quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Frango Assado com Batata Doce


A comida feita no forno não vos dá a sensação que é domingo?

A mim dá. Pensava que era a única, mas quando decidi fazer perninhas de frango assadas no forno, na 6ª feira passada (dia em que não temos estágio), a primeira coisa que a Ana disse quando viu o que era o almoço (para quem ainda não reparou, a Ana é a minha amiga que mora comigo) foi isso mesmo: que parecia domingo. Embaladas nesta ideia, ainda fomos buscar um restinho de vinho para acompanhar. E demos uso aos pires das chávenas do café (é só em nossa casa ou nas vossas os pires também raramente saem do armário???). E demorámo-nos mais um bocadinho à mesa só porque sim.


Porque era domingo, apesar de ser 6º Feira. E porque eu raramente passo os fins-de-semana no Barreiro com ela, decidimos instaurar o nosso domingo à 6ª! Domingo vai ser o dia das refeições "especiais", das chávenas servidas em pires, do almoço demorado por muita conversa de chacha. 

De todas as ideias que já tivemos cá, esta deve ter sido uma das melhores. Haverá coisa melhor que começar o fim-de-semana logo com um domingo? :P

Ingredientes: 
  • 4 perninhas de frango
  • 2 batatas doces grandes
  • 1 cebola grande
  • sumo de 1 limão
  • 6 dentes de alho
  • 5 c. sopa de massa de pimentão
  • 2 c. sopa de polpa de tomate
  • 1 copo de vinho branco
  • 1 c. sopa de azeite
  • 4 folhas de louro
Modo de fazer:
1 - De preferência na noite anterior (ou no minimo 1h antes) marinar as perninas de frango no sumo de limão ao qual se juntou 2 dentes de alho picados e 2 c. sopa de massa de pimentão. Esfregar bem as perninhas de frango com esta marinada e levar tudo ao frigorífico dentro de um tupperware.
2 - Pré-aquecer o  forno a 180ºC. 
3 - Cobrir o fundo de um tabuleiro ou pirex para ir ao forno com o azeite. Descascar as batatas e cortá-las em cubos. Fazer o mesmo às cebolas. Dispor pelo tabuleiro, juntamente com os restantes dentes de alho às fatias. Cobrir com a polpa de tomate e a restante massa de pimentão (eu limitei-me a pôr colheradas por cima, à bruta). Regar tudo com o vinho branco e cobrir com as folhas de louro. 
4 - No forno, dispor a grelha do forno por cima do tabuleiro das batatas (assim a gordura do frango vai escorrendo para as batatas!). Assar durante 40 min, virando as pernas de frango a meio.

Assim ;)

Bom apetite!



Rende cerca de 3/4 doses
Cerca de 340/225 kcal por dose

13 comentários:

  1. . Eu adoro batata doce, no forno ou em puré são irresistíveis!

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro franguinho e batata doce, e adoro comida de domingo e de forno!
    Por mim bem que podia ser domingo todos os dias hehe
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que era! Mas depois não lhe daríamos o devido valor... por isso é que domingo é bom: é só uma vez por semana! :)

      Eliminar
  3. O assado para mim também lembra sempre o domingo, o que é estranho porque faço muitas vezes à semana. Deve ser porque em casa dos meus pais era refeição de domingo.
    O teu assado tem muito bom aspeto e sou uma grande admiradora da batata doce. Foi a primeira vez que li e vi as coxinhas a assar fora da travessa mas gostei muito da ideia. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assado pelos vistos é comida de fim de semana para toda a gente! :P Também me acontece o mesmo com legumes recheados... parece sempre refeição de festa!
      Assei as coxas fora da travessa para a pele ficar estaladiça - às vezes com o molho nas batatas a pele acaba por ficar mole. Beijinhos :)

      Eliminar
  4. Para mim, quanto à comida de forno "ser de Domingo"... sim e não :P para mim a comida de Domingo é comida de forno AQUECIDA :P portanto é comida de forno, mas uma subclasse particular, específica e especialmente finória dentro da comida de forno - que isto é como a Biologia, tem de se organizar por reinos (e ver frango assado ao microscópio, ver frango assado ao microscópio também!). Isto porque ao Sábado os meus tios costumavam ir jantar a minha casa, e a minha avó assava um lombo de 4kg (com arroz, grelos, batatas, cogumelos, pão, salada e sopa :P haha). Portanto nós (todos) comíamos os restos no dia a seguir, a seguir a demorar 1 hora a tomar banho :)
    (Não era por "gosto", era por lentidão.)
    A carne de forno aquecida tem um sabor bastante peculiar, não é a minha coisa favorita mas come-se :) agora ossinhos... Ossinhos aquecidos sabem a comida de cão. É isso e batata frita aquecida... Quem é que aquece batata frita? Aliás, quem se atreve a tocar em batatas fritas depois de elas arrefecerem pela primeira vez? Gostava de fazer um estudo sobre o apodrecimento/decomposicão rápido das batatas fritas quando não estão submergidas em 10L de óleo :)
    O que me faz lembrar mais o Domingo é estar em casa, haver um certo ambiente pacato... É difícil de escrever, mas fácil de reconhecer :)
    As perninhas de frango dispostas paralelamente no tabuleiro... Por alguma razão parece um bocado sádico :P
    Acabei de descobrir que assados são obras de autor, nunca vi nenhum assim :P normalmente vejo toda a gente a fazer um tabuleiro de forno com cebola, azeite, etc e depois algumas batatas espalhadas. E alguma coisa que em tempos respirou, claro. AGORA, fazer um assado num tabuleiro pequeno, com lados e uma base compacta e nivelada de batatas... Isso já é outra história ;)
    Ana? Que nome tão banal, o teu é muito mais giro ;) haha
    Eu acho que a ligação comida de forno - Domingo é feita por muita gente (aposto que até vais dormir melhor hoje ;)).
    Ser comida de Domingo sempre é um bom pretexto para caprichar num almoço de Sexta-feira. Não é só porque sim - estamos a falar aqui de um Assado, e os Assados são de extrema importância para a sobrevivência da raça humana e das formas de vida em geral.
    (Incluindo as baratas.)
    Espera... Bebeste o vinho dos pires de café? Haha :P
    (Sensores de distinção entre relação de sucessão temporal e de causa-consequência - ligados. Pensei mesmo que bebesses o vinho nas chávenas de café, mas quando estava a escrever o comentário pareceu-me idiota...)
    Também acho que quase ninguém usa pires, só nos cafés. É mais um meio de transporte de pacotes de açúcar do que um suporte, portanto é nos cafés que é mais necessário. Ou então para beber chá e poder segurá-lo, esticar o dedo mindinho e dar estalidos com a língua.
    (Eu não chamo pires a nada, só usei agora para ficar em harmonia com o teu post. Chamas mesmo pires? Nunca ouvi ninguém a dizer pires, eu repeti essa palavra mais vezes neste comentário do que no resto da minha vida. Agora tenta adivinhar como lhe chamo. Prato.)
    Espera, espera, espera. Tens um prato VERDE? Isso é quase tão escandaloso como uma sanita azul.
    (Odeio estar fora de casa ;))
    O Domingo para mim não tem uma conotação assim tão divertida. Normalmente tenho coisas chatas para fazer, não tenho rituais ou tradições agradáveis E começo logo a sofrer por antecipação porque no dia a seguir é Segunda... O fim‑de‑semana em pleno é só no Sábado. Talvez isso se possa remediar através do envio regular de um tabuleiro de batatas e carne para o tabuleiro ;)
    A mim parece-me uma boa ideia, as tradições estranhas que contrariam o hábito são as melhores!

    ResponderEliminar
  5. É mesmo melhor no dia anterior, conheço alguém que se matava se fosse fazer a "salmoura" (palavra que, por incrível que pareça, aprendi recentemente... Mas acho que conseguia viver sem ela, é horrível.) no mesmo dia!
    Não sei por que é que não pões sal na marinada, pelo menos o pobre frango fazia uma esfoliação antes de ser assado (sauna?)!
    Haha, acho que nunca vi ninguém a fazer assados a 180 graus! Claro que não faz grande diferença, mas para mim 180 graus = bolos e 200 graus = comida. :P
    Acho que já não te lembras, mas na realidade o que fizeste foi "cobrir delicadamente o assado com massa de... Pimentinho?" (Numa frase tão delicada o aumentativo fica demasiado violento ;)) É melhor corrigires o engano, ainda pode ser que alguém tenha problemas ;) haha
    (A sério, queres pôr pessoas a fazer lutas de comida contra as pobres inofensivas batatas?)
    Pernas de frango alinhadas na grelha do forno?! Que. Estranho. Mas mas mas... Tantas perguntas... Não te tornas suspeita de bruxaria? As patas de frango não começam a andar coordenadamente de forma assustadora? A GRELHA NÃO É DIFÍCIL DE LIMPAR?!
    A sério, nunca fiz isso :P mas é tão estranho!
    Este post é muito polémico para mim ;) haha... 3 doses e 4 pernas, como é que isso funciona? Alguém come mais batatas? Divide-se a perna em 3? Luta-se até à morte?
    (Aí acho que já ficavam as 4 para 1 pessoa ;) a não ser que só lutassem depois de comer a primeira perna... :P)
    Eu acho imensa piada a diminutivos assim, tipo "perninha". Eu sei que é para fazer a distinção perninha-perna [de frango], maas até me rio (interiormente) quando num hipermercado vejo "perninhas de frango". No supermercado pequeno perto de minha casa é normal... "As bananinhas estão muito boas!", "o pãozinho é fresquinho", "toma um rebuçadinho" (é tão giro :P) :) MAS num hipermercado cujo dono é podre de rico E não sonha sequer com conhecer uma percentagem mínima dos clientes, no qual os talhantes NÃO conhecem a preferência em carnes da Dona Madalena e do Sr. João acho um bocado estranho ver "perninha"! Aliás, eu sempre chamei "perna" :P o resto é "coxa" e acabou!
    Não sou fã de batata doce! Assada com frango desfez-se... Já fiz "chips" e gostei, mas é muito trabalho. E assada no forno é MUITO doce, intoleravelmente doce... Só provei por iniciativa própria, provavelmente gostava mais se tivesse comido quando era pequena.

    PS: fiz o teu bolo de coco e foi um desastre :( na receita diz para bater a margarina com o açúcar e ovos... Eu achei estranho porque nunca vi nenhuma receita assim, mas fiz à mesma. Depois de pôr a farinha dizia para juntar os ovos outra vez :( provavelmente enganaste-te ao pô-los também no início! Já não tinha mais margarina, tive de deitar tudo fora e não o pude fazer... fiquei mesmo chateada! Cuidado ao escrever receitas :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Avelã que pena essa historia do bolo de coco :\ foi lapso sim! Mas não era preciso deitares tudo fora rapariga XD Não tinha mal nenhum, podias ter juntado a farinha e forno com ele :P
      Eu não gosto de pôr sal na comida em geral, por isso se pussesse sal na marinada o frango iria ficar demasiado salgado para mim.
      A grelha é dificil de limpar, sim.
      A batata doce é questão de gosto, mesmo! E eu gosto muito dela assada no forno :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  6. PS: com "às vezes com o molho nas batatas a pele acaba por ficar mole" não queres dizer que gostas da pele do frango... Pois não? D:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ADORO a pele do frango assado :P De compra, que em casa nunca me saiu como deve ser....

      Eliminar
  7. (E este último comentário é só para bater o meu recorde pessoal de comentários num post.)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!