Ultimamente, com os exames, Natal, e dois baptizados na família não tenho tido tempo nem paciência para cozinhar almoços e jantares, nem me ia pôr a fazer sobremesas com a aproximação do Natal e das azevias da minha avó... Contudo, a semana passada vi-me sozinha com a minha irmã em casa e fui "obrigada" a fazer o almoço. Tinha de ser vegetariano, que é aproveitar quando o meu pai não está...
Como a paciência não era muita, e o tempo é sempre limitado, limitei-me a pôr uma série de coisas para a panela, tapar e cruzar os dedos para que ficasse bom. E ficou!
Não sei é o nome com que hei-de baptizar esta "especialidade"... É assim uma espécie de guisado-ratatuillezado-acaldeirado de seitan. Enfim, foi o nosso almoço!
Ingredientes:
25o gr de seitan
1/4 embalagem de legumes (usei aquela mistura chinesa do continente)
1/4 embalagem de ervilhas congeladas
1 cebola
4 dentes de alhos
alho em pó (gostamos muito de alho cá em casa))
polpa de tomate (o equivalente a um copo pequeno, mais ou menos. Usei a que a minha mãe fez no verão)
vinho branco (mais ou menos 2/3 de um copo pequeno)
azeite
Modo de fazer: Alourar a cebola cortada às fatias e os dentes de alho cortados às fatias no azeite. Quando a cebola já estiver molinha e douradinha, juntar a polpa de tomate. Quando começar a secar e a pegar-se ao fundo do tacho, regar com vinho branco. Juntar o alho em pó, o seitan cortado em tirinhas e os leggumes congelados. Acrescentar água até os legumes ficarem mais ou menos tapados (como estavam congelados, só foi preciso juntar mais um pouco de água). Tapar e esperar que os legumes cozam.
Acompanhei com arroz branco, mas também gosto deste género de refeição a acompanhar apenas com uma fatia de pão por baixo, a fazer de cama para absorver o molhinho todo.
E pronto, foi num instante enquanto se fez o almoço! Rápido como eu gosto...
Fácil
Rápido
Económico
4 pessoas