quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Bolo quero mais



Este bolo é um autentico atentado a qualquer dieta. é sem dúvida o bolo com mais açúcar que fazemos cá em casa. Mas vale completamente a pena! A receita tirei do blogue Conta-me que eu como há mais de um ano. Foi o único bolo que uma prima minha, que raramente elogia seja o que for, disse que era mesmo bom. Dá um trabalhão a fazer, por isso só a faço quando estou de ferias, e com ajuda para as multitarefas (sim, que isto é uma receita com quatro lá dentro)

Ingredientes

BOLO
6 ovos
250 gr açúcar
100 gr fécula de batata
100 gra farinha de trigo
1 c. chá fermento em pó

Modo de fazer: Bater as claras em castelo, juntar as gemas e continuar a bater até ficar uma mistura clara e esponjosa. Adicionar o açúcar e continuar a bater. Adicionar aos poucos e alternadamente a farinha e a fécula de batata (a mim deu-me a preguiça e não fiz alternadamente, deitei primeiro um e depois outro eheh). Acrescentar o fermento. Levar ao forno numa forma redonda previamente untada com manteiga e farinha em forno quente (eu pus a 200ºC).

RECHEIO
2 copos de leite (usei daqueles do vinho)
1 ch. chá açúcar
1 gema
2 c. sopa maizena
2 gotas de baunilha (pus uma tampinha)
200 gr de manteiga

Modo de fazer: Aquecer o leite, o açúcar, a gema, a maizena e a baunilha e mexer até ficar um creme espesso. Tirar do lume e quando estiver morno, acrescentar aos poucos e mexendo sempre a manteiga até ficar boa liga

DOCE DE ANANÁS
Uma lata de ananás em calda
O mesmo peso do ananás sem a calda de açúcar

Modo de fazer: Partir o ananás em pedacinhos e levar ao lume com o açucar até fazer estrada.

NOUGAT
2 cháv. chá açúcar
1 cháv. chá amênda moída (eu usei aos pedacinhos)
1 c. chá água

Modo de fazer: Levar o açúcar ai lume, queimar com a colher de água (aqui por um triz não me queimei, façam atenção e desviem a cara do lume). Juntar a amêndoa e misturar bem. Despejar sobre o mármore untado com óleo, deixar arrefecer completamente e triturar (eu usei um saco de plástico e um rolo da masa, porque aqui na terra não tenho o 1, 2, 3)

MONTAR O BOLO: A parte divertida! Dividir o bolo em três. Na primeira camada barrar com metade do recheio (um pouco menos) e na segunda barrar com o doce de ananás. Cobrir o bolo com o resto do recheio e polvilhar com o nougat. Faz um vistaço à mesa e toda a gente quer provar uma fatia...

Difícil
Dispendioso
12 pessoas (ou melhor, 12 fatias...)

Crumble de Pêra



Finalmente, vou conseguir publicar as sobremesas (as que me atacaram a silhueta sem dó nem piedade) que fiz para a festa da terra do meu pai, Bemposta (mais publicidade às aldeias portuguesas). Para quem não sabe, fica ao pé de Mogadouro e antes de chegar a Miranda do Douro. Uma terra linda!
Este crumble de pêra é a especialidade de um amigo meu que está na França, e é feita sempre que nos vemos no Verão, portanto faz-me sempre lembrar férias, piqueniques e outras coisas boas. A que fizemos este ano foi comida à selvagem, cada um com a sua colher e directamente do tabuleiro, tal era a nossa gula. Mas esta que fiz, numa tentativa de a reproduzir para a festa foi comida em pratinhos como deve ser. Toda a gente gostou, mas na minha opinião não consegue bater a do meu amigo.

Ingredientes
Pêras descascadas e partidas em quatro (o suficiente para cobrir um tabuleiro pequeno de forno)
150 gr de farinha
150 gr de amêndoa triturada (desta vez usei amêndoa em pedacinhos para ficar crocante)
150 gr de manteiga
1/4 de tablete de chocolate

Modo de fazer: Descascar as pêras (usei as pêras de uma das nossas pereiras aqui da terra hummm), tirar os caroços, parti-las em quatro e com elas cobrir o fundo de um tabuleiro pequeno de forno. Misturar com as mãos a farinha, a amêndoa e a manteiga. Derreter o chocolate no microondas e juntar à mistura. Amassar bem e espalhar  sobre as pêras, calcando com os dedos. Levar ao forno a 180ºC durante 15 minutos, aumentar o forno para 200ºC durante 5 minutos. Eu gosto dele quentinho, mas frio também é muito bom!

Fácil
Económico
6 a 8 pessoas
Hummm!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Empadão de soja


Já não postava há imenso tempo, mas agora com as férias (quando estou de férias ainda tenho menos tempo do que quando estou nas aulas, é incrível) diminuiu o tempo e a paciência para publicar alguma coisa, mas por outro lado as festas da terra do meu avô a semana passada e aqui da terra do meu pai esta semana fizeram multiplicar os cozinhados aqui por casa, que foram tudo menos saudáveis (devo ter engordado pelo menos 1 kg desde há duas semanas para cá, mas agora tenho o resto do mês para me redimir eheh), mas compensam por serem deliciosas. Também não há festa todos os dias, há que aproveitar para tirar a barriga de misérias, que não é nenhum crime!
Depois da festa da terra do meu avô (Leomil, ao pé de Almeida - já agora aproveito para fazer publicidade a uma linda terra com a melhor festa do mundo), apetecia mesmo era uma receita simples, sem grandes complicações e que se fizesse rápido e se comesse ainda mais depressa. Assim surgiu o simplíssimo empadão de soja, que é feito aqui por casa muita vez (adoro empadão, mesmo quando estou doente, quando estive com gripe A comia empadão todos os dias que era a única coisa que me apetecia). Na verdade, é feito praticamente da mesma maneira que o empadão de carne normal, portanto não é nada de especial, mas veio mesmo a calhar!

Ingredientes
2 mãos cheias de granulado de soja previamente demolhada (de um dia para o outro)
1 pacote de puré de bata instantâneo
1 cebola
2 dentes de alho
2 folhas louro
Polpa de tomate (nós fazemos em casa e congelamos em sacos do gelo, mas desta vez usei tomates que tínhamos congelados)
2 colheres sopa ketchup

1 colher de sopa de mostarda (por engano usei da picante, mas ficou bastante agradável)
2 colheres chá caril
1 colher sopa oregãos
1 ovo batido

Modo de fazer: Fazer o puré de batata conforme as instruções da embalagem. Numa frigideira grande refogar a cebola, o alho e as folhas de louro em azeite. Juntar a polpa de tomate (no meu caso os tomates congelados) e se secar demais juntar uma pinguinha de água. Juntar a soja e deixar cozinhar mexendo de vez em quando. Juntar o ketchup, a mostarda, o caril e os oregãos. Montar o empadão (puré - soja - puré), pôr o ovo batido por cima e levar ao forno ou ao microondas até ficar gratinado (no meu querido forno eléctrico industrial demorou uns 20 minutos). Servimos com salada de tomate da horta da minha prima, e estava uma delicia!

Fácil
Económico
2 pessoas (que comam muito, como foi o meu caso e o da minha irmã muahaha)