terça-feira, 2 de setembro de 2014

Gelado de Pêra, Rum e Passas


A saga dos gelados continua!

Depois do delicioso Gelado de Pêssego, decidi repetir mas desta vez usando sabores diferentes. Analisando a situação, tínhamos pêras maduras nas pereiras do quintal, eram deliciosas, sumarentas... era de aproveitar. Depois também a minha avó e a minha tia tinham deixado um pacote de passas aberto, que sobejaram de uma sobremesa qualquer da festa. 

E eu pensei logo num gelado que comi em Roma num café fantástico, de pêras e ricotta, que me soube pela vida e que me dá vontade de me chicotear a mim própria por, devido ao meu desastroso fraco sentido de orientação não saber lá voltar numa próxima vez que visitar a capital italiana. 


Infelizmente não tinha ricotta, por isso inclinei-me mais para as passas. Tínhamos rum e eu adoro a combinação rum+passas. Mas também não queria fazer o gelado só assim, natas, açúcar... uma frutinha ia cair bem, mais não seja para parecer uma coisa saudável, "ai e tal tem pêras, ai e tal é fruta, ai e tal ainda por cima as pêras são biológicas..."

E foi assim que nasceu este gelado de Pêra, Rum e Passas. Mais cremoso (será devido ao alcool que não solidifica tão bem?), com uma textura interessante devido às pêras, o sabor de fundo a rum e a surpresa das passas... ficou mesmo bom.

Mas não chegou aos calcanhares do Gelado de Pêssego.

Não há gelado com aquele.

Ingredientes
  • 600 gr de pêras maduras, descascadas e descaroçadas
  • 2 pacotes de natas 
  • 100 gr de passas/sultanas
  • 2 cálices de rum
  • 250 gr de açúcar

Modo de fazer:
1 - Põr as passas a macerar no rum. 


2 - Triturar as pêras com uma varinha mágica. Eu juntei um bocadinho de água para ser mais fácil. Reservar.


3 - Bater as natas em chantilly.


4 - Juntar o açúcar e bater mais um pouco.

5 - Juntar o rum e as passas e envolver.

6 - Juntar a pêra triturada e envolver também muito bem.

Tarãn!

7 - Colocar a mistura numa caixa/tupperware/tacinhas individuais e levar ao congelador até solidificar. Mexer com um garfo de hora a hora nas primeiras três horas.



E já está!


Rende 12 porções
Aprox. 267 kcal/porção

4 comentários:

  1. Yummii. Este blog está recheado de deliciosas tentações! Já sigo! =)
    Beijinho

    http://mrswonderlandby2.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda Mrs Wonderland! E muito obrigada pelas palavras simpáticas ^^ Um grande beijinho

      Eliminar
  2. Então tudo conspirou para que fizesses esta conjugação de sabores :)
    Eu às vezes penso que se calhar perco por não arriscar muito... Nos sabores de gelado, por exemplo, nunca pediria isso das pêras e ricotta nem nada parecido :P só coisas básicas... Se calhar ando a perder obras primas. Rum e passas é outro exemplo, é um sabor que passo logo à frente :P
    Se fosse a ti ia fazer uma tour detalhada a Roma com a desculpa de conhecer melhor. Podia ser que tivesses sorte :P Mas realmente era difícil encontrares o mesmo café...
    Claro, então não é saudável? :P pêras, ainda tem passas que também são fruta, e ainda por cima natas que são quase leitinho! ;) Mas acho que pôr fruta em sobremesas as acaba por deixar menos pesadas, mais primaveris e leves :)
    Já li imensas vezes sobre o álcool em gelados, ajuda a que "não congele tanto"... Que não fique tão duro. Mas nunca experimentei, tenho medo de que fique a saber a álcool... Mas depois do que tu disseste não sei! Tenho um bocado de vodka que sobrou de fazer licor de Nutella (e só de a cheirar fico tonta :P dei à minha avó um bocadinho no fundo de um copo e disse que era água (era mesmo só um bocadinho, não sou assim tão má!) e ela fez a cara mais brilhante de sempre) e pode ser que a use! :)
    O gelado está com um aspeto mesmo muito cremoso! Acho que ainda tem melhor aspeto do que o outro... Mas é uma luta injusta :) devia estar delicioso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo :)
      Eu gosto sempre de experimentar coisas novas. Quando vou ao santini peço sempre sabores diferentes! Quanto mais estranho melhor. E nessa qualidade tenho de te confessar mesmo: andas a perder coisas muito boas!
      Uma tour detalhada por Roma parece-me bem! Quem sabe? Pode ser que também tudo se conspire nesse dia para encontrar o tal café ;)
      Gostei muito da experiências das frutas no gelado, vou repetir muitas e muitas vezes e testar várias combinações.
      Pois foi, deste havias de gostar, está cremoso como tu gostas! Fica a saber muito a alcool, claro, mas é esse o objetivo! Licor de Nutella???? O.o O meu cérebro parou aqui :P
      ahahahah coitada da tua avó, imagino! Deve ter feito uma cara épica.
      Beijinhos*

      Eliminar

Obrigada pela visita!