terça-feira, 14 de outubro de 2014

Quiche de alho francês, milho e cogumelos


As minhas quiches, como sabem, são sempre iguais. Ou parecidas, vá. Legumes, coisas, tudo misturado, massa folhada ou quebrada, leite, ovos, noz moscada - natas nunca, queijo nunca, bacon nem pensar. 

A célebre Quiche Lorraine não é bem vinda na minha casa, fim.

E foi neste comprimento de onda que surgiu esta quiche, que de tão simples pensei se deveria publicar "a receita" ou não. 


Mas ficou boa, e comeu-se, e isso por si só é mais que suficiente para figurar aqui no blogue!

Ingredientes:
  • 1 embalagem de massa folhada
  • 1 alho francês médio
  • 1 lata de milho pequena
  • 1 lata de cogumelos pequena
  • 500 ml de leite magro
  • sal, pimenta e noz moscada
  • 3 ovos

Modo de fazer:
1 - Estender a massa folhada numa tarteira e picar o fundo com um garfo. Eu nunca tiro o papel vegetal, acho mais fácil tanto para estender a massa como depois para desenformar a quiche.
2 - Cortar o alho frances em fatias e juntar-lhe o milho e os cogumelos (eu uso uma tigela grande).
3 - Juntar o leite e os ovos batidos.
4 - Temperar a gosto com sal, pimenta e noz moscada.
5 - Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30/40 min.
6 - Servir com salada de alface!



Rende 8 fatias grandes
Aprox. 198 kcal/fatia

4 comentários:

  1. Adoro quiches e a tua ficou uma maravilha :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  2. Não sabia o que era Quiche Lorraine! Nas fotos do google parece estranhamente alta, normalmente vejo quiches baixinhas.
    As minhas quiches não existem... :P Há alguns anos a minha tia fazia e eu não gostava nada, achava o sabor um bocado estranho, por isso a vontade de experimentar também não é muita :) vejo muitas quiches sem natas e essas coisas, normalmente até sem massa, mas não gosto de omelete e acho que deve ficar parecido. Acho mesmo que a única parte mais comestível da quiche é a massa folhada, mas isso não vale ;)
    Noz moscada, que engraçado :P é uma especiaria que uso mais para doces...de resto também já experimentei em puré, mas prefiro sem :)
    Também não sou grande fã de bacon, pelo menos quando é mesmo para comer (não para «dar gosto» na comida - quando cozinho para mais pessoas sou obrigada a deitar chouriça e bacon :P)
    «Neste comprimento de onda» haha :P
    Claro que devias, está boa e bonita portanto serve :) nem que seja porque quase que encaixa na peça de louça ondulada E tem raios de sol na massa folhada (batoteira, era suposto ser picar! :) mas eu perdoo-te porque sei o quão divertido é ir a lojas de decoração para pegar numa estatueta do Buda com areia no chão e pegar no mini tridente [inicialmente tinha dito «arado», mas como a minha vocação de agricultora não está no seu auge fui certificar-me de que era isso, e ao pesquisar a palavra apareceu-me uma máquina esquisita! Para mim arado sempre foi a vassoura de arame com três dentes...Uma vez o meu pai calcou um na parte dos dentes e, vê lá o escândalo, em vez de o cabo se levantar de forma extremamente gira e lhe bater na cara, como os desenhos animados já provaram que acontece, furou-lhe dolorosamente o pé em 3 sítios! Que impressão que fez... deixei de ver desenhos animados nesse dia.] super engraçado de madeira para fazer risquinhos paralelos tipo aqueles que estão nos desenhos de quintas, com direções alternadas em pequenas áreas. A «Espaço Casa» é tãão relaxante! ;)). E para eu não ficar na ignorância quanto à Quiche Lorraine.
    Não sabia que tinha tanto leite! Afinal não me parece que seja como omelete... Meio litro para 3 ovos? Pensava que era só para ficar um bocado mais líquido :P sou mesmo uma noob de quiches!
    Eu também não costumo tirar o papel vegetal... A massa está tão espalmada e perfeitamente lisa que já sei que se meter a pata vai ficar toda torta. Às vezes faço uns arranjos dos lados ou assim... Mas o que queres dizer com «estender a massa»? :P
    Ficou uma quiche com bom aspeto, parece uma refeição rápida e prática :D No início pensei que essas coisas que estão a voar aí no meio da quiche fossem pedacinhos de fiambre, afinal são cogumelos :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não era grande amiga de quiches, principalmemnte por as acahar muito enjoativas, mas desde que comecei a fazer com leite magro e apenas com legumes e uma ou outra coisa mais "interessante" a minha opinião mudou radicalmente! E são tão práticas e baratas de fazer...
      A noz moscada dá-lhe assim um saborzinho "especial". Experimenta!
      A quiche foi feita "na peça de louça" por isso é que ficou ali bem encaixadinha eheh :P
      Eu pico e faço mariquices à massa folhada :P Piquei o fundo e fiz raios de sol nas bordas, está aceitável!
      Coitado do teu pai, até me arrepiei com essa história :S
      Não, não é como uma omelete. É assim como... é uma quiche XD
      Estender a massa é apenas desenrolá-la do pacote e colocá-la na tarteira :P
      Com fiambre também fica bom, mas eu prefiro sempre manter a quiche vegetariana.
      Beijinhos!

      Eliminar

Obrigada pela visita!