quarta-feira, 26 de junho de 2013

Molho de caramelo


O blogue The Love Food é um dos meus blogues preferidos de comida vegetariana (neste caso, vegan). Receitas simples, deliciosas e que surpreendem toda a gente. Quando vi lá este molho de caramelo, sabia que tinha de ser a cobertura do meu bolo de anos. Como a minha irmã gosta muito de doce de ovos, uma parte teve de ter também doce de ovos, mas já mostro a montagem do bolo no post seguinte.

A receita do molho de caramelo, por si só, é uma delícia: como a Marta diz no blogue, sabe mesmo a caramelos de nata! Podem comê-lo à colher (a uma parte dele, confesso, foi mesmo isso que aconteceu), mergulhar fruta ou cobrir bolos. Neste último caso, deixem ficar mais tempo no lume (eu acrescentei um bocadinho de farinha maizena, mas se deixarem ao lume tempo de suficiente não é necessário) e esperem que fique completamente frio para cobrir (ao arrefecer fica mais consistente, quente é sempre mais para o líquido).
Apesar de nada saudável, é uma delícia!

Ingredientes (dá para cobrir e rechear um bolo grande) 
480 ml de natas de soja (encontrei umas no pingo doce que a embalagem parece iogurtes líquidos, são baratas e muito boas)
400 gr de açúcar amarelo
65 gr de açúcar mascavado (a receita original pedia apenas açúcar mascavado)
150 gr de margarina
1 c. chá de sal

Modo de fazer: Misturar os ingredientes todos numa panela e levar a lume brando até que a margarina derreta- Quando isto acontecer, aumentar o lume e esperar que ferva. Baixar novamente quando estiver a ferver e deixar cozinhar 10 min (ou mais, se for para cobrir um bolo - o meu esteve cerca de 20 min a ferver), mexendo de vez em quando.

Aqui ainda estava muito clarinho, Se quiserem que fique mais escuro, aumentar a proporção de açúcar mascavado
Colocar numa taça, deixar arrefecer e manter guardado no frigorífico (se forem como eu, não fica guardado muito tempo!) Cobrir o bolo/mergulhar a fruta/comer à colher!
Espero que gostem :)


O bolo coberto, e ainda sobejou cobertura!

5 comentários:

  1. Gostei muito da sugestão... vou levar a receita para experimentar!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ficou fantástico este molho! :D Adoro*

    ResponderEliminar
  3. Molho de caramelo e doce de ovos no mesmo bolo? Estou convencida! :D Deve ter ficado uma delícia :D

    Beijinhos e tem um bom resto de dia :D

    ResponderEliminar
  4. Ai que molho dos cééééuuusss!! Dava vontade de comer à colher!! Quase, quase venceu o doce de ovos! Uma maravilha! Aquele saborzinho doce e ligeiramente salgado...mnhami minhami

    ResponderEliminar
  5. Ai ai...eu sou maluco por caramelo!! Até é bom para comer assim às colheres ;)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!