimento, tenho a certeza que vai gostar. Como não leva lacticinios, é um bolo muito bom para as festas de anievrsario dos miudos, para o caso de haver algum intolerante à lactose.
      Aqui no blogue encontra vários recheios que experimentei:

      Recheio de chocolate simples: http://maos-de-manteiga.blogspot.pt/2014/02/bolo-humido-de-chocolate-para-um-dia.html

      Recheio de leite condensado: http://maos-de-manteiga.blogspot.pt/2012/11/bolo-de-milho-em-lata-e-leite-de-coco-e.html

      Recheio de chocolate branco: http://maos-de-manteiga.blogspot.pt/2013/11/coberturarecheio-de-chocolate-branco-e.html

      Curd de limão: http://maos-de-manteiga.blogspot.pt/2013/03/curd-de-limao-no-microondas-masterchef.html

      Recheio de caramelo: http://maos-de-manteiga.blogspot.pt/2013/06/molho-de-caramelo.html

      Em alternativa, pode sempre rechear com doces/compotas. Boa sorte e bom aniversário! Depois conte como resultou a receita :)

      Eliminar
  12. Para esta receita, qual é a medida para uma forma redonda?

    ResponderEliminar
  13. Anouska posso colocar o forno sobre papel vegetal aoi acha q fica mal

    ResponderEliminar
  14. E que me diz cozer o bolo sobre papel vegetal? Não tenho baunilha ficará bom sem??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, usa pape vegetal que vai correr bem na mesma ;) tenta apenas só no fundo, a cobrir o fundo da forma. Com baunilha também fica bem, sim, apenas fica a saber a pão de ló normal, sem aquele toquezinho da baunilha :)

      Eliminar
  15. A receita é excelente... Fiz, e não houve quem não elogiasse. OBRIGADA 😉

    ResponderEliminar
  16. Olá! Qual o tamanho do tabuleiro retangular, precisa fazer 2 bolos ou ele cresce a ponto que dê pra cortar ao meio e rechear? Grata!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!