No outro dia fui ao IKEA, coisa que odeio solenemente mas que a minha irmã adora. E eu, como a adoro a ela, também fui para lhe fazer companhia.
Aliás, eu nem odeio particularmente o IKEA. Prefiro ir ao IKEA do que a qualquer centro comercial. Prefiro anda a ver móveis que andar a ver roupas! Adorava o meu guarda roupa se auto renovasse. Não me importava de ter um marido que adorasse comprar roupa e que aproveitasse as suas deambulações pela Primark e assim e me comprasse roupa a mim. Como muitas mulheres fazem aos maridos, ainda hoje em dia como por ex. a minha mãe.
Mas desta vez, começámos pelo lado certo do IKEA, ou seja: pelo lado do café. Fomos beber o cafezinho, e por 50 cêntimo tinha direito a um copo de papel que podia encher as vezes que quisesse com café (de qualidade um pouco duvidosa, mas ainda assim aceitável) e um bolinho de canela. Naquela tarde de domingo que chovia que parecia desabar o mundo, o café quentinho, quase grátis, e um cinnamon roll acabadinho de sair do forno soube-me pela vida e permitiu-me sobreviver a um resto de tarde de deambulações por simulações de casas minúsculas.
Na quarta-feira passada, como um sinal do destino, a Patrícia do blogue "
Coco e Baunilha" publicou uma receita de cinnamon rolls de aspecto delicioso e absurdamente tentador, muito parecidos com os bolinhos do IKEA. Apesar de gostar muito de trabalhar com massas lêvedas (dá para descarregar as fúrias!), o processo de as pôr a levedar não coincide com o meu pouco tempo livre, mas às terças costumo ter o dia desocupado. Comprei fermento de padeiro em saquetas e ontem, a meio do estudo, não resisti! E ainda bem, porque animou o meu dia e perfumou a minha casa de baunilha e canela...
E digo-vos uma coisa: quentinhos, acabadinhos de sair do forno, frente à televisão e com uma mantinha nas pernas... Muito melhor que os do IKEA!
Ingredientes:
MASSA
- 1 ovo
- 40 gr de margarina
- 30 gr de açúcar amarelo
- 120 ml de leite de soja natural
- 300 gr de farinha
- Fermento de padeiro em saquetas (cada marca tem a sua própria conversão por kg de farinha: eu 5 gr de pó da Fermipan).
- 1 pta de sal
RECHEIO
- 50 gr de margarina
- 80 gr de açúcar amarelo
- 1 c. sopa de canela
- 1 c. sopa de farinha
Modo de fazer:
Amornar o leite. Com uma batedeira bater a margarina, o açúcar, a baunilha e o sal. Juntar o leite e a farinha peneirada. Amassar durante 10 min. A massa deve ficar elástica e pegar-se aos dedos.
|
Tipo assim! |
Polvilhar com farinha os cantos do recipiente onde amassaram a massa, cobrir com película aderente e um pano e deixar levedar num sitio quente e sem correntes de ar (eu deixei na cozinha), durante 1h30min.
|
A massa a dormir! |
|
Iei, o fermento funcionou! |
Derreter a margarina do recheio. Numa tigela, misturar a margarina derretida com o açúcar, a canela e a farinha até formar uma pasta. Reservar.
Amassar a massa ligeiramente e estendê-la, com a ajuda de um rolo, num rectângulo de 40 por 30 cm.
Cobrir com a mistura do recheio...
... e enrolar pelo lado maior como se fosse uma torta. Cortar em 9 partes iguais (eu cortei em 10 e arrependi-me, porque só couberam 9 na forma).
Colocar as rodelas pelo lado do corte num tabuleiro forrado com papel manteiga e deixar levedar mais 20 min.
|
Substimei claramente a dimensão da massa! |
|
Cresceram um "bocadinho" |
Ao fim desse tempo, eu coloquei-os numa forma redonda, mas podem deixá-los no tabuleiro, e levar ao forno durante 25 min, a 180ºC.
|
9 dos 10 cinnamon rolls, muito bem apertadinhos |
Servir quentinhos, que é como me sabem melhor! Acompanham muito bem dias de chuva e uma grande caneca de chá.
|
Mnham! |