quinta-feira, 3 de julho de 2014

Bolo de Fécula de Batata da prima Mena


A minha mãe tem um caderninho, que não é mais que uma Agenda de 1983, onde na adolescência foi escrevendo receitas dadas pelas família, amigos, família de amigos... Do mês de Janeiro a Setembro estão as páginas reservadas aos doces, e de Outubro a Dezembro estão as receitas dos salgados.

Muito recente, como vêm

É engraçado imaginar a minha mãe com 17 anos a escrever as receitinhas aqui (principalmente ela que não gosta de cozinhar e que rejubila de alegria quando me ofereço para fazer o almoço), mas foi graças a este caderno que muitas receitas não ficaram perdidas pelos últimos trinta anos. 

Começamos muito bem!

Uma das receitas (logo a primeira, a do dia 1 de Janeiro!) é a receita do bolo de fécula de batata da prima Mena. A prima Mena é uma prima afastada, que já nem sei porque é nossa prima (apesar de mo explicarem muitas vezes e de rebolarem os olhos de exasperação quando digo já não me lembrar), prima que só encontro (e é preciso alguma sorte) em casamentos e funerais e com a qual se troquei mais de três palavras para além do Olá/Tudo bem?/Bom dia/Boa tarde ao longo de toda a minha vida foi muito. 


Mas prima que quando a minha mãe tinha 17 anos ainda era muito prima, e onde iam a casa lanchar muitas vezes. E onde de vez em quando se fazia o bolo de ananás para o chá, mas que decidimos voltar a repetir cá em casa, mais de trinta anos depois, omitindo o ananás e as coberturas. 


Segundo a minha mã, ficou muito melhor assim, e foi perfeito para festejar o aniversário da minha mãe, dia 19 do mês passado (um dia antes do meu). 

Um bolo que se tornou o meu bolo seco preferido de sempre!


Ingredientes:
8 ovos
1 pacote (250 gr) de fécula de batata
2 c. chá de fermento
Peso de 5 ovos de açúcar (cerca de 250 gr)

Modo de fazer:
Bater as claras em castelo firme. Juntar o açúcar e bater bem.
Juntar as gemas uma a uma (leram bem, juntam-se as gemas às claras, e não o contrário, como é costume!).
Por fim, deitar a fécula de batata peneirada com o fermento.
Despejar numa forma untada e enfarinha e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC até cozer (fica muito bom se o deixarem um bocadinho mal cozido, fica ainda melhor que o pão de ló!).
Bom apetite!

Rende cerca de 10 fatias
Cerca de 235 kcal/fatia




12 comentários:

  1. tem um aspecto bem fofinho!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Tão fofinho! Deve ser uma delícia :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei o "livro de receitas", que preciosidade :)
    Olhando parece um pão de ló, bem fofinho!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh já é bem velhinho.
      Pois é, então se o deixares mal cozido ainda parece mais!

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Perigosamente delicioso, até, comeu-se depressa demais :P

      Eliminar
  5. Eu também gostava de ter um livro assim, cheio de pó, páginas amarelas e uma letra estranha :)
    Também tenho uma história engraçada sobre um bolo de fécula de batata. Alguém que por acaso acho que também é um primo afastado disse que um bolo de fécula de batata era super bom. Eu tinha para aí 10 anos e achei que fécula era uma palavra engraçada. A minha tia comprou e fizemos o bolo. Era horrível. :)
    Mas este parece tãão bom! Parece pão de ló! A minha avó, também conhecida por Sra. Bolos Secos São o Melhor e Nem Sei Porque Passas A Tarde Na Cozinha Para Fazer Outros A Não Ser Que Seja Flan, Se For Flan Não Faz Mal. :) Acho que ela ia adorar. Lembras-te de eu ter dito aquilo das 20 sobremesas? Afinal são 21. :D
    Tem piada que tenhas assim o nome do "bolo da prima Mena" quando nunca falas para ela :P Inicialmente até sugeriu alguma cumplicidade... Coitada da moça, uma receita tão boa e tudo o que dizes é boa tarde? É uma vergonha que não tenhas feito um telefonema depois da primeira fatia.
    "Era muito prima", adorei a expressão :) acho que é uma pena o enorme afastamento entre parentes ao crescer - pessoas que partilharam a infância e juventude, estavam juntas todos os dias, passavam férias juntas... E acabam por se ver uma vez por ano :(
    Eu também não percebo nada dos primos afastados e não sei quê :P sou bastante má em graus de parentesco, quando os dava em inglês não chegava lá pela definição e pedia sempre ao professor para dizer a palavra em português e eu poder traduzir :P
    Já disse que este bolo parece imensamente bom? Vai diretamente para os favoritos. Manda um beijinho meu à prima Mena :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheh eu até ligava, se tivesse o nr dela! Já era prima afastada da minha mãe, ainda se afastou mais com o passar das gerações. Acho que é o normal, quando as familias são muito grandes (como a minha), temos obrigatoriamente de nos afastar um pouco uns dos outros. É pena, mas faz parte!
      Espero que experimentes esse e passes o trauma do bolo de fécula de batata do teu primo. Beijinhos para ti

      Eliminar
  6. Bolo fécula é tão fofinho.
    Mas no caderninho da receita diz "bolo de ananas", não tem essa receita?

    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana :) A receita é esta, mas com uma cobertura e recheio de ananás ;) Um dia experimento fazer e ponho a receita aqui no blogue. Beijinhos*

      Eliminar

Obrigada pela visita!