Quero partilhar convosco este delicioso bolo de laranja da minha avó, que fiz para o recomeço das Orações de Taizé da minha paróquia (não sei se já tinha referido aqui, mas VOLTO A TAIZÉ NA PÁSCOA!!! :D :D :D).
A minha avó é a pessoa que conheço que melhor faz bolos. A sério. Ela pega numa receita boa e torna-a fantástica só pelo simples facto de ser ela a fazê-la. Os bolos dela são sempre altos, fofos, leves e eu tenho imensa pena de não lhe ter herdado o jeito.
Decidi tentar replicar a receita fazendo uma pequena alteração: a receita da minha avó pedia que regássemos o bolo com sumo de laranja e eu preferi experimentar fazer um caramelo de laranja. Resultou muuuuito bem! Caramelo com laranja, não há como errar! Só o bolo é que não ficou tão alto e fofo como o dela... enfim, faltou-lhe a mão da avó. E, no que toca a bolos, não há como a mão da minha avó.
250 gr de margarina
250 gr de açúcar
250 gr de farinha
4 c. de chá de fermento
6 ovos
Raspa de 4 laranjas
Sumo de 2 laranjas
CARAMELO
1 chávena de açúcar
sumo de 1 laranja
CARAMELO
1 chávena de açúcar
sumo de 1 laranja
Modo de fazer:
BOLO
Derreter a margarina com o sumo das laranjas. Bater os ovos com o açúcar. Juntar a margarina com o sumo de laranja e bater. Juntar os ingredientes secos mexendo bem com uma colher de pau. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 35-40 min (fazer o teste do palito, não há que enganar!).
CARAMELO DE LARANJA
Entretanto preparar o caramelo de laranja, derretendo o açúcar num tacho. Quando começar a ficar escuro, juntar o sumo de laranja. Despejar sobre o bolo ainda quente e dentro da forma.
Desenformar o bolo depois de frio!
Acompanha lindamente um chá quentinho - de preferência com boa companhia, como foi o caso!
Quem quer bolo, quem quer? |
Por detrás da fatia do bolo, podem ver-nos a aquecer as mãozinhas no chá que tinham preparado para nós! |
Cerca de 202 kcal/porção
Ficou mesmo guloso! Nunca provei caramelo de laranja, acho que vou experimentar, visto que não gosto de caramelo normal este parece-me uma excelente alternativa! :)
ResponderEliminarOs bolos às vezes não crescem tanto devido aos ingredientes, à forma como os batemos e afins... mas mão de avó, é única! :)
As mamãs e as avós fazem sempre os melhores doces! :D
ResponderEliminarFicou com tão bom aspecto! Adorei!
Beijinhos*
Ficou com tão bom aspeto que levo a receita para experimentar.
ResponderEliminarQue bom :) Depois conta como correu!
Eliminar