terça-feira, 4 de junho de 2013

Triffle com morangos e natas de soja


Adoro triffles: são bonitos, são sempre deliciosos, saem sempre bem, são fáceis e rápidos de fazer e funcionam perfeitamente para aproveitar restos de bolo.
Como já sabem, cá em casa aos fins-de-semana há sempre um bolinho ou uma coisa doce (às vezes durante a semana também acontece, mas não falemos disso!), e às vezes nem precisamos de fazer, a minha avó dá.
Acho que nunca falei aqui dos bolos da minha avó, mas são os melhores de sempre. A sério. Não há melhor. Nunca saem mal, são sempre enormes, são sempre fofos e são sempre deliciosamente deliciosos. A minha avó consegue fazer bolos com quase tudo (uma vez experimentou juntar queijo ralado a um bolo de água, inventando um dos meus bolos preferidos) e ninguém lhe bate nos dotes de pastelaria. 
Como tinha dado um bom bocado de bolo (três fatias para a minha avó é cerca de um terço de um bolo médio...) decidi fazer triffle, no domingo em que fiz o tofu com crosta de broa.
A definição de triffle é: bolo+natas ou outro creme qualquer+bebida alcoolica+fruta+elemento crocante. Com esta combinação, podem fazer os triffles que quiserem. Como faço restrição de lacticínios, em parte por intolerância (ou seja, não morro se ingerir lacticínios de vez em quando, mas não me sinto muito bem) e em parte por ideologia (somos o único mamífero que bebe leite de outro animal, não faz muito sentido), experimentei fazer com natas de soja, e, na minha opinião, foi o que fez a diferença.
Perdoem-me não ter as medições certas, mas é feito um bocado " a olho"...


Ingredientes
Restos de bolo tipo pão-de-ló
2 pacotes de natas de soja
6 colheres de sopa se açúcar
vinho do porto
1/2 tablete de chocolate de culinária
Morangos

Modo de fazer: Lavar, tirar os pedúnculos e cortar os morangos ao meio. Reservar os mais bonitos e com tamanhos identicos para o lado. Picar os restantes. Numa taça de vidro bonita, espalhar uma camada de fatias finas de bolo. Pincelar com vinho do porto (eu gosto de embeber bem...). Colocar as metades dos morangos bonitas em toda a volta (o objetivo era eles verem-se e ficar bonito, mas como as ntas são muito líquidas correu mal!). Bater as natas de soja com o açúcar (só para misturar, porque elas nunca viram chantilly!) e despejar por cima do bolo. Deitar metade dos morangos picados e metade do chocolate também picadogrosseiramente. Repetir as camadas. Levar ao frigorífico, de preferência de um dia para o outro e servir.
Bom apetite!

O aspecto depois de servido não é muito apelativo, mas é uma delícia!




6 comentários:

  1. Lindos sem dúvida!! E melhor que tudo...deliciosos :)

    ResponderEliminar
  2. Olá:)

    Ficou lindo e acredito que delicioso.
    Porque não experimentas as natas para bater da Alpro Soya? Ficam tipo chantilly e são muito boas, eu uso e gosto:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vi à venda! Procurei e só encontrei as de culinária. Vou procurar melhor!
      Beijinhos e obrigada pela dica ;)

      Eliminar
  3. Pois eu adorei o aspecto! É daquelas misturas fantásticas que so pode saber maravilhosamente! E estou contigo. Natas de soja, a minha pequena é alérgica à proteína da vaca... Assim como o marido...

    ResponderEliminar
  4. Também gosto muito de triffle e este ficou muito apetitoso!
    Boa sugestão, deliciosa e sucesso garantido!
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!