Adoro ter pessoas cá em casa.
Sou um ser estranho: adoro estar sozinha também, ser dona do meu tempo, fazer o que me apetecer de todas as horas do meu dia sem ter de ter em consideração outras pessoas. Adoro estar sozinha em casa dias inteiros, no sofá a ver os programas do masterchef, repetidos incluídos, e programas de vestidos de noiva, sem ter de me preocupar se estou a aborrecer os outros.
Mas por outro lado, adoro ter pessoas cá em casa, seja para passarem alguns dias, seja para um almoço ou um jantar. É vaidade minha, mas poucas coisas me dão mais prazer do que, na altura da sobremesa, ouvir comentários que dizem ter pensado que o meu bolo tinha vindo de uma pastelaria, os olhares gulosos ou apenas os hum-huns de prazer.
Foi o que aconteceu com esta sobremesa: estou de férias na terra e vieram uns primos meus cá jantar. O menu foi bacalhau com natas, carne estufada com esparguete (que nem toquei - já vos disse que carne com massa me aborrece de morte?!) e, para sobremesa, decidi experimentar o shortake de limão merengado, do blogue Palavras que enchem a barriga (que de momento atravessa um período sabático, mas que ainda assim não deixa de ser um baú de inúmeras receitas deliciosas. Um blogue para se ter sempre à mão!).
Ainda não o tinha provado e já sabia que toda a gente ia gostar. É um bolo elegante, vistoso, simples e cheio de sabor a limão. Fez com que pela primeira vez uma receita com limão (sabor que não adoro por demais) fizesse parte das minhas receitas preferidas.
A experimentar quando quiserem impressionar com uma sobremesa deliciosa.
Ingredientes:
Base:
255 gr de farinha
110 gr de açúcar
Raspa de 2 limões
190 gr de margarina fria cortada aos pedaços
Recheio:
220 gr de açúcar
Sumo de três limões
30 gr de farinha
1 pta de sal
4 ovos
raspa de 1 limão
1 c. chá fermento
Merengue
4 claras
110 gr de açúcar
1 pta de sal
Modo de fazer:
Base:
Misturar a farinha, o açúcar e a raspa de limão. Juantar a margarina e misturar muito bem com os dedos até ficar uma massa semelhante a areia. Calcar com esta massa o fundo de uma forma de fundo amovível, picar com um garfo e levar a forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 min.
Recheio:
Bater muito bem os ovos inteiros com o açúcar. Juntar o sumo e a raspa de limão. Juntar a farinha, o fermento e o sal e misturar.
Quando a base estiver pronta, retirar do forno, cobrir com o recehio de voltar a levar ao forno durante 25 min (no blogue da Joana dizia 15 min, mas o meu precisou de mais, talvez por a forma ser mais pequena, tornando o recheio mais alto).
Merengue:
Bater as claras até ficarem em espuma. Juntar o açúcar e o sal e continuar a bater até ficarem em castelo.
Quando o recheio estiver pronto, cobrir com esta mistura (fazendo o efeito de uns picos com a ajuda de um garfo) e levar novamente ao forno por 8 min.
Tirar do forno, esperar que arrefeça um pouco, desenformar e enfeitar com mais algumas raspas de limão.
Servir com amor e carinho e esperar pelos olhares de aprovação de todos!