terça-feira, 9 de setembro de 2014

Temperagem de Chocolate e Bombons Simples de Chocolate Preto


Quando comecei o blogue, desconhecia completamente duas realidades na culinária:

Realidade nº 1: Existe um bolo chamado Macaron.
Realidade nº 2: Para fazer bombons não basta derreter chocolate e metê-lo em forminhas, tem de submeter-se a diversas temperaturas (ou o bombom vai ficar sempre nhanhado e sem aquele brilho caracteristico). Ou seja, temperar o chocolate!

O que ia lendo nos blogues e visto na televisão acerca destas duas experiências (fazer macarons e temperar chocolate) deixavam-me com os cabelos em pé! Jurei assim que nunca, jamais em tempo algum me iria aventurar em nenhuma destas coisas.

Claro que com o tempo esta jura saiu furada e há cerca de um ano que pensava em temperar chocolate para fazer bombons e em experimentar macarons de diversos tipos. Esta vontade consolidou-se este verão, em que experimentei pela primeira vez o gelado da Ben and Jerry's de Manteiga de Amendoim (que chocolatinhos são aqueles, com recheio de manteiga de amendoim???? É de levar uma pessoa à loucura!) e enfardei quase uma caixa de macarons. Coisas da vida.

Ai Deus, o que eu sonho com estas "peanut butter cups"...
(imagem da net)

Por isso, depois de mais de 10 meses a pedir em todas as festividades um termómetro de cozinha, as minhas preces foram ouvidas e a minha irmã e o meu cunhado ofereceram-me um no aniversário. Passei o verão a sonhar com bombons de manteiga de amendoim, claro, mas também bombons de café, bombons de canela, bombons recheados com licor, bombons recheados com frutas, pepitas de chocolate, eu sei lá!

My precious!
Já agora, quando me ofereceram a minha irmã preparou um jogo muito engraçado com papelinhos, mas que juntamente com imagens de termómetros - que me pareciam testes de gravidez - me fizeram pensar que a minha prenda seria a notícia que iria ser tia XD

Entretanto enchi-me de arrogância e convenci-me que não podia ser assim tão dificil. Pelo que tinha visto em vários sites, era só pôr o chocolate a três temperaturas, também não era física quântica! E não é, mas também não é assim tão simples...

Baseei-me interiamente nas instruções do blogue Testado, Provado e Aprovado. Como ela, decidi que para primeira experiência não me devia pôr com grandes aventuras, por isso experimentei fazer apenas uns bombons simples, com um chocolate baratinho (de culinária, mesmo).

Para primeira experiência nem ficou muito mal (apesar de ter passado a temperatura na ultima etapa, o que fez com que o chocolate não ficasse muito brilhante). Pelo menos, os bombons mantiveram a sua forma, o que para mim já é uma grande vitória. Mal posso esperar para experimentar várias combinações de sabores, e com chocolate de melhor qualidade ;)

Ingredientes 
  • 70 gr de chocolate para culinária

Modo de fazer: 
1 - Picar o chocolate com uma faca. 


2 - Dividir em 3 partes iguais.


3 - Derreter em banho-maria 1/3 do chocolate picado. Atenção para que a taça onde o chocolate se encontra tape completamente a panela com a água, pois o vapor formado pode estragar o chocolate. 



4 - Quando o chocolate atingir a temperatura entre 45ºC e 50ºC juntar os restantes 2/3 do chocolate.


5 - Mexer até que a temperatura do chocolate caia para os 27ºC (demorou uma eternidade!). 

6 - Quando isso acontecer, levar novamente o chocolate ao banho-maria em pequenos intervalos de tempo (10s) até que o chocolate chegue aos 32ºC. Eu como levei novamente em banho-maria em período mais longos, quando dei por mim já o chocolate estava nos 35ºC. Glup.

7 - Dispor em forminhas próprias para chocolate (este por acaso até é uma forma de silicone para gelo, serve na perfeição) e deixar arrefecer (podem colocar no frigorífico), o que acontece rapidamente se o chocolate estiver bem temperado. 


8 - Desenformar com cuidado.

Et voilá! Têm uns bombons simples, absolutamente sem nada de especial, mas que vão fazer com que ganhem confiança e que sintam um orgulho enorme em vocês próprios. Garantido! ;)



Rende 7 bombons
Cerca de 50 kcal por bombom

8 comentários:

  1. A cena dos bombons sempre me fascinou... Mas nunca tentei fazer... Acho que dá muito trabalho depois de saber que existem alguns lá em casa já feito e que eu adoro.

    Tenho um desafio lá blog para ti:
    http://10yearsbituine.blogspot.pt/2014/09/tag.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Jelly! Eu também só me vou aventurar porque há imensas combinações de bombons (tipo os da Ben and Jerry's com recheio de manteiga de amendoim...) que não se vêm à venda. E para fazer as minhas próprias pepitas de chocolate (as de compra abusam no preço!).
      Obrigada pelo desafio :) Vou responder brevemente!

      Eliminar
  2. Por acaso uma vez fui a uma espécie de "exposição de coisas relacionadas com casamentos" e tinha lá um monte de "macarons" bonitinhos e de várias cores. Aquilo intrigou-me imenso porque eu não sabia o que era e estava lá exposto... Em minha defesa acho que não era a única ignorante - aquilo não sofreu nenhum desgaste visível até ao fim (e acho que normalmente não é o que acontece com "amostras" comestíveis em exposições... se tivesse umas bifanas a ver se não ganhavam aos vestidos branquinhos :P)
    Por acaso sabia essas duas coisas quando comecei o blog, mas acho que é batota porque já lia blogs há algum tempo :P
    Por acaso já tive fases de "tenho de fazer urgentemente macarons", mas nunca fiz nem provei. Também acho que passa para todos a natureza portuguesa de bolos mais caseiros e decadentes e menos sofisticados - basta pores uma bola de berlim à beira de um frágil macaron e comparares :P
    Até parece complicado, mas também é porque é um medo ampliado pelas pessoas que não conseguiram. Eu sou um bocado idiota e gosto de pesquisar falhanços épicos de outras pessoas com receitas que vou fazer, tipo os éclairs. Li imeensa gente a dizer que não deu, não resultou, era horrível. Depois achei fácil e saíram (mais ou menos) perfeitinhos :)
    (E confesso que depois disto a minha "auto-estima culinária" disparou e fui buscar listas das sobremesas mais difíceis de fazer :P aí a minha vontade de fazer macarons também cresceu...)
    O temperar chocolate também é um bocado assustador... É particularmente irritante porque eu até gostava de fazer e não tenho termómetro :( nem sei onde se compra! Tu sabes? Siiiim? :)
    Não sei se já sabes OU se queres saber, maas no Continente vendem peanut butter cups. Também vendem nas lojas americanas, mas se viveres perto de uma eu passo a odiar-te para todo o sempre.
    (A menos que saibas onde se compra um termómetro para doces.)
    Eu também adorei os peanut butter cups, foi a minha coisa favorita da loja americana. Pepitas de manteiga de amendoim também são fantásticas (muffins quentinhos e densos de aveia com pepitas de manteiga de amendoim... Hmmm...)
    Até gostava de experimentar pb cups de choc branco :) apesar de achar que não é lá grande coisa (a conjugação não deve ser tão boa, e chocolate branco não é propriamente a minha coisa favorita), continuo a achar piada a essas variações de coisas deliciosas (especialmente se forem difíceis de encontrar :P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, tu quando criaste o teu blogue já eras uma expert nestas andanças! Eu ainda estava a dar os primeiros passos na culinária :P Macarons são deliciosos, mas também os há horriveis (não quero dizer mal, mas os de um café nos armazens do Chiado são tenebrosos). Mas os bons, os mesmo a sério, os bem feitos... mnmmmm! Sao deliciosos! Melhor que bolas de berlim! (mas eu tambem não gosto de bolas de berlim - estamos sempre de acordo nestas coisas, já reparaste? eheheh)
      Também tive essa cena com os eclairs! A massa choux sempre me saiu super bem, exceto uma vez em que como estava com pressa a massa cozeu pouco (o que deu origem a uns profiteroles panquecas). Acho que foi isso que me foi dando confiança para temperar chocolate, mas claramente substimei a coisa :P
      Olha, os termómetros de culinária compram-se nas lojas especializadas. A loja onde compraram o meu nao me lembro do nome, mas amanhã procuro os sacos e digo-te ;) Foi no Saldanha, em Lisboa, e custou cerca de 14 euros (nada mau, na minha opinião!). Dá para doces, merengues, carne... dá para tudo! Para o frio e para o quente, tem uma grande amplitude térmica.
      Ok, agora comecei a hiperventilar de excitação: PEANUT BUTTER CUPS??? No continente???? Eu vou confessar uma coisa, fora chocolate de culinária, eu nunca compro chocolates XD por isso realmente estou um bocado desatualizada no que há no supermercado, mas pensei mesmo que não houvesse! Já ouvi falar dessas lojas americanas, tenho de ver se encontro uma. Disseram-me que havia uma em Lisboa mas que fechou, nao sei...
      A mim parece-me uma excelente combinaçao, chocolate branco mais mant de amendoim! Gosto muito de chocolate branco, mas como sou intolerante à lactose (apesar de muitas vezes ignorar este aspeto, com consequências às vezes bastante desagradáveis) evito comer.

      Eliminar

  3. Também provei esse gelado por gostar de manteiga de amendoim e de pb cups e não gostei muito :( duro, com cristais de gelo, sabor mais ou menos... Se calhar o meu não estava nas melhores condições, ainda mais depois dos meses de rejeitado que passou no congelador :P foi o único que provei da Ben & Jerry's e tenho de estar enganada, porque se têm imeensa fama, são venerados por toda a gente e custam uma quantidade ridícula de dinheiro (até dói, eu tive de ganhar coragem durante meses até a comprar :P) têm de ser minimamente bons!
    (E porque têm nomes e pacotes giros :P)
    Por acaso nunca tive grande vontade de fazer bombons, mas com este post isso até mudou :P eu queria o termómetro mais para fazer coisas tipo marshmallows, fudge, torrão, caldas/xaropes, caramelos...
    Já fiz os pb cups sem temperar o chocolate e ficaram bons, sinceramente nem pensei em temperar o chocolate :P de qualquer das maneiras não era opção... Mas para bombons é mesmo essencial! A altura em que mais me apetece fazer bombons é quando vejo formas de silicone super giras de ursinhos, colheres e coisas assim :P
    Então querias tanto isso que até te fizeram uma caça ao tesouro? :P normalmente comigo o tesouro é um rebuçado...
    Haha que mal entendido engraçado!
    Acho que podes ter orgulho dos teus bombons :) podem parecer simples, mas não é bem assim :P estão muito giros, acho que tens talento para a coisa... Quero ver esses com recheios! (Por favor não faças recheios com licor, ainda estou traumatizada por causa de uma dessas desagradáveis surpresas no meu chocolate quando era mais pequena :P)
    Ah, e sobre as pepitas de chocolate: eu acho as de compra giras porque em casa é difícil imitar a forma :P não sei se tens um E Leclerc perto de ti, mas lá as pepitas de chocolate (marca "branca") custam menos de 1€ (não me estou a lembrar do preço exacto) por embalagem (normal, 100g), o que acho que é bastante bom :) também há baunilha em vagem de marca branca, bastante menos cara do que normalmente, e essência de baunilha. Nos outros supermercados a Vahiné detém o monopólio destas coisas, e é um bocaaado (muito) puxado...

    (Desculpa, mas há alguma coisa no teu blog que me faz "falar" imenso :P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De certeza que o teu gelado nao estava em condições, pois são todos fantasticos. Talvez o que compraste tenha estado numa arca que depois descongelou e que voltaram a congelar outra vez. Já me aconteceu com gelados da olá e fiquei bastante traumatizada :P Prova o de manteiga de amendoim, a sério. Não te vais arrepender!
      O termómetro que comprei dá para isso tudo que disseste, se me esquecer de te dar o nome da loja volta-me a lembrar!
      Ehehe normalmente eu é que gosto de fazer essas coisas à minha irmã, e ela quis retribuir. No fim já estava com palpitações e a tremer, quando me apercebi que era um termómetro de cozinha fartei-me de rir :P (mas as palpitações eram de alegria, que eu mal posso esperar por ser tia!).
      Com licor, pelo que vejo, é mesmo o mais dificil, por isso vao ficar para o fim. Se bem que sonho com uns bombons que provei em pequena, de chocolate branco com aguardente de medronho (na minha familia, são todos a favor de crianças a provarem vinho, comerem bombons com licor e molharm o dedo numa bebida espirituosa, por favor nao nos denuncies à proteção de menores, asseguro-te que ninguem se tornou alcoolico por causa disso :P ). Eram mesmo bons. Mas terão de ficar para quando tiver mais experiência! Fiquei curiosa com a tua má experiência, mas que qualquer das formas vingaste-te dando vodka à tua avó :P
      Boa dica! Nao costumo ir ao E Leclerc, mas vou passar a ir. A minha avó é que vai lá muitas vezes, e realmente costuma trazer ingredientes "estranhos" (como sour cream e assim) a um bom preço. Obrigada ;)
      Isso é o melhor elogio que me podes dar :) Na "vida real" falo pelos cotovelos e toda a gente diz que se eu quisesse era capaz de "pôr a falar um morto". Fico contente por estar a transparecer isso no blogue :) Já sabes que adoro os teus comentários, és muitissimo bem vinda, tu e os teus "testamentos" deliciososo.
      Beijinhos*

      Eliminar
  4. he he he ainda não é desta que vais ser tia :P tolinha XD Beijinhos!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!