terça-feira, 25 de outubro de 2011

Seitan com Pimentos



Depois de um experiência traumatizante com o seitan (que cheirava... bem, não há palavras para o descrever: o cheiro ficou-me entranhado nas narinas e durante dias parecia que a cozinha só cheirava àquilo. Ainda agora ao descrever me dá vómitos) decidi aventurar-me novamente, depois de me terem assegurado que o seitan "em cru" não cheirava a nada e que aquele de certeza estaria estragado. Mas levei tempo a ganhar coragem. Porém, a vontade de comer seitan com pimentos tal como o fazem (lindamente) na minha faculdade falou mais alto e lancei-me à aventura. Um receita muito simples (saíu da minha cabeça, nem outra coisa se esperava), contudo muito saborosa. Ou então era a fome que tínhamos!

Ingredientes:
250 gr de seitan
2 pimentos grandes (eu usei um grande e dois pequenos que já se estavam a estragar)
1/2 cebola
2 folhas de louro
2 dentes de alho
2 colheres sopa de polpa de tomate
Azeite q.b.
Vinho branco q.b.
Oregãos e alho em pó q.b.

Modo de fazer: Partir o seitan em tirinhas. Partir os pimentos em tirinhas. Picar a cebola e o alho e refogá-los com azeite, juntamente com as folhas de louro, numa frigideira funda. Juntar a polpa de tomate, os orégãos, o alho em pó e alguns pimentos (poucos). Quando aquilo começar a reduzir regar com um pouco de vinho branco. Deixar apurar. Triturar isto muito bem (a ideia era isto transformar-se num molho mais ou menos espesso - como lá na faculdade - mas a minha varinha mágica decidiu não colaborar). Juntar o seitan e o resto dos pimentos e deixar refogar uns minutos naquele molho, com a frigideira tapada.
Comeu-se que foi uma maravilha, servido com arroz branco. Mas também já era tarde e o pequeno almoço já tinha sido a umas largas horas...

Fácil
Rápido
Económico
4 pessoas (supostamente - ou então duas cheias de fome)



segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Doces caseiros - Para venda!



Todos os verões temos por hábito fazer doces de frutas e legumes lá da terra ou da horta do meu pai: de pêra, de abóbora, de tomate, de gila... Como este ano fizemos muito, e como a crise anda por aí (ainda para mais agora com a história dos subsidios de natal e férias e comigo e com a minha irmã na faculdade...), decidimos pô-los à venda, que sempre é algum dinheiro que entra. A minha irmã e a minha tia embelezaram os frasquinhos, criámos uma página no facebook e agora é só esperar pelas encomendas!

Os doces são 100% de fruta biológica
5 euros/kg - Como utilizamos os frascos que vamos guardando durante o ano (reciclagem!), todos os frascos têm tamanhos diferentes, portanto para ser justo temos de vender ao kilo.
Os meus favoritos: doce de gila, doce de Pêra e as Pêras em Calda, para os bolos e sobremesas, eheh.
Aqui ficam algumas fotos! As "carapuças" dos frascos foram feitas com restinhos de tecidos. Para encomendar, mandar email para maosdemanteiga11@gmail.com.



Pêras em Calda


Doce de Ameixa

Doce de Abóbora


Doce de Pêra


Doce de Gila

Doce de Tomate

domingo, 16 de outubro de 2011

Cheesecake de Baileys


Andava-me a apetecer experimentar uma sobremesa com baileys, e não há dia melhor para experiências do que quando é para alimentar os ajudantes que me vieram pintar o quarto a semana passada: chega a uma altura que têm todos tanta fome que gostam de tudo o que fazemos. Tirei esta receita daqui, mas faltavam-me ingredientes (que raio são natas azedas???) e alguns dos ingredientes não se percebiam bem as quantidades e as natas, por exemplo, que apareciam nos ingredientes não apareciam na receita. Como boa cozinheira que sou (ahahah) só me apercebi disso já estava com a mão na massa, portanto decidi fazer o que acabo sempre por fazer: improvisar! Deve ser uma alergia qualquer que eu tenho em seguir receitas, só pode. Aqui vai então a receita, mas com as minhas alterações:

Ingedientes:
1 pacote de bolacha maria de chocolate
60 gr de manteiga
1 chávena de café de... café (LOL)
2 ovos
100 gr de açúcar
2 colheres de sopa de farinha maizena
400 gr de queijo Philadelphia light
1 pacote de natas
60 ml de Baileys (usei a imitação do Lidl, Queen Margot, que me parece uma imitação satisfatória, na minha modesta opinião)
Meia tablete de chocolate

Modo de fazer: Pré aquecer o forno a 90ºC (como o meu forno não tem termostato pus no mínimo). Barrar com manteiga e com papel vegetal uma forma de fundo amovível. Triturar as bolachas no 1,2,3. Derreter a manteiga e misturar com as bolachas. Amassar e forrar o fundo da forma. Reservar.
Bater os ovos com o açúcar e a farinha maizena. Adicionar o queijo Philadelphia e bater muito bem. Juntar o Baileys e o café e bater muito bem. Bater as natas em chantilly e juntar à mistura. Colocar a mistura na forma e levar ao forno durante 45/50 min (a minha ficou pronta em 50 min).
Derreter o chocolate partido aos pedaços no microondas e espalhar sobre a tarte já fria (quando arrefecer vai ficar uma camada crocante mnham!). Com a faca criar lascas no chocolate que sobejou e espalhar sobre a tarte.

Ficou uma delícia, ou então era da fome que tínhamos, mas de qualquer forma desapareceu num instante! Só a minha irmã não gostou muito: "Prefiro mil vezes o Doce da Ilda!"



Dificuldade Média
Dispendioso
12 pessoas (ou 12 fatias eheh)







sábado, 8 de outubro de 2011

Tofu com cogumelos


Ontem fui a minha primeira experiência com o tofu! Cheguei a casa do ginásio a apetecia-ma qualquer coisa mais substancial para o jantar, para além da sopa, e foi aí que ouvi o tofu a chamar por mim. Tinha de lhe dar ouvidos, claro, e assim lá saíu um tofu com cogumelos, que tentei imitar do delicioso tofu com cogumelos lá da faculdade. Ficou muito bom, só o pai é que nem sequer provou (e teve a lata de, assim que soube que estava a fazer tofu para o jantar, dizer que a cozinha cheirava mal, como se o tofu tivesse cheiro... sem comentários).

Ingredientes:
Tofu
Metade de uma cebola média
1 dente de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
polpa de tomate q.b.
1 lata de cogumelos laminados
250 gr de tofu cortado aos cubinhos (os cubos de tofu ficaram muito grandes porque eu (abençoada ignorância) achei que encolhiam na cozedura)
Caril, sal e óregãos q.b.

Modo de fazer: Refogar a cebola e o alho picados finamente (tenho sempre problemas na parte de picar cebola) no azeite e com a folha de louro numa frigideira. Quando a cebola estiver transparente, juntar a polpa de tomate (se secar demasiado juntar água, que foi o que eu fiz). Juntar o tofu e os cogumelos e deixar refogar naquele molho, com a frigideira tapada. Juntar o sal, o caril e os óregãos a gosto. E já está! Ao todo demorei uns vinte minutos. Servi acompanhado com ervilhas e cenouras baby salteadas e temperadas com molho de soja. Soube mesmo bem!

Fácil
Rápido
Económico