quinta-feira, 10 de julho de 2014

Queques de Mirtilo


Nunca tinha comido mirtilos.

Ok, também nunca comi gafanhotos, mas parece-me que nunca ter comido mirtilos é bem mais grave, principalmente se tivermos em conta a minha localização geográfica e a disponibilidade de mirtilos no supermercado (e este ano voltei a deixar escapar a Feira do Mirtilo em Sever do Vouga!).


Mas mirtilos para mim são frutas silvestres (como a amora e a framboesa!) e mesmo a amora que se vê por aí à venda, dá-me vontade de rir quando olho para o preço por Kg (e lembro-me de quando era pequena e andava todo o mês de agosto a apanhar amoras das silvas para vender na terra do meu avô, a 2 ou 3 euros o Kg...). Por essa razão, nunca tinha comido mirtilos. Recusava-me a dar aquele valor exorbitante por 100 gr de uma fruta às bolinhas. 


Mas é para estas coisas que servem os amigos e no meu dia de anos (relatado aqui) a minha amiga Inês ofereceu-me duas caixinhas deles! (Ok, uma era para a minha irmã...). Fiquei super contente com a prenda, ainda para mais eram mirtilos biológicos!

Comi imensos mesmo assim, crus, como se fossem uvas, mas depois achei que mereciam um destino mais glamoroso. E tinha voltado novamente às compras, sucumbindo à tentação de comprar mais forminhas para queques. Desta vez, optei por formas com passarinhos coloridos. 


Claro que em vez de ir ver uma receita me pus a inventar (porque raio é que eu faço estas coisas e depois ainda tenho a lata de me vir queixar no blogue que os meus queques saem mal???), mas ainda bem que o fiz! Ok, por razões do destino os queques "tumores" esquisitos, mas desta vez nenhum explodiu e, apesar de pouco apresentáveis (eu até lhes achei piada, sou sincera, mas eu também sou avessa a tudo demasiado perfeitinho...) estavam deliciosos. E gostei ainda mais do sabor dos mirtilos assim, caramelizados e a escorrer pelos queques.

Ingredientes: 
2 cháv. de farinha
1 cháv. açúcar amarelo
2 c. sopa de linhaça dourada moída
6 c. sopa de água
2 1/2 cháv. de leite de soja simples (podem usar leite normal)
1 banana esmigalhada com um garfo.
1 c. chá de fermento
1 c. chá de bicarbonato
250 gr de mirtilos
1 c. chá de essência de baunilha

Modo de fazer:
Misturar a linhaça com a água e deixar repousar durante 10 min.
Numa taca, misturar o açúcar, a farinha, o fermento, o bicarbonato e 2/3 dos mirtilos.
Noutra taça, misturar com uma vara de arames a mistura de linhaça, o leite de soja, a essência de baunilha e a banana esmigalhada. Juntar aos ingredientes secos e envolver com uma colher de pau apenas o suficiente para unir a massa (não mexer de mais. Desta vez correu bem!).
Despejar a massa em forminhas de papel previamente colocadas em forminahs de alumínio próprias para queques. Cobrir com os restantes mirtilos e levar ao forno 10 min a 220ºC, reduzindo depois para 180ºC e deixar cozer mais 10 min.
Quentes são bons, mas se os deixarem arrefecer ficam com um sabor intenso a mirtilo, que só de pensar já me está a dar água na boca.



Rende 17 queques
Cerca de 130 kcal/queque 

5 comentários:

  1. Têm tão bom aspecto, Anouska! O meu mirtileiro deu uma carrada deles e ainda estão a aguardar destino, mas estes queques parecem-me PERFEITOS!!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Curiosamente, a primeira vez que experimentei mirtilos também foi quando os comprei para fazer queques. No ano passado :P Também acho ridículo o preço, e só os comprei por causa do post do blog-referência-nacional-de-muffins que os exaltava imenso. Senão ainda estaria na ignorância... Mas acho que tive azar com os mirtilos, porque achei o sabor estranho e não gostei muito (dos mirtilos, os muffins estavam bons). Eu adooro framboesas (e tenho uma pequena fonte delas, biológicas e grátis :)) e amoras mais ou menos, e é impossível que não goste de mirtilos, certo? Pelo menos quero experimentar outra vez :P Nem que seja pelo alarido dos americanos por muffins de mirtilo, não sei como é que coisas tão populares lá não são minimamente conhecidas aqui...
    Isso é que são prendas de ano boas ;)
    Eu acho que ficaram giros! Não me importava nada nada de comer uns muffins assim! Esses pequenos "abcessos" até são fofos, parecem aqueles "topos" das madalenas francesas (melhor parte!). E com sumo de mirtilo a escorrer... Devem ter ficado mesmo muito bons! :)
    Aguardo a receita de sexta :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta outra vez, se calhar estavam pouco maduros... dá o benefício da dúvida aos mirtilo ;) A receita de sexta só vai sair hoje, estive demasiado ocupada com a Benção de Finalistas da minha irmã. Beijinhos*

      Eliminar
  3. Olá Anouska!!! =)
    Eu também nunca comi mirtilos...morro de curiosidade para experimentar, me parecem tentadores!!! Mas aqui no Brasil é muito difícil encontrar, pelo menos aqui na minha região...e imagino que quando encontrar, o preço vai ser absurdo de caro!!
    Adoro queques!!! São um mimo!!
    Vim conhecer seu blog e já virei fã!!! Vou voltar sempre, com certeza!!!
    Se quiser visitar meu cantinho, será muito bem-vinda! Beijos e boa semana pra ti!!!
    http://deliciasdavodeo.blogspot.com.br/
    www.facebook.com/ReceitasdoBlogDeliciasdaVoDeo

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!