domingo, 12 de outubro de 2014

Caldeirada de Peixe



Apesar do blogue, de adorar cozinhar e de todas estas coisas, a verdade é que não estava habituada a a cozinhar comida "a sério" tanto quanto isso. Quando era preciso fazer o almoço fazia, quando me apetecia experimentar alguma receita específica (normalmente vegetariana e "esquisita") requisitava a cozinha para mim.

Mas refeições de almoço de todos os dias, isso não. Eu era mais bolos, mais sobremesas, mais coisinhas pequeninas e que mais ninguém fazia ou queria fazer cá em casa. O domínio do almoço era do meu pai.


O meu pai tem muitos defeitos, e nem sempre me dou bem com ele (se for para ser sincera, quase nunca, na verdade...). Mas o meu pai também tem muitas qualidades, e uma delas é fazer uma ótima caldeirada. 

E por isso, a caldeirada era (e é) umas das refeições preferidas lá de casa. Que sempre vi fazer e cuja receita sei de cor como se já a tivesse feito mil vezes. Mas nunca a tinha feito na verdade. Foi preciso sair de casa dos meus pais para fazer pela primeira vez.


E eu sei que é uma receita muito fácil, muito banal, e que quase toda a gente sabe fazer. Mas foi a primeira vez que fiz caldeirada e, modéstia à parte, saiu mesmo bem.

A caldeirada do meu pai já não é a minha caldeirada preferida. E ele ficou feliz quando eu lhe disse :)

Ingredientes:
  • Uma embalagem de caldeira de peixe
  • 2 batatas grandes
  • 1 pimento vermelho grande
  • 2 cebolas grandes
  • 5 dentes de alho
  • 3 folhas de louro
  • 3 c. sopa de azeite
  • 2 c. sopa de massa de pimentão
  • 4 c. sopa de polpa de tomate
  • 1 copo de vinho branco
  • sal
Modo de fazer: 
1 - Descascar as cebolas, os alhos e as batatas.
2 - Cortar a cebola e as batatas às rodelas e o pimento em pequenas tiras.


3 - Num tacho grande, deitar o azeite. Dispor metade da cebola no fundo. Em cima das cebolas, dispor metade das batatas, seguido de metade dos pimentos, das folhas de louro e dos dentes de alho. 

4 - Dispor o peixe e por cima dispor a restante cebola, as restantes batatas e o restante pimento. 

5 - Temperar com sal, cobrir com a massa de pimentão e a polpa de tomate e regar com o vinho branco.


6 - Tapar e levar a cozinhar com o lume no mínimo durante 30/40 min, até ficar tudo cozinhado e a caldeirada bem apurada, 

Fica muito bem acompanhada com fatias de pão!

A marmita das princesas!


Rende 4 doses
Aprox. 491 kcal/dose

8 comentários:

  1. Que delicia, adoro uma boa caldeirada e ao tempo que ja nao faço. Axo que a anos... beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está na altura de te aventurares outra vez, então! ;) Beijinhos*

      Eliminar
  2. Gosto muito de caldeirada. Com muita cebola e muitos pimentos. A tua tem óptima cara :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim mesmo que gosto das caldeiradas: cebola e pimentos com fartura!
      Obrigada Mam'Zelle :) Beijinhos*

      Eliminar
  3. Sinceramente, e como talvezzz seja possível reparar pelas rceitas que publico no blog, não cozinho muita comida "a sério". Tenho a sorte de ter uma avó muito amável (e toda a gente sabe resultado de avó + cozinhar :P). Cozinho jantares às vezes, especialmente quando tenho mais tempo, faço um jantar mais especial ao fim‑de‑semana, uma (ou 2 ;)) sobremesa(s!) ao Sábado, uns snacks originais durante a semana, algumas coisas "portáteis". Sei que tenho muita sorte, porque já me enervo com o tempo, quanto mais se tivesse de cozinhar almoço e jantar. E esta é a história de como a minha avó se escandaliza de cada vez que eu digo que sem ela morria de envenenamento por mercúrio ;)
    Ah, não me posso esquecer de um pormenor: uma coisa que faço TODOS os dias é fluff de claras. É uma espécie de retribuição à minha avó - da primeira vez que eu e a minha irmã fizemos ela lambeu a batedeira, e quando eu sugeri fazermos também para ela ela mostrou-se interessada na ideia ;) e pronto, se vieres a minha casa às cinco horas podes ver três idiotas concentradas numa taça de nuvem :D ela gosta mesmo daquilo, não fazes ideia...
    (E ainda há as sobremesas que ela prefere e me obriga a fazer de todas as vezes que há uma ocasião especial... Acho que estamos quites ;))
    Ainda bem que é assim, eu gosto muito mais de cozinhar doces ou lanches! :D
    Esse parágrafo sobre o teu pai ficou um bocado tristonho :(
    Nunca fiz caldeirada e não comia há imeenso tempo! Por acaso há uns dias a minha avó lembrou-se de fazer :) e eu, como mestre da culinária que sou, perguntei se não tinha a ver com batatas à espanhola :P
    (Em minha defesa, acho mesmo que a minha mãe fazia mesmo as duas coisas ao mesmo tempo. Eu é que não insisti muito perante a cara horrorizada da minha avó :P)
    Mesmo que tenha visto a minha avó a fazer alguns pratos centenas de vezes acho que não os conseguia replicar. Acho que ela faz magia quando eu não estou a ver ;)
    "Massa de pimentão", que giro :P nunca usei! descobri recentemente que existe "pasta de alho", mas acho que a minha avó não tolerava essa modernice sem gosto ;)
    A cebola está tão gira, aí às rodelas :) se não me desse dores escruciantes nos olhos até a achava mais girinha que um demónio com casca :) "fazer chorar" é eufemismo!
    Caldeirada com pão, essa nunca tinha ouvido!
    Gostei da expressão para a marmita :D eu associo jardineira a caldeirada por ser parecido, agora nunca mais vou achar isso - toda a gente sabe que ervilhas e princesas não podem partilhar um espaço! :)
    Tem um aspeto maravilhoso e relaciona-se bem com o assunto do post - parece mesmo comida caseira de pais (ou avôs!) :) e uma panela cheia de pimentos e cebola nunca pode dar mau resultado!
    (Por acaso já usei 18 pimentos para fazer chili e a minha avó achou chocante :P também usei mais de 10 cebolas grandes e uns 30 dentes de alho... :))
    Não duvido da legitimidade dessa ascenção - esta caldeirada tem mesmo aspeto de preferida :D

    ResponderEliminar
  4. Ehehe tens razão, a comida da avó é sempre boa! :) Apesar de andar sempre assoberbada em termos de tempo, para mim é mesmo relaxante cozinhar. Chegar a casa e ir meter-me no meio dos tachos enquanto cozinho o jantar e o almoço do dia seguinte... sinto o stress literalmente a evaporar-se dos meus ombros! É isso e (descobri agora!) estender a roupa. Adoro estender a roupa, depois do jantar, já de noite... enfim, pancadas :P
    Ah, o fluff de claras! Isso deve ser mesmo bom, definitivamente tenho de experimentar!
    Realmente, batatas à espanhola e caldeirada realmente não combinam muito bem... até porque a caldeirada ja tem batata! Estranho, mas de algum lado te veio essa recordação :P
    As avós têm essa cena, têm segredos escondidos e por isso NUNCA conseguimos replicar as receitas delas. Têm a mãozinha da avó :)
    Massa de pimentão e massa de alho são muito uteis, principalmente para marinadas! A tua avó que experimente e não vai querer outra coisa ;)
    Estas cebolas então são do demónio! Deve ser por serem biologicas, até me deixam os olhos inchados e choro não apenas enquanto as corto, mas durante todo o processo de cozedura. Mas vale a pena, são uma delícia.
    Tens de experimentar, umas fatias fininhas de pão no fundo do prato e a caldeirada por cima. Uma delícia!
    Eheh estas princesas dão-se muito bem com ervilhas :) não há com que preocupar!
    Pimentos e cebola de facto é infalível ;)
    Beijinhos para ti*

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!