segunda-feira, 10 de junho de 2013

Bolo de cenoura, coco e laranja da Enf. Cristina


Um dos meus dias favoritos do mês é a Oração com cânticos de Taizé da minha paróquia. Engraçado, já publiquei aqui vários bolos que levei para a oração de Taizé, já mostrei inclusivamente fotos do Encontro Europeu em Roma aqui mas nunca me alonguei muito sobre o assunto, o que é estranho, porque é uma parte da minha vida muito importante para mim.


Taizé é uma comunidade de irmãos em França (em Taizé, lá está!), que tem como objectivo reunir jovens cristãos de todo o mundo. Normalmente a estada dos jovens é de uma semana, mas pode ser alargada por mais tempo. O que caracteriza Taizé são as orações (3x ao dia), que têm como base os cânticos e o silêncio. Os jovens são convidados a realizar depois nas suas paróquias uma oração ao estilo de Taizé, em comunidade. A da minha paróquia é aos 2ºs sábados de cada mês e dura apenas meia hora. Inclui os cânticos, uma parte dedicada ao silêncio, a leitura de um evangelho e um salmo. Depois é seguida de convívio, com chá e bolos (eu e a minha irmã contribuímos sempre com um!).

Taizé, visto de cima! Os rectângulos azuis são as tendas comunitárias. Ao centro,  em baixo, dá para ver o telhado da igreja. Os telhados do cimo são as camaratas. À direita, pode-se ver o lago do silêncio, um dos lugares mais bonitos do mundo :) 
Eu fui a Taizé na semana santa de 2010 e foi uma das melhores semanas da minha vida. Demorámos 24h de autocarro, mas valeu totalmente a pena. Foi relaxante e retemperador, e serviu verdadeiramente para me encontrar com Deus. Lá é muito fácil - o pior é quando voltamos ao nosso dia-a-dia...

Pois, fica um bocado longe...

Um dia típico de Taizé:
Acordar (ficámos numa camarata por causa do frio, mas podemos ficar em tendas comunitárias - aquecidas - ou levar tenda de casa - quem apostou nisto arrependeu-se, fazia um frio de rachar).
Oração da manhã, na igreja, com os irmãos e jovens.

O interior da igreja de Taizé. Os irmãos põem-se de joelhos num espaço ao centro,  vestidos de branco, e os jovens sentam-se em redor. 
Pequeno almoço - Eu gostava de ajudar a servir o pequeno almoço todos os dias, juntava-se a malta portuguesa e transformámos aquilo num ritual. O meu peq. almoço foi durante toda a semana chocolate quente e uma carcaça com manteiga e chocolate de leite (começávamos bem o dia, como se vê!).

A fila do pequeno-almoço!
Encontro com o irmão: divisão em grupos grandes (penso que fazem as divisões por idades). O meu grupo ficou com um irmão da argentina. Começávamos sempre a reunião com uma animação, depois líamos a leitura do dia e o irmão fazia uma pequena reflexão (ilustrada sempre com exemplos da vida dele que nos faziam sempre rir).
Reflexão em pequenos grupos: De seguida, íamos com o nosso grupo de reflexão (sorteado no inicio da semana) para reflectir sobre a leitura e de que maneira ela se aplicava na nossa vida. O meu grupo incluía 2 espanhóis, 3 alemães e 2 irlandeses (um dos quais o "contact person" que era o que orientava o grupo, por assim dizer).
Oração do meio-dia. Parecida com a da manhã.
Almoço: é assim, as refeições são doadas por empresas e assim, uma vez que a comunidade não tem fontes de rendimento (pagamos um x para lá estar uma semana consoante o país de origem, mas é um valor simbólico - penso que 60 euros para Portugal) não se pode esperar nada gourmet. Coisas embaladas e mais aquecidas que cozinhadas por jovens que também lá estão a passar a semana. Ninguém passa fome, como é evidente. Eu preferi ir sempre ao vegetariano, a comida é melhor e as filas menores. Tenho saudades do puré, cheio de especiarias...

Uma das refeições: qualquer-coisa com ervilhas, fruta, pão, queijinhos e um pacote de bolachas
Trabalho: cada jovem pode escolher um trabalho para contribuir para a comunidade: limpeza dos wc, cozinhas, coro, etc. O meu grupo estava encarregado da 2ª limpeza da cozinha e incluía uma alemã, 4 suecos, 2 italianas e 1 irlandês. Para a próxima, vou querer ficar no coro.
Lanche: Chá de Taizé (instantâneo) e um bolo embalado (novamente, muito saudável!).
Workshops, passeio, lago: O resto da tarde era dedicado a fazer o que quisesse: descansar, ir dar uma volta no lago do silêncio, dar uma volta às aldeias e vilas ali ao pé, comprar postais e lembranças na loja de lá, fazer um workshop disponibilizado pela comunidade. Cheguei a fazer uns quantos e só houve um que não gostei.

Lago do silêncio
Taizé - aldeia propriamente dita. Vale a pena dar umas voltinhas por lá!
Oração da noite: idêntica às anteriores, mas no fim os irmãos vão-se embora e podemos ficar o tempo que quisermos a cantar. É lindo.
Oyak: sitio onde os jovens se juntam para conviver. Havia grupos com violas e canções dos seus países, outros que faziam jogos, outros que dançavam... eu passava um bocado em todos os grupos!
No Okyak, um grupo de espanhóis tocava e os jovens à volta juntavam-se para cantar com eles :)
Dormir: Taizé tem recolher obrigatório, com jovens encarregados de nos mandar calar e dormir, portanto o descanso está sempre assegurado!

 Agora que já conhecem mais um bocadinho de Taizé, também já me conhecem um pouco melhor também. Tenho saudades de Taizé todos os dias. Faz-se todos os anos o Encontro Europeu, que este ano foi em Roma, como já sabem, e apesar de também ter sido fantástico (Taizé+Roma...) mesmo assim, preferi estar na comunidade uma semaninha. Aconselho a toda a gente ir lá pelo menos uma vez na vida! As pessoas com mais de 30 anos vivem uma experiência diferente, e inclusivamente há uma parte, com outro edifício (Olinda) onde podem ir famílias (com crianças e tudo, uma vez que a comunidade só aceita jovens com mais de 16 anos - salvo excepções).

Agora que já está enquadrado, podemos ir à receita do bolo da oração deste mês, que foi a última desta temporada (só volta a haver orações em Outubro).

É um dos melhores bolos que comi, e um dos bolos que mais sucesso fez! A receita foi dada pela enfermeira orientadora do último estágio da minha irmã (está em enfermagem) e vai directamente para as minhas receitas favoritas. A repetir muitas e muitas vezes. Fica um bolo húmido, fofinho, com a parte superior ligeiramente caramelizada. Ainda estava quentinho quando foi servido e estava uma verdadeira delícia. De comer e chorar por mais!


Ingredientes
2 cháv. de açúcar
2 cháv. côco ralado
1 cháv. óleo
2 cenouras grandes
casca e sumo de 1 laranja
5 ovos
2 cháv. farinha
1 c. chá de fermento

Modo de fazer: Ralar a cenoura. Triturar a casca da laranja (eu pus parte branca e tudo) com a cenoura, o sumo da laranja e um pouco do açúcar, com o auxílio da varinha mágica. Bater os ovos com esta mistura e o resto do açúcar. Juntar o côco, o óleo, a farinha e o fermento. Bater bem.
Deitar numa forma untada e enfarinhada (o bolo fica muito grande e alto, deixar espaço para crescer à vontade) e levar ao forno pré-aquecido a 190ºC. Deixar cozer até ficar douradinho (fazer o teste do palito). O meu demorou 75 min.

Vai uma fatia?

3 comentários:

  1. Como imaginas já ouvi falar imensas vezes de Taizé, quase todos os meus amigos já foram e adoraram ;) Ainda bem que também gostaste :)

    Esse bolo parece-me mesmo tentador, só tenho pena que o Pedro não goste de coco! Um dia experimento a receita :D

    Beijinhos e tem uma óptima semana :D

    ResponderEliminar
  2. Acho que toda a gente que vai para Taizé vem de lá a adorar. Nunca fui, mas um dos meus amigos mais chegados vai todos os anos há uns 6 anos.
    E o bolo tem óptimo aspecto! Talvez experimente uma versão livre de coco

    ResponderEliminar
  3. Fiz este bolo e ficou uma delicia, está recomendado.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!